Predefinição Discussão:Dados da pandemia de COVID-19

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fonte prioritária[editar código-fonte]

Sugiro que, a exemplo da Wiki-en, seja utilizada a seguinte fonte como prioritária: Coronavirus COVID-19 Global Cases by Johns Hopkins CSSE--Raimundo57br (discussão) 11h10min de 6 de março de 2020 (UTC)

Raimundo57br Pois é, este serve como referência (números da China, Coreia do Sul e Itália), só que, muitas vezes, ele fica desatualizado. Curiosamente, os usuários que atualizam a predefinição na en-wiki são mais rápidos e trazem fontes independentes do país que confirmam novos casos. WikiFer msg 15h40min de 6 de março de 2020 (UTC)
WikiFerNa maior parte dos casos, seria mais eficiente simplesmente traduzir a Template da Wiki-en. A atualização na Wiki-En é quase sempre mais rápida, pois o número de editores é muito maior.--Raimundo57br (discussão) 16h39min de 6 de março de 2020 (UTC)

9 casos[editar código-fonte]

Secretaria de Saúde confirma 1º caso de coronavírus na Bahia--Raimundo57br (discussão) 14h20min de 6 de março de 2020 (UTC)

Casos da Guiana Francesa e Gibraltar inclusos dentro dos casos da França e Reino Unido respectivamente[editar código-fonte]

Favor não adicionar os Territórios Ultramarinos pois a contagem deles estão incluídos nos "Países Mães"

Segue os Links: https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_outbreak_in_France https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_outbreak_in_the_United_Kingdom

Novo site parece estar mais atualizado[editar código-fonte]

Este novo site parece atualizar a cada 5 minutos sobre todo o mundo, se pudessem ver, tambem parece ser bom https://www.worldometers.info/coronavirus/ comentário não assinado de NunoMiguelPereira (discussão • contrib) 7 de março de 2020 (UTC)

NunoMiguelPereira Excelente, o projeto só agradece. Haha WikiFer msg 01h27min de 8 de março de 2020 (UTC)

Novo site parece estar mais atualizado[editar código-fonte]

Boa noite, aquele site parece estar muito adiantado do que os outros e as informações sao verdadeiras, gostava de saber se posso continuar apresentar, mas de modo que eu pudesse introduzir para que nao haja alterações erradas de outros utilizadores comentário não assinado de NunoMiguelPereira (discussão • contrib) 8 de março de 2020 (UTC)

Não tirar paises[editar código-fonte]

Venho pedir aos utilizadores que nao tirem países, tais como o gibraltar, ilhas faroé e outros que tirem, esses dados nao estao juntos com os países mães

Tá incluso da uma olhada nesses links da Wikipedia em Inglês : https://en.m.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_outbreak_in_Denmark https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_outbreak_in_France https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_outbreak_in_the_United_Kingdom Wsrf (discussão) 14h14min de 8 de março de 2020 (UTC)

Mas de acordo com os outros sites, estao separados dos outros

Já que estão separados, favor adicionar as ilhas francesas do Caribe e da África

ok, ha varias maneiras, o que for melhor, é so por todos os países separados, mas ja agora fiz como esta no inglês, as ilhas juntos aos países mães, se quiserem separar eu irei fazer isso, digam alguma coisa, obrigado

Deixa as Ilhas juntas aos países mães fica melhor Wsrf (discussão) 08h30min de 10 de março de 2020 (UTC)

Tabela (semi-)automática[editar código-fonte]

Importei Predefinição:2019-20 Coronavírus de Wuhan/Mundo/preenchimento automático que vai sendo preenchida semi-automaticamente de dados compilados pela John Hopkins. Ela omite as fontes para simplificar o código, mas pode ser útil para comparar as duas tabelas, e pode ser que consiga depois importar as fontes também. GoEThe (discussão) 17h20min de 9 de março de 2020 (UTC)

