Saltar para o conteúdo

Piaçabuçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piaçabuçu
  Município do Brasil  
Símbolos
Hino
Lema Mudando para crescer
Gentílico piaçabuçuense
Localização
Localização de Piaçabuçu em Alagoas
Localização de Piaçabuçu em Alagoas
Localização de Piaçabuçu em Alagoas
Piaçabuçu está localizado em: Brasil
Piaçabuçu
Localização de Piaçabuçu no Brasil
Mapa
Mapa de Piaçabuçu
Coordenadas 10° 24' 21" S 36° 26' 02" O
País Brasil
Unidade federativa Alagoas
Municípios limítrofes Penedo, Feliz Deserto, Brejo Grande e Oceano Atlântico
Distância até a capital 140 km
História
Fundação 31 de maio de 1832
Administração
Prefeito(a) Dalmo Moreira Santana Júnior (PSB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 239,989 km²
População total (IBGE/2010[2]) 25,087 hab.
Densidade 0,1 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 5 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,613 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 57 615,324 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 204,41

Piaçabuçu é um município brasileiro do estado de Alagoas. Tem uma população de 25.087 habitantes 2011 e um território de aproximadamente 293 km².(IBGE/2007). Sua altitude média é de cinco metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 22°C. O município situa-se entre o oceano Atlântico e Rio São Francisco, que o presenteia com o conjunto de belas praias urbanas. Conhecida como Capital Alagoana das Palmeiras.

História

Ao contrário de outros municípios que tiveram várias denominações ao longo dos anos, jamais trocou o seu nome inicial, de procedência indígena. Diferente da versão mais conhecida de que o nome estaria relacionado à existência de piaçavas ou piaçabas na região, planta muito usada no artesanato de vassouras, Piaçabuçu seria “Palmeira Grande”. Na verdade, é uma corruptela de pe-haçab-uçu, que significa, segundo os especialistas da língua tupi-guarani, “passagem geral do caminho”.

Piaçabuçu foi fundada em 1660 pelo explorador André Rocha Dantas e é uma das cidades centenárias do nordeste brasileiro. Era o local preferido daqueles que atravessavam o rio quando viajavam para um ou outro lado em pequenas canoas e toscas jangadas, que ali ficavam mais a salvo do rio caudaloso em virtude da existência de duas grandes ilhas no local que tornavam a passagem menos perigosa para os viajantes. Indubitavelmente, os primeiros habitantes de suas paragens foram os índios. Os valentes caetés foram escorraçados da região após o episódio do Bispo Sardinha.

Os portugueses, contudo, ao dar início ao povoado, procuraram aliar-se aos cariris, de origem caraíba, pois, como dizia o capitão Alexandre Moura, “a maior de todas as fortalezas é viver e estar bem com os naturais”. Os holandeses conheceram bem “a passagem geral do caminho” e deixaram nos tipos minoritários de aloirados com olhos azuis a marca de sua presença. Ao contrário de algumas povoações ribeirinhas como Porto Real do Colégio, há ponderável presença negra em sua formação. Vizinho a Coruripe, vale fértil onde vicejaram engenhos importantes na economia alagoana, o bangüê na povoação foi um ponto de convergência para a vinda de uma população relativamente numerosa de escravos. Por via de conseqüência, pode-se dizer que na formação social da cidade houve o cruzamento dos três contingentes raciais: o índio, o africano e o europeu.

Afirma-se que o negro já tinha vindo antes, quando da expedição exploradora de Jerônimo de Albuquerque, em 1557. Dizem seus defensores, como Alceu Maynard de Araújo, respaldado na obra clássica de Manoel Diégues Júnior O bangüê nas Alagoas, que eles estavam naquela expedição em reduzida participação e que voltaram em contingentes maiores quando foram lançados os fundamentos da primeira capela em Piaçabuçu, um século depois. Provavelmente, quem erigiu a capela foi o já citado capitão André da Rocha Dantas, comandado do mestre-de-campo, general Francisco Barreto, sendo depois substituído pelo tenente Jácome Bezerra na investida intentada contra o Quilombo dos Palmares, que, nessa época, deveria ter cerca de vinte mil guerreiros.

