Portal:Oriente Médio/Banco de bons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os egípcios dos Balcãs (Jevgs, Egjiptjant ou Gjupci) ou egipcianos são uma minoria étnica da antiga Jugoslávia, reconhecida nos censos de 1991, que afirma uma identidade derivada dos antigos egípcios, que desde pelo menos o tempo de Hérodoto teriam uma presença na região. No entanto, a comunidade cigana e a maior parte dos académicos considera que a sua origem é cigana.

Os egípcios habitam sobretudo no Kosovo, onde a identidade egípcia se tornou mais saliente nos anos 90, no contexto dos conflitos étnicos na então região sérvia. Após a independência de facto do território, em 1999, os egípcios foram reconhecidos como uma das comunidades étnicas kosovares, com direito a representação institucional própria.


A Guerra Anastácia ou Guerra Anastasiana foi travada entre 502 e 506 entre o Império Bizantino e o Império Sassânida. Provocada possivelmente devido à necessidade de Cavades I (r. 488–496; 499–531) de adquirir mais recursos para pagar suas dívidas, foi o primeiro grande conflito entre as duas potências desde 440 e foi o prelúdio para uma longa série de destrutivos conflitos entre os dois impérios. Envolveu inúmeros confrontos importantes, dos quais os mais célebres são os cercos de Amida. Embora tenha sido finalizada de maneira inconclusiva, um dos principais resultados foi a reconstrução das fortalezas bizantinas de Edessa, Batna e Amida, bem como a construção, na vila de Dara, de uma fortaleza que, além de tornar-se um dos mais importantes entrepostos bizantinos ao longo do século VI, foi motivo de novos confrontos entre ambas as potências.


O Xadrez na Arábia refere-se a contribuições dos povos árabes ou da Arábia na história do xadrez. A participação destes povos, sobretudo após o advento da religião islâmica, foi fundamental na expansão do xadrez pelos continente asiático e europeu. Os povos nativos da península arábica eram próximos ao Império Sassânida, com sua variante do xadrez chamada Chatrangue, e com a consolidação da fé islâmica no século VI estes povos expandiram seu império a leste, conquistando a civilização persa e a oeste conquistando o norte da África e o sul das penínsulas Ibérica e Itálica, levando com eles sua própria versão do jogo.

A filosofia árabe de adquirir e acumular conhecimento foram fundamentais no campo da filosofia, astronomia e outras ciências exatas, servindo de base para a ciência européia do século X. Os árabes aprofundaram também o conhecimento existente do jogo com as primeiras análises de aberturas e o desenvolvimento do solucionismo de problemas (mansubat), uma área do xadrez com uma evolução diferente do jogo.


Jerusalém (em hebraico: ירושלים; romaniz.:Yerushaláyim; em árabe: القدس; al-Quds; em grego: Ιεροσόλυμα; Ierossólyma) é uma cidade localizada em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicasjudaísmo, cristianismo e islamismo. A cidade é alvo de uma longa disputa entre israelenses e palestinos

Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. A parte mais antiga da cidade foi estabelecida no IV milénio a.C. Em 1538, muralhas foram construídas em torno da cidade sob o regime de Solimão, o Magnífico. Atualmente aqueles muros definem a Cidade Antiga, que é dividida em quatro bairros — armênio, cristão, judeu e muçulmano — desde o início do século XIX. A Cidade Antiga se tornou um Patrimônio da Humanidade em 1981, e desde 1982 que está na lista de patrimônios em perigo. A Jerusalém moderna cresceu muito para além dos limites da Cidade Antiga.


Gaza (em árabe: غَزَّة Ġazzah, IPA: [ɣaz.zah]; Hebraico: עַזָּה, Moderno Aza Tiberiano ʿAzzā) é uma cidade palestina na Faixa de Gaza, com uma população de 590 481 habitantes (em 2017), o que a torna a maior cidade do Estado da Palestina.