Não ponhas isso, porque o worldometers consegue ser mais atualizado e tambem mais rapido em dados oficiais comentário não assinado de NunoMiguelPereira (discussão • contrib) (data/hora não informada)
Então estou a utilizar os dados totais deste site comentário não assinado de NunoMiguelPereira (discussão • contrib) (data/hora não informada)
Eu estava pensando em montar meu bot para atualizar automaticamente a tabela, utilizando como fonte a prórpia wiki-en. O que acha, GoEThe? Eu já criei um script para atualizar os dados dos estados brasileiros recentemente 57864525]. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 14h56min de 22 de março de 2020 (UTC)
GoEThe e Albertoleoncio Habilita aí o robô com base na atualização da predefinição enwiki. WikiFer msg 17h37min de 22 de março de 2020 (UTC)
@WikiFer, Instambul, Raimundo57br e NunoMiguelPereira: Terminei, e já está funcional. A questão é saber como transpor os dados: pode ser feito diretamente para uma tabela, pode ser feito por transclusão... Sugestões? ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 19h40min de 22 de março de 2020 (UTC)

Chipre do Norte e seu 1° caso[editar código-fonte]

Em relação ao Chipre do Norte como devo proceder, colocá-lo como um país independente, parte da Turquia ou parte do Chipre? Wsrf (discussão) 08h31min de 10 de março de 2020 (UTC)

A fonte que confirma o 1° caso lá: https://www.aa.com.tr/en/health/northern-cyprus-reports-first-coronavirus-case/1760349 Wsrf (discussão) 08h32min de 10 de março de 2020 (UTC)


Espera mais um pouco, para ver como os sites tratam dessa maneira --NunoMiguelPereira (discussão) 23h54min de 10 de março de 2020 (UTC)

Neste caso Chipre já foi adicionado separado com dois casos confirmados, conforme o template. Instambul (discussão) 23h55min de 10 de março de 2020 (UTC)

Certo, estão juntos tambem nos outros sites.--NunoMiguelPereira (discussão) 10h36min de 11 de março de 2020 (UTC)

Sobre os paises e Territórios[editar código-fonte]

Boa tarde, eu acho que era melhor tudo separado porque tal como o site do Johns Hopkins University e do Worldometers estão separados

neste site pelo menos explica todos os paises afectados mesmo separado, é só por isso, mas faço como vocês entenderem, so acho que separado ficaria mais explicado https://www.worldometers.info/coronavirus/ só o Reino Unido é que os países estao juntos, verifiquem no site https://www.worldometers.info/coronavirus/ e depois façam a conta dos casos que há, é que acho estao todos estão separados, já que no site do https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6, tambem estão separados, o que faço? Separo? É que fica muito confuso depois nos calculos totais, assim ficaria tudo explicado e os países todos, é a minha opinião Separo ou fica como estão??? Ficarei a espera da resposta, desculpem la estar sempre a perguntar isto, mas estou confuso, até nos principais site estão separados

--NunoMiguelPereira (discussão) 22h40min de 10 de março de 2020 (UTC)

Também acho melhor separar territórios não contínuos, é óbvio que a epidemia em territórios ultramarinhos tem uma dinâmica diferente da epidemia no território da metrópole (ex. França e Guiana Francesa). Isso tendo em vista que há disponibilidade de dados para alguns territórios ultramarinhos.--Raimundo57br (discussão) 11h21min de 11 de março de 2020 (UTC)

Não Alterar os totais[editar código-fonte]

Boa noite, Não por os totais com automáticas, porque a soma destes países é feita atraves do worldometers, por isso nao alterem os totais, se faz Favor.. Instambul toma atenção se faz favor --NunoMiguelPereira (discussão) 22h39min de 10 de março de 2020 (UTC)