Desmembrou-se de Penedo e foi alçada à condição de vila por Lei Provincial de 31 de maio de 1882 e à categoria de cidade em 1º de janeiro de 1939. A freguesia é de 1859 e seu orago é São Francisco de Borja.

Período imperial

Piaçabuçu foi visitada em 1859 pelo Imperador Dom Pedro II, que, inclusive, participou de festas na cidade antes de seguir viagem para outras cidades.

Localização

Localizada na parte sul da faixa litorânea do estado de Alagoas, inserida na mesorregião do Leste Alagoano e microrregião de Penedo, o município de Piaçabuçu estar ocupando uma área de aproximadamente 293 km². E 140 km de Distância até a capital.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Piaçabuçu, pela lei provincial nº 539, de 11 de julho de 1859.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Piaçabuçu, pela lei provincial nº 866, de 31 de maio de 1882, desmembrado de Penedo. Sede na antiga povoação de Piaçabuçu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, em especial do passeio ofertado por diversos barcos particulares à foz do Rio São Francisco que banha a cidade. Um dos mais famosos barqueiros locais é conhecido como o "Delta do São Francisco".

Geografia

Piaçabuçu está situada ao sul do estado de Alagoas, na divisa com o estado de Sergipe, e caracteriza-se por suas águas calmas e areia fina e escura. Destacam-se as extensas formações de dunas encontradas por toda a praia, especialmente na desembocadura do rio São Francisco. Seu acesso é feito através da Praia de Pontal do Peba ou em barco desde a cidade de Piaçabuçu. É conhecida por ser um dos lugares mais importantes de desova das tartarugas marinhas que habitam nas costas brasileiras e que estão protegidas pelas leis do país.

Sua população estimada em 2004 era de 19.704 habitantes. Piaçabuçu Também conta com 3% da classe rica do estado que esta concentrado em Piaçabuçu. Apesar de pequena 59% das Famílias é de classe média alta e 32% classe média ou baixa.

Foz do Rio São Francisco

Foz do Rio São Francisco, Piaçabuçu é a ultima cidade banhada pelo rio no qual tem sua foz situada na cidade.
  • Rio da integração nacional, o São Francisco, descoberto em 1502, tem esse título por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na cidade de Piaçabuçu divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre 2.700 km. Ao longo desse percurso, que banha cinco Estados, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.
  • O rio São Francisco recebe água de 168 afluentes, dos quais 99 são perenes, 90 estão na sua margem direita e 78 na esquerda. A produção de água de sua Bacia concentra-se nos cerrados do Brasil Central e em Minas Gerais e a grande variação do porte dos seus afluentes é consequência das diferenças climáticas entre as regiões drenadas. O Velho Chico – como carinhosamente o rio também é chamado – banha os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas no qual tem sua foz na cidade de Piaçabuçu. Sua Bacia hidrográafica também envolve parte do estado de Goiás e o Distrito Federal.
  • O Rio São Francisco tem sua foz considerada a 5° maior da América Latina onde tem seu encontro com o Oceano Atlantico.

Subdivisões

Existem 5 bairros em Piaçabuçu, definidos pela lei municipal:

  • Centro
  • Centro Histórico
  • Brasília
  • Paciência
  • Barreiras

Descrição dos bairros

Brasilia

Sua principal avenida é a Urlisses Guedes, considerada por muitos a principal rua de Piaçabuçu. A avenida (que na verdade é uma extensão da rodovia BR-101, ligando-a ao bairro Centro) é a cidade de Penedo é também a principal via de ligação entre a Brasília e o centro da cidade e os bairros localizados ao norte do município (conhecidos como "parte baixa da cidade").