Habitada desde pelo menos o século XV a.C., Gaza foi dominada por vários povos e impérios diferentes ao longo de sua história. Os filisteus a ornaram parte de sua pentápolis depois que os antigos egípcios a governaram por quase 350 anos. Sob os romanos - em sua forma pagã, bem como após a cristianização de seu império, para o qual os historiadores usam o termo Império Bizantino - Gaza experimentou uma paz relativa e seu porto floresceu. No ano 635, ela se tornou a primeira cidade da Palestina a ser conquistada pelo exército muçulmano do Califado Ortodoxo e rapidamente se tornou um centro da lei islâmica. No entanto, quando os cruzados invadiram a região a partir de 1099, Gaza ficou em ruínas. Nos séculos posteriores, Gaza passou por várias dificuldades - de ataques mongóis a enchentes e pragas de gafanhotos, reduzindo-a a uma vila no século XVI, quando foi incorporada ao Império Otomano. Durante a primeira metade do domínio otomano, a dinastia de Riduão controlou Gaza e sob eles a cidade passou por uma época de grande comércio e paz. O município de Gaza foi estabelecido em 1893.


A colisão de trens em Alexandria refere-se ao desastre ocorrido em 11 de agosto de 2017 na estação de Khorshid, a leste de Alexandria, no Egito. Segundo a declaração da Autoridade Ferroviária Egípcia, um trem colidiu com outro que estava estacionado, resultando em cerca de quarenta mortos e mais de cem pessoas feridas.

O acidente resultou na paralisação do transporte da linha Alexandria-Cairo, que só foi retomado no dia seguinte e em apenas uma ferrovia, pois a outra havia sido danificada durante a colisão. As investigações revelaram que o motorista do trem expresso 13, Emad Helmy, foi responsável pela causa do acidente. Ele foi, posteriormente, detido.

Os reis do Barém e da Jordânia enviaram suas condolências, bem como o presidente da Palestina e algumas embaixadas. A colisão também serviu para repercutir tópicos sobre a má qualidade do sistema ferroviário no país.


Gregório Gabras (em grego: Γρηγόριος Γαβρᾶς) foi o filho do governador bizantino de Trebizonda, Teodoro Gabras. Quando esteve visitando a capital imperial, Constantinopla, com seu pai, envolveu-se amorosamente com a filha do sebastocrator Isaac Comneno. Tempos depois, quando sua mãe faleceu e seu pai casou-se novamente, desta vez com uma nobre alana, seu noivado foi desmanchado dado ao parentesco entre seu pai e sua noiva, e para evitar que Teodoro se rebelasse, o imperador Aleixo I Comneno (r. 1081–1118) manteve Gregório como refém, prometendo casá-lo com uma de suas filhas. Mais tarde, após uma tentativa frustrada de Teodoro para resgatá-lo da capital, e dado os maus-tratos de seu tutor, o eunuco Miguel, Gregório arquitetou um plano para escapar da capital, porém acabou sendo traído por seus co-conspiradores e foi preso em Filipópolis.


Pedra Negra (em árabe: ٱلْحَجَرُ ٱلْأَسْوَد, al-Ḥajaru al-Aswad, 'Pedra Negra') é uma rocha situada no canto leste da Caaba, o antigo edifício no centro da Grande Mesquita em Meca, Arábia Saudita. É venerado pelos muçulmanos como uma relíquia islâmica que, de acordo com a tradição muçulmana, remonta à época de Adão e Eva.

A pedra era venerada na Caaba nos tempos pagãos pré-islâmicos. De acordo com a tradição islâmica, foi colocada intacta na parede da Caaba pelo profeta islâmico Maomé no ano 605, cinco anos antes de sua primeira revelação. Desde então, ela foi quebrada em fragmentos e agora está cimentada em uma moldura de prata na lateral da Caaba. Sua aparência física é a de uma rocha escura fragmentada, polida pelas mãos dos peregrinos. A tradição islâmica afirma que ela caiu do céu como um guia para Adão e Eva construírem um altar. Muitas vezes é descrita como um meteorito.