@NunoMiguelPereira:, favor assinar os comentários neste campo de discussão, e nas PDUs. Sei que está iniciando na Wikipedia; é bem vindo. Tem feito atualizações relevantes, no entanto sugiro que leia algumas orientações do projeto tais quais uso de predefinição, assinatura do comentário, sobre o melhor uso da função "Mostrar previsão", dentre outros. E continue com as boas edições. Saudações. Instambul (discussão) 22h40min de 10 de março de 2020 (UTC)

ok, entendido, sou novo aqui espero puder ajudar o máximo em tudo, so tenho uma duvida que gostava de tirar Boa tarde, eu acho que era melhor tudo separado porque tal como o site do Johns Hopkins University e do Worldometers estão separados

só o Reino Unido é que os países estao juntos, verifiquem no site https://www.worldometers.info/coronavirus/ e depois façam a conta dos casos que há, é que acho estao todos estão separados, já que no site do https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6, tambem estão separados, o que faço? Separo? É que fica muito confuso depois nos calculos totais, assim ficaria tudo explicado e os países todos, é a minha opinião Separo ou fica como estão??? Ficarei a espera da resposta, desculpem la estar sempre a perguntar isto, mas estou confuso, até nos principais site estão separados

--NunoMiguelPereira (discussão) 22h43min de 10 de março de 2020 (UTC)

No projeto não se "pode fazer conta". Isso seria pesquisa inédita. Tem que seguir a fonte como ela está. Se a fonte está separado, no artigo deve ser separado. Por isso sugeri para ler algumas orientações do projeto, tal qual Nada de Pesquisa inédita. Instambul (discussão) 22h45min de 10 de março de 2020 (UTC)

Então separo dos territórios dos países mães? é isso que está a explicar? --NunoMiguelPereira (discussão) 23h05min de 10 de março de 2020 (UTC)

mas no wikipédia, puseram todos os territórios juntos com os países mães, mas nos sites oficiais estao todos separados, separo entao? é que separadamente ficava melhor explicado os países todos, estou todo confuso hahahaha --NunoMiguelPereira (discussão) 23h36min de 10 de março de 2020 (UTC)

@NunoMiguelPereira: Sim, coloque conforme a fonte. Sugiro também que veja como está o template da predefinição no Wikipédia em inglês, pra ter uma base. Instambul (discussão) 23h49min de 10 de março de 2020 (UTC)


Então é assim na predefinição no wikipédia em inglês, tem tudo junto, mas acho que nao tem nada a haver com a fonte, mas amanha irei separar se voce concordar com isso claro --NunoMiguelPereira (discussão) 23h52min de 10 de março de 2020 (UTC)

Então pela padronização, se for colocado junto é preciso notificar (incluir notas), caso seja separado inserir a fonte fidedigna no campo "Referências" da tabela. Instambul (discussão) 23h56min de 10 de março de 2020 (UTC)


na tabela tenho metido juntos com as notas dos territórios dos países, mas sendo assim eu separo já que nos principais sites revela todos separados, certo? Entao irei separar amanha e ficará modificado de acordo com os sites se puder ser claro pode ser? --NunoMiguelPereira (discussão) 00h00min de 11 de março de 2020 (UTC)

Bom dia, Instambul, não alteres os totais, deixa isso para mim se faz favor, hoje irei separar de acordo com as fontes --NunoMiguelPereira (discussão) 07h59min de 11 de março de 2020 (UTC)

Paquistão recebe 6 passageiro vindos da Síria com Coronavírus[editar código-fonte]

Autoridades do Paquistão confirmaram que 6 pessoas que vieram de Damasco estão infectadas com coronavirus. https://www.thenational.ae/world/mena/coronavirus-confusion-reigns-in-syria-1.990920 A SÍRIA AINDA NÃO CONFIRMOU NENHUM CASO Wsrf (discussão) 23h19min de 10 de março de 2020 (UTC)

Pois é. Isto é um paradoxo. Pela notícia parece-me que as autoridades da Síria estão mentindo quando dizem que não existem casos confirmados. De qualquer maneira a Wikipédia não pode "supor" ou "tirar conclusões", então penso que deve simplesmente incluir os casos no Paquistão. Instambul (discussão) 23h52min de 10 de março de 2020 (UTC)