Centro

Sua principal rua é a Mestre Francelino, considerada por muitos a principal rua de Piaçabuçu. O Centro tem uma população de 5.051 habitantes e considerado também bairro nobre pois abriga a maior parte da população com renda de até 5 sálarios minimos. É também o lugar mais movimentado de toda a cidade, é neste bairro que ficam a maioria das lojas e camelôs.

É um ponto de parada obrigatória para todas aquelas pessoas que vêm conhecer Piaçabuçu. Este lugar tem muito movimento, por seus objetos e alimentos de valores mínimos. Também é conhecido como: O Comércio.

O bairro possui uma grande rede de comércio e serviços, como Correios, escolas, drogarias, praças, igrejas, pontos de lazer, bancos, hospitais, restaurantes e supermercados.

Nossa Senhora Aparecida

Também conhecido como Paciência. É um bairro limítrofe. Possui aproximadamente três km² de extensão e encontra-se na região centro-sul da cidade.

A partir da década de 1960 a tradicional família Silva deu início ao loteamento da região já com o intuito de estruturar um bairro. O nome do bairro deve-se a uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida e à matriarca dessa família, também chamada Aparecida.

Economia

Coco da Bahia.

Sua principal fonte de renda provem da atividade primária, com o coco, o arroz, a pesca e a cana-de-açúcar. Piaçabuçu também tem o maior banco de camarão do Nordeste e é um importante pólo pesqueiro.

Camarão, Piaçabuçu Um dos maiores bancos de camarão do nordeste.

Turismo

Grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, em especial do passeio ofertado por diversos barcos particulares à foz do Rio São Francisco, que banha a cidade.Um dos mais famosos barqueiros locais é conhecido como o Delta do São Francisco.

Um dos maiores atrativos turístico de Alagoas fica em Piaçabuçu, na foz do rio São Francisco, cenário de indescritível beleza quando suas águas se encontram com o mar. Com dunas de areias claríssimas e várias lagoas de águas mornas.

  • Praias

O litoral de Piaçabuçu possui duas extensas praias: a praia de Pontal do Peba e a praia do Peba; que se estendem desde a Vila de Pontal do Peba até Pontal da Barra. Caracterizam-se pela sua areia fina e escura e pelas dunas paralelas à praia que recorrem toda sua extensa costa, destacando as localizadas na desembocadura do Rio São Francisco. São praias freqüentadas pelos admiradores dos extensos calçadões, graças a seus mais de 40 km de areias contínuas, a mais extensa do Estado de Alagoas e uma das maiores do Brasil. Todo seu ambiente é uma importante área de preservação de tartarugas marinhas e aves migratórias.[carece de fontes?]

  • A Praia de Pontal do Peba tem uma grande extensão e situa-se ao sul do povoado pesqueiro que lhe dá o nome. De areia fina e águas tranquilas, é uma praia bastante freqüentada pelos amantes das longas calçadas às margens do Oceano Atlântico. Destaca-se por sua boa infra-estrutura com pousadas, bares e restaurantes, e durante todo o ano realizam-se nas suas imediações numerosas atividades, entre as quais merece mencionar a gincana de pesca de arremesso, em novembro, e o festival da Pilombeta, em setembro.

Instituições financeiras

A cidade conta com duas agêcias bancarias sendo Banco do Brasil e Bradesco. Sendo que Banco do Brasil estar a mas tempo na cidade.

Empresas locais

  • Número de unidades locais (93)
  • Pessoal ocupado total 750 Pessoas
  • Pessoal ocupado assalariado 662 Pessoas
  • Salários e outras remunerações 5.028 Mil Reais
  • Salário médio mensal 1,6 Salários mínimos

O ciclo do arroz

Já em 1834 da inicio a cultivação de aroz de Alagoas, no vale do rio São Francisco, e, após a Independência do Brasil, o cultivo de arroz ganha força nas terras da região do baixo São Francisco entre outras, enriquecendo rapidamente cidades como Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova e até a atualidade Piaçabuçu é a segunda maior produtora de arroz de Alagoas.

