Nilton Travesso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nilton Travesso
Nascimento 20 de maio de 1934
Nacionalidade brasileiro
Cidadania Brasil
Ocupação diretor de televisão, produtor de televisão
Empregador(a) TV Globo, Rede Bandeirantes, Sistema Brasileiro de Televisão, Rede Manchete

Nilton Travesso (20 de maio de 1934) é um diretor e produtor de novelas e programas brasileiros.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1953, quando foi fundada a RecordTV, Nilton formou parte da equipe sendo diretor e produtor de suas novelas. Dirigiu o "Teatro Cacilda Becker", novelas de Ciro Bassini, Ivani Ribeiro, Roberto Freire. Também dirigiu importantes programas da época, como "Bate Papo com Silveira Sampaio" com Silveira Sampaio; "La Revuer Chic" com Jô Soares; "Dia a Dia" com Cidinha Campos.

Depois, foi diretor dos programas "Show Roquete Pinto", "Show do dia 7", "Os Festivais da Música Popular Brasileira". Na década de 60, fundou a famosa Equipe A, em que faziam parte Manoel Carlos, Raul Duarte e Antônio Augusto Amaral de Carvalho.

Em 1974, Nilton foi chamado pela Rede Globo e passou a dirigir; juntamente com Manoel Carlos, Maurício Sherman e José Itamar de Freitas; o programa Fantástico.

Em 1980, em São Paulo, ajudou a criar programas como TV Mulher, Som Brasil e Balão Mágico. Também foi responsável pelas novelas famosas Sinhá Moça e Direito de Amar.

Em 1987, passou para a Rede Manchete, e junto com Jayme Monjardim, montou o Departamento de Teledramaturgia. Foi essa época em que a emissora se sobressaiu com novelas como Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão e Kananga do Japão.

Passou para o SBT em 1994 e foi responsável por novelas como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor e Sangue do Meu Sangue.

Já foi Superintendente da Rede Bandeirantes e diretor de núcleo da Rede Globo após isso. Em 2005, passou para o SBT novamente para dirigir o programa Fora do Ar com Adriane Galisteu.

Atualmente, montou um curso para formação de atores de televisão [2] e também dirigiu o programa Todo Seu, veiculado pela TV Gazeta. Em maio de 2016, o diretor sofreu um assalto na cidade de São Paulo e deixou o programa de Ronnie Von onde dirigia desde 2014.[3] Travesso se mudou para os Estados Unidos onde trabalhou na produção de um filme. Atualmente é contratado da rede Jovem Pan, onde dirige vários programas da emissora.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Como diretor:

Como produtor

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de junho de 2010. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2009 
  2. «Biografia de NILTON TRAVESSO». biografias.netsaber.com.br. Consultado em 26 de novembro de 2021 
  3. CASTRO, DANIEL (9 de maio de 2016). «Após assalto, pioneiro da TV vai para os EUA trabalhar no primeiro filme». Notícias da TV. Consultado em 26 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]