Separação dos países[editar código-fonte]

Bom dia, então sempre posso fazer de acordo com os sites do worldemeters e do Johns Hopkins? --NunoMiguelPereira (discussão) 12h14min de 11 de março de 2020 (UTC)

Ilhas do Canal[editar código-fonte]

Boa tarde, como faço para meter as ilhas de jersey e Guernsey, na tabela, juntas como Ilhas do Canal?? Ou separo? --NunoMiguelPereira (discussão) 15h42min de 11 de março de 2020 (UTC)

Tabela com Países separados conluída[editar código-fonte]

Atenção a lista dos países, mas está como na fonte, apesar de estarem juntos aos países mães, esta lá uma nota a explicar que países pertencem aos países mães.

Não alterar a lista completa dos países todos afetactos, os números estao já somados na lista dos próprios países mães--NunoMiguelPereira (discussão) 10h31min de 12 de março de 2020 (UTC)

Casos no Brasil[editar código-fonte]

Para constar a edição: Não encontrei nenhuma fonte oficial que apontasse 137 casos de COVID-19 no Brasil, e segundo site do ministério da Saúde, existe apenas 77 casos confirmados desde às 16:20 de 12 de março. Por isso editei a informação que constava nesse momento e coloquei o site como referência. --Wolf (discussão) 14h19min de 13 de março de 2020 (UTC)

eu tambem nao encontrei, no worldemeters esta a indicar 85 neste momento de acordo com as fontes confiáveis--NunoMiguelPereira (discussão) 14h24min de 13 de março de 2020 (UTC)
neste momento estão 151 confirmados no brasil de acordo com este site https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/13/casos-confirmados-de-novo-coronavirus-no-brasil-em-13-de-marco.ghtml --NunoMiguelPereira (discussão) 14h31min de 13 de março de 2020 (UTC)
Reposicionei o Brasil no caso para ficar na ordem numérica de casos e coloquei a fonte que você citou.--Wolf (discussão) 16h06min de 13 de março de 2020 (UTC)
Como padrão entendo que devem ser informados os números oficiais, com a contagem paralela deve ser informada em Nota--Raimundo57br (discussão) 16h51min de 13 de março de 2020 (UTC)
NunoMiguelPereira DarkWerewolf Existem fontes que informam 151 casos, mas o relatório diário é sempre fornecido ao fim do dia por portais de maior relevância. No entanto, a informação não consta no G1 e demais. Vamos deixar em 98. Lustmoon (d) 03h00min de 14 de março de 2020 (UTC)
Lustmoon, concordo plenamente. O artigo do g1 foi editado várias vezes durante o dia, porque trabalhou sobre estimativa. Sou favorável a colocar apenas o site do Ministério da Saúde como fonte fiável, por ela ter mais meios de ser uma fonte sólida, do que artigos de sites de notícias que são editados várias vezes no decorrer do dia. Assim sendo, mesmo havendo fontes afirmando existir mais de 151 casos, é preferível manter 98, pra não se basear apenas em especulação midiática.--Wolf (discussão) 17h42min de 14 de março de 2020 (UTC)

sim verdade--NunoMiguelPereira (discussão) 03h02min de 14 de março de 2020 (UTC) há casos que ainda nao foram contablizados, por isso é que as fontes dao oo 151 casos confirmados no brasil--NunoMiguelPereira (discussão) 03h03min de 14 de março de 2020 (UTC)