Cultura

A Associação Amigos de Piaçabuçu foi criada em 1999 passando por duas reformulações estatutárias, uma em 2003, quando adota o nome fantasia de Olha o Chico e outra em 2009, modificando sua forma administrativa de presidencialismo para gestão compartilhada.

Em 2006 a Olha o Chico tornando-se um Ponto de Cultura (Programa Cultura Viva / Minc) e alguns encontros nessa rede de cultura foi decisivopara sua trajetória: a Ação Griô e o Turismo de Base Comunitária.

A pedagogia griô e o turismo de base comunitária são norteadores das ações de formatação para as trilhas que compõem o “Caminhos do Rio São Francisco”, onde se cultiva conhecimentos populares, vínculos afetivos, ancestralidade e identidade ribeirinha e brasileira.

Religião

Há uma grande varidedade de cultos espíritas e algumas denominações baseadas no cristianismo Testemunhas de Jeová, Primeira Igreja Batista de Piaçabuçu e os adventistas. Embora o predominio do catolicismo é dado é mais predominante corresponde a 94% da população.

Festividades

  • Bom Jesus dos Navegantes (fevereiro)
  • Carnaval
  • Micapeba (março)
  • Emancipação política (31 de maio)
  • Festas juninas
  • Festival da Pilombeta (setembro)
  • Festival do Coco (data móvel)
  • Padroeiro São Francisco de Bórgia (10 de outubro)
  • Dia dos Evangélicos (Primeira Semana de Setembro)
  • PiaFébuçu (data móvel)
  • Gincana de Pesca e Arremesso (novembro)

Educação

Escolas primárias e secundárias
  • Escola Estadual Correia Titara - Ensino Fundamental e Médio
  • Escola Municipal Padre Luiz Barbosa Leite - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal José Gonçalves - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal 21 de Abril - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal Enecila Aciole Gama - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal Faustino Victor de Araújo - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal Élio Lemos Fraça - Ensino Fundamental
  • Escola Municipal Messias Calumbi - Ensino Fundamental
  • Colégio Sagrado Família - Ensino Fundamental e Médeio, rede Privada de Ensino.
  • Colégio Nossa Senhora da Conçeição - Ensino Fundamental, rede privada de ensino.
Faculdades

Piaçabuçu também conta com a faculdade a distância Grupo Educacional Uninter. Com o Pólo de Apoio Presencial - Piaçabuçu.

Situado na Av Silvinio Melo 200, Centro Piaçabuçu/AL. Oferecendo: Curso MBA em Direito e Gestão , Curso MBA em Marketing Estratégico , Pedagogia, e Logística.

Comunicação

Televisão

Piaçabuçu é servida por duas operadoras de televisão por assinatura sendo elas Sky e Via Embratel. E 2 retransmisores de redes afiliadas a canais de TV aberta analógica, representadas pelo Canal 11 (SBT), TV Gazeta Alagoas - canal 9 (Globo).

Telefonia fixa e móvel

A cidade é servida pela operadora de telefonia nacional Oi cobrindo 100% do municipio com linhas fixas residências e comerciais.

Também é coberta pelas operadoras de telefonia celular Claro e TIM.

Internet

A cidade também é coberta pela internet banda larga Oi Velox (nao disponivel em toda cidade), prestada pela operadora Oi, e JMnet Banda Larga - Uma Empresa da Terra.

Transporte coletivo urbano

Piaçabuçu conta com cerca de oito ônibus e 22 micro-ônibus (2008). Apesar disso, grande parte dos usuários queixa-se da falta de melhores condições dos ônibus em circulação na pequena Piaçabuçu. As empresas de ônibus permissionadas em Piaçabuçu são: Rm Viação e Real Alagoas.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro 2010 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Alagoas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.