Plantão da Globo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível teste de 189.25.93.143, revertendo para a edição 31639214 de Danilo.bot.
m
Linha 36: Linha 36:


Atualmente, o ''Plantão'' conta com a colaboração técnica da [[Globo News]], com a qual transmite em ''pool'', sob a supervisão da [[Central Globo de Jornalismo]].
Atualmente, o ''Plantão'' conta com a colaboração técnica da [[Globo News]], com a qual transmite em ''pool'', sob a supervisão da [[Central Globo de Jornalismo]].
Tem pessoas que tem medo da vinheta e do fundo musical por ser assustadores ou noticiar notícias graves conhecidas como "Bombas".

== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
* [[Rede Globo]]
* [[Rede Globo]]

Revisão das 13h55min de 24 de março de 2013

Plantão da Globo
Ficheiro:Plantão Globo.png
Logotipo do Plantão da Globo.
Informação geral
Formato telejornal
Duração Variável
Elenco Jornalistas da emissora
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) Diversos
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição Ao vivo
Transmissão original 2 de abril de 1982 – presente

Plantão da Globo é o título do noticiário extraordinário da Rede Globo, que normalmente interrompe a programação da emissora para dar uma notícia urgente, que possivelmente tenha relevância para a sociedade. De acordo com o formato original televisivo, é produzido e apresentado por jornalistas que estejam de plantão na emissora e que sejam acionados para isso.

É o extra (linguagem jornalística) mais antigo e conhecido do Brasil, tendo noticiado em rede nacional quase todos os principais acontecimentos da história nos últimos 30 anos, como guerras, mortes, fenômenos naturais, acidentes, sequestros, fatos históricos, atentados, eventos políticos, no Brasil e no mundo.

A vinheta de abertura e encerramento, criada pelo designer Hans Donner, é característica e símbolo do noticiário, que possui certa influência sobre o jornalismo e o comportamento nacional.[1][2] Normalmente, tudo o que é noticiado no Plantão passa a ser noticiado em outros extras e nos jornais seguintes. Imagens geradas ao vivo no Brasil já foram transmitidas por grandes redes de notícias internacionais, também ao vivo, como o breaking news da CNN na ocasião do sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro e na queda do Voo TAM 3054.

Atualmente, o Plantão conta com a colaboração técnica da Globo News, com a qual transmite em pool, sob a supervisão da Central Globo de Jornalismo. Tem pessoas que tem medo da vinheta e do fundo musical por ser assustadores ou noticiar notícias graves conhecidas como "Bombas".

Ver também

Referências

  1. O Segredo das Marcas Desejadas, pág. 45. Patrick Hanlon. Editora Gente Liv e Edit Ltd. ISBN 9788573125573 (2007)
  2. "Marcas amadas geram experiência com consumidor". Gilberto Strunck, citado no site Mundo do Marketing, 26 de junho de 2008