NunoMiguelPereira, acho que devemos evitar o uso das partes não contabilizadas para evitar discrepâncias muito altas. A própria fonte trabalhou com estimativas, não com dados exatos, e atualmente, todos os sites estacionaram em 98 casos, embora citem 9 casos não contabilizados, o que daria 107, mas se não há contabilização, é melhor evitar e fechar o numero oficial como recomendado pelo Lustmoon. Como matéria enciclopédica, infelizmente não podemos nos dar ao luxo de repassar informações que não sejam plenamente fiáveis, principalmente se a informação não é consenso da maior parte. Por isso, o certo é editar e deixar em 98 (segundo a BBC) ou 107 (conforme matéria do G1 supracitada), segundo o último balanço da fonte apontada. Pode se colocar uma nota sobre os 107, mais oficialmente, são apenas 98 realmente confirmados visto que não houve atualização no site do Ministério da Saúde.--Wolf (discussão) 17h42min de 14 de março de 2020 (UTC)

usamos de base os principais sites do worldmetemers e do site johns hopkins university.--NunoMiguelPereira (discussão) 17h58min de 14 de março de 2020 (UTC)

O problema é que o worldmetemers e o Johns Hopkins usaram como fonte justamente a notícia que você citou do G1. Em suma, embora eles sustentem 151, a fonte que eles usaram está agora reportando 98, mais 9 casos não contabilizados no balanço geral feito na sexta dia 13.--Wolf (discussão) 18h02min de 14 de março de 2020 (UTC)

esses casos foram confirmados depois do balanço oficial, e se vir no wikipedia em inglês tambem está 151 (162), agora confirmados--NunoMiguelPereira (discussão) 18h05min de 14 de março de 2020 (UTC)

Meu caro, você olhou a fonte da wikipedia inglesa? É a notícia que você linkou ontem e que foi editada. Não tem mais 151 na fonte, é 98. A informação na wikipedia inglesa está desatualizada. Não estou dizendo que os casos não são reais, estou apontando que a fonte não sustenta mais o número. E por favor, liste a fonte dos atuais 162 que você está apontando para que o artigo fique correto. Do contrário, qualquer pessoa vai desfazer a sua edição.--Wolf (discussão) 18h18min de 14 de março de 2020 (UTC)

sim claro, vamos esperar para sabermos mais sobre os casos do brasil, depois a noite irei atualizar de acordo com os dados oficiais.--NunoMiguelPereira (discussão) 18h19min de 14 de março de 2020 (UTC)

os "151" queria eu dizer, não os 162 casos--NunoMiguelPereira (discussão) 18h20min de 14 de março de 2020 (UTC)

151 casos[editar código-fonte]

@NunoMiguelPereira: Você tem certeza que são 151 casos? O G1 informa 98, o Estadão também informa 98, a BBC também informa 98. Os 151 casos não têm cobertura significativa, portanto, é necessário manter os 98. Lustmoon (d) 02h53min de 14 de março de 2020 (UTC)

sim, mantemos os 98, mas no g1 globo diz que ha pelo menos 157 confirmados a menos, mas esperamos pelo proximo balanço, entretanto o worldemeters e um site confiavel e podemos transportar os dados desse site e de outros sites confiáveis--NunoMiguelPereira (discussão) 03h00min de 14 de março de 2020 (UTC)


se faz favor, nao tirar os 162 casos confirmados, isto é sempre atualizado, ha casos que so foram confirmados depois do balanço oficial, o site do worldemeters e do https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6.--NunoMiguelPereira (discussão) 18h04min de 14 de março de 2020 (UTC)

Olhe a fonte do site... é a notícia que você linkou e que foi editada e agora marca 98. Eu sei que é boa fé sua tentar informar os casos, mas no momento atual, 162 não procede. Aprenda a questionar a fonte que você usa. Aliás, no próprio site que você acabou de linkar, não tem 162, tem 151, que é o número divulgado ontem e corrigido para 98 na fonte que ele mesmo usa. Por favor, não vou começar uma guerra de edições com você, mas entenda que a atual informação não se sustenta! Bom senso, por favor! --Wolf (discussão) 18h07min de 14 de março de 2020 (UTC)

sim pode, manter entao os 98, esperamos pelo novo balanço de hoje, depois alteramos. Guerras não hahahha, so que ha tanta coisa por confirmar que ficamos parvos hahahha, com as informações confiáveis, ate mesmo no g1, estava primeiro 151 e depois mudaram para 98, e por isso, que vamos esperar para ver quantos são hoje. Obrigado Wolf, não é uma batalha hahaha, so que vamos la ver quantos serão hoje--NunoMiguelPereira (discussão) 18h17min de 14 de março de 2020 (UTC)

Tranquilo meu querido. Fico feliz com seu afinco e dedicação de estar sempre supervisionando as informações. Tamo junto pra se ajudar e garantir uma wikipedia confiável. Continue com seu excelente trabalho. --Wolf (discussão) 18h22min de 14 de março de 2020 (UTC)

obrigado, e que fico perdido da vida hahaha, outros dizem 98, outros 152 e outros dizem 162 com informações mais adiantadas, mas claro, so vejo coisas confiáveis, se calhar houe alguma correção da noticia--NunoMiguelPereira (discussão) 18h33min de 14 de março de 2020 (UTC)

Ja saiu os dados do brasil são 128 de acordo https://noticias.r7.com/saude/coronavirus-no-brasil-total-de-casos-chega-a-121-neste-sabado-14032020--NunoMiguelPereira (discussão) 19h35min de 14 de março de 2020 (UTC)

estou a espera da confirmação--NunoMiguelPereira (discussão) 19h37min de 14 de março de 2020 (UTC)

Confirmação é de 121 casos no brasil--NunoMiguelPereira (discussão) 20h15min de 14 de março de 2020 (UTC)--NunoMiguelPereira (discussão) 20h15min de 14 de março de 2020 (UTC)

Na sic noticias, apresenta o brasil com mais de 150 casos infectados https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-14-Mais-de-150-infetados-pelo-novo-coronavirus-no-Brasil--NunoMiguelPereira (discussão) 20h22min de 14 de março de 2020 (UTC)

http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/ aqui apresenta com 121 casos confirmados--NunoMiguelPereira (discussão) 20h23min de 14 de março de 2020 (UTC)

Bing[editar código-fonte]

Coronavírus: os sites em tempo real que mostram dados de mortes, curvas de contágio e mutações--Raimundo57br (discussão) 22h51min de 21 de março de 2020 (UTC)

Poderiam colocar o nº de habitantes dos países[editar código-fonte]

Para compararmos

Idealmente tb a proporção infectados por 1.000.000 de habitantes, vou ver se consigo tempo para fazer essa predefinição.--Raimundo57br (discussão) 11h09min de 18 de março de 2020 (UTC)
Feito: Predefinição:Casos de infecção por COVID-19 por milhão de habitantes--Raimundo57br (discussão) 05h13min de 22 de março de 2020 (UTC)

372 casos?[editar código-fonte]

O Ministério da Saúde não confirmou os 372 casos, mas, sim, 291. Coloquei a fonte do próprio Ministério de ontem, às 18 horas. Lustmoon (d) 23h00min de 18 de março de 2020 (UTC)

Raimundo57br, NunoMiguelPereira, DarkWerewolf, acho importante utilizarmos o Ministério da Saúde como fonte da quantidade de casos, visto que sempre divulgam à noite. Aparentemente, está havendo alguma divergência. Corrigi (aqui está a fonte). Lustmoon (d) 01h50min de 19 de março de 2020 (UTC)
@Lustmoon: Para atualizar os dados do Brasil, podemos utilizar {{Número de casos de COVID-19/Brasil|confirmados|ref=no}} (agora com 11130 casos) para captar os dados do ministério da saúde e {{Número de casos de COVID-19/Brasil|estaduais-noref|ref=no}} (agora com 10 792 casos) para captar os dados das secretarias estaduais de saúde. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 04h21min de 19 de março de 2020 (UTC)
@Albertoleoncio: Ótimo, não sabia desta predefinição. Ficou bem mais fácil. Lustmoon (d) 04h43min de 19 de março de 2020 (UTC)

529[editar código-fonte]