Isdigusnas (em grego: Ισδιγούσνας), conhecido no relato de Procópio de Cesareia como Isdigusnas Zique (Ζίχ), foi nobre sassânida da família mirrânida. Um proeminente dignitário e vizir de Cosroes I (r. 531–579), envolveu-se nas ações militares promovidas contra os bizantinos na Guerra Lázica. Foi também um dos emissários de Cosroes, tendo participado em cinco embaixadas.

Como resultado de suas embaixadas, libertou Bersabo, um amigo do Cosroes, em 551 e conclui a Paz de 50 anos em 561. Pode ter morrido em 567, quando dirigia-se para outra embaixada, porém, uma vez que é comumente associado com o oficial Izadgushasp mencionado na obra de Ferdusi, possivelmente viveu mais alguns anos, sendo assassinado junto com outros nobres por ordens de Hormisda IV (r. 579–590).


Maslama ibne Abedal Maleque ibne Maruane (em árabe: مسلمة بن عبد الملك; romaniz.:Maslama ben Abd al-Malik ibn-Marwan; Μασαλμᾶς, Masalmas nas fontes gregas; fl.: 705738) foi um príncipe omíada e um dos generais árabes mais proeminentes das primeiras décadas do século VIII, que comandou várias campanhas militares contra o Império Bizantino e contra o Canato Cazar. Tornou-se célebre sobretudo por ter liderado o segundo cerco árabe a Constantinopla, a capital bizantina (717–718) e pelo reforço da presença muçulmana no Cáucaso, onde ficou conhecido como o fundador da "Derbente islâmica" (atualmente no Daguestão, Rússia).

O Jogo Real de Ur é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, de corrida e estratégia, que foi primeiramente jogado na Mesopotâmia, durante o início do terceiro milênio a.C. Era popular no Oriente Médio, entre todas as classes sociais. Tabuleiros foram encontrados em lugares distantes de sua criação, como Creta e Sri Lanka. No ápice de sua popularidade, adquiriu significância espiritual, pois havia a crença de que eventos do jogo refletiam no futuro do jogador e continham mensagens de deidades ou outras entidades sobrenaturais. Manteve-se popular até a Antiguidade Tardia, quando deixou de ser jogado, possivelmente evoluindo ou sendo substituído pelas formas iniciais do gamão. Consequentemente, foi esquecido em geral, exceto por pessoas da comunidade judaica da cidade indiana de Cochim, que continuaram jogando uma variante do original, até a década de 1950, quando começaram a emigrar para Israel.

O Jogo Real de Ur recebeu este nome porque foi primeiramente descoberto pelo arqueólogo inglês Leonard Woolley, durante suas escavações no Cemitério Real de Ur, entre 1922 e 1934. Outros exemplares desde então foram encontrados por outros arqueólogos no Oriente Médio. As regras do Jogo Real de Ur, como eram jogadas no século II a.C., acabaram sendo preservadas em uma tabuleta escrita por um rei escriba chamado Iti-Marduque-balatu. Baseado nessa tabuleta, e pelo formato do jogo de tabuleiro, o curador do Museu Britânico, Irving Finkel, reconstituiu as regras básicas de como deveria ser jogado. O objetivo é percorrer as casas do tabuleiro e retirar todas as peças antes do oponente. Como o moderno gamão, o jogo tem elementos de sorte e também de estratégia.

A Batalha de Alexandreta, o primeiro confronto entre forças do Império Bizantino e do Califado Fatímida na Síria, foi travada no início de 971 perto a Alexandreta, enquanto o principal exército fatímida estava sitiando Antioquia, que os bizantinos haviam capturado dois anos antes. Os bizantinos, liderado por um dos eunucos do séquito do imperador João I Tzimisces (r. 969–976), atraíram um destacamento fatímida de 4 000 soldados para atacar o acampamento vazio deles e então atacaram-os de todos os lados, causando a destruição da força inimiga. A derrota em Alexandreta, atrelada à invasão carmata ao sul da Síria, forçou os fatímidas a levantar o cerco, assegurando o controle bizantino de Antioquia e o norte da Síria.