Bom dia, todos os sites confáveis estão a contabilizar os 529 casos no brasil, se faz favor de seguirem as fontes do worldometers e do Johns Hopkins.--NunoMiguelPereira (discussão) 07h52min de 19 de março de 2020 (UTC) Os numeros que contam sao aqueles dos 529 se faz favor nao alterar para os 428 confirmados, porque na realidade ja sao 529 casos confirmados--NunoMiguelPereira (discussão) 16h06min de 19 de março de 2020 (UTC)

@NunoMiguelPereira: Nuno, 529 casos são os confirmados pelas secretarias. A predefinição utiliza as informações do Ministério da Saúde (428), assim como os demais países. O Worldometer, inclusive, já sofreu ataques para alterar os números, então não é bom confiar. Por fim, as informações das secretarias estão descritas no artigo pandemia de COVID-19 no Brasil. Lustmoon (d) 16h08min de 19 de março de 2020 (UTC)
@Lustmoon: eu nao utilizo so o worldemeters, e utilizo fontes tambem dos paises, e do site https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6, tambem comunica os 533 casos confirmados--NunoMiguelPereira (discussão) 16h10min de 19 de março de 2020 (UTC)
@NunoMiguelPereira: Justamente. Temos um site específico para as informações do Brasil, que é o Ministério da Saúde, do mesmo jeito que os outros países fazem. Todas as estatísticas apresentadas vêm dos Ministérios da Saúde desses países. Se o próprio Ministério da Saúde divulga, qual a necessidade de utilizar outros meios? Lustmoon (d) 16h15min de 19 de março de 2020 (UTC)
@Lustmoon: sendo assim pq os sites informam os outros dados, mas ok , desculpem pelo erro.--NunoMiguelPereira (discussão) 16h20min de 19 de março de 2020 (UTC)
Não faz muito sentido utilizar uma fonte estrangeira ao invés da fonte local. Pode ser debatido se o mais correto é utilizar as fontes do Ministério da Saúde ou das Secretarias de Saúde, mas não o WorldMeters. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 16h20min de 19 de março de 2020 (UTC)

@Lustmoon: Pois entendo, sendo assim os outros sao esquecidos, enfim nao percebo so isso, ja que eu e que tenho estado atualizar aquilo e no wikipedia em ingles utiliza a mesma predifinição dos dois sites, mas entendo--NunoMiguelPereira (discussão) 16h25min de 19 de março de 2020 (UTC)

entao utilizamos sendo assim do ministerio sendo assim.--NunoMiguelPereira (discussão) 16h27min de 19 de março de 2020 (UTC)

mas ja fiquei esclarecido, so uso entao o ministerio de saude--NunoMiguelPereira (discussão) 16h29min de 19 de março de 2020 (UTC)

Acredito que é pra evitar edições excessivas. Embora seja interessante as edições em tempo real por parte dos editores, essa proteção parece visar que se mantenha valores confiáveis das fontes oficiais ao invés dos valores mutantes que a mídia bombardeia durante o dia. Assim, creio que a proteção se faz necessária para garantir a proteção dos balanços do Ministério até o final do dia. Mas acredito que isso pode prejudicar o balanço de outros países. Espero que os autorrevisores que protegeram a predefinição se responsabilizem em atualizar diariamente aqui.--Wolf (discussão) 16h34min de 19 de março de 2020 (UTC)

@DarkWerewolf: Sim verdade, tudo por culpa minha de confiar nos sites que dao os dados oficiais, enfim, eu e que atualizava os outros paises--NunoMiguelPereira (discussão) 16h40min de 19 de março de 2020 (UTC)

@Maikê: Creio que chegamos a um consenso em utilizar somente os dados do Ministério da Saúde. Poderia levantar a proteção? Creio que não seja mais necessária. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 16h57min de 19 de março de 2020 (UTC)

sim ja estou a perceber bem como o brasil trata os casos, poderia levantar a proteção para pudermos ajudar na edição de outros países??--NunoMiguelPereira (discussão) 17h36min de 19 de março de 2020 (UTC)

NunoMiguelPereira, eu quem pedi a proteção da página, mas não foi por sua causa. Um IP (assim como vários outros) editou com informações errôneas. Você é um editor profícuo e o que ocorreu é super compreensível. Se o Maikê achar aplicável a desproteção, tudo bem! Lustmoon (d) 20h43min de 19 de março de 2020 (UTC)

@Lustmoon É que pensei que tinha sido eu como recebi o aviso hahaha, tive tanto trabalho a organizar aquilo, gostava de puder continuar @Lustmoon--NunoMiguelPereira (discussão) 21h19min de 19 de março de 2020 (UTC)

@NunoMiguelPereira, Albertoleoncio e Lustmoon:, caros. Desculpem a demora. Proteção alterada, uma vez que foi obtido consenso sobre a predefinição. Maikê (discussão) 21h53min de 19 de março de 2020 (UTC)

@Maikê obrigado por tudo e em relação ao brasil tratarei os dados pelo ministério de saude, enquanto os outros países vou continuar a actualizar de acordo com as fontes, como tenho feito.--NunoMiguelPereira (discussão) 22h04min de 19 de março de 2020 (UTC)

Fmtn[editar código-fonte]

O que vocês acham de utilizar a predefinição:fmtn para os números, ao invés de pontos ou vírgulas (já que esses foram retirados)? MSN12102001 (discussão) 20h41min de 21 de março de 2020 (UTC)

@MSN12102001: Symbol support vote.svg Acho interessante, inclusive se alinhar os números à direita. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 14h45min de 22 de março de 2020 (UTC)

Sobre as mudanças que fizeram[editar código-fonte]

Boa tarde, nao percebi o porque da mudança nos formatos dos países que estao de acordo com a Wikipédia, eu tenho estado a por com numero, e mesmo assim esta muito confuso, espero que o corrijam se estiverem de acordo comigo, a maneira como eu tinha todos os países estavam de acordo com as nossas fontes e nao ir buscar as os números á Wikipedia inglesa. --NunoMiguelPereira (discussão) 15h45min de 23 de março de 2020 (UTC)

Do resto gostei da formatação dos números.--NunoMiguelPereira (discussão) 15h48min de 23 de março de 2020 (UTC)

@NunoMiguelPereira: Vou tentar explicar:
  • Programei um robô para atualizar automaticamente os dados da tabela. Isso é especialmente importante para poupar nosso tempo em tarefas repetitivas, possibilitando o uso do nosso tempo na escrita dos artigos.
  • Eu escolhi utilizar a Wikipédia em inglês devido a velocidade de atualização deles, e porque lá são utilizadas uma grande diversidade de fontes confiáveis (enquanto aqui é utilizado majoritariamente o worldmeters). Mas isso pode ser discutido caso haja um consenso contra isso.
  • Algumas coisas ainda são necessárias: terminar a inserção das predefinições nos demais países, agrupar os territórios dos EUA, Reino Unido e França, e verificar se não há algum script que possa ordenar a tabela automaticamente.
  • Pretendo deixar Portugal, Brasil e se possível os PALOPs de fora dessa atualização da Wiki-en, já que pode ser visto como disparate utilizar uma fonte estrangeira para atualizar insformações dos países lusófonos.
  • Caso precise, a tabela está aqui. Para transcluir, basta inserir {{Dados da pandemia de COVID-19/wikien|código}}, sendo o código composto com o nome do país em inglês - letra do dado de interesse (C=Casos, M=Mortes, S=Recuperados, F=Fonte). Exemplo: {{Dados da pandemia de COVID-19/wikien|Ecuador-C}}. Aprimorei o sistema. Agora o robô atualiza a tabela diretamente, em intervalos de 15 minutos. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 04h51min de 24 de março de 2020 (UTC)
Acho que é só. Qualquer coisa é só perguntar. Saudações! ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 16h53min de 23 de março de 2020 (UTC)
Da minha opinião ficava melhor como antes, com os numeros, e nao ir buscar os dados da wikipedia em ingles--NunoMiguelPereira (discussão) 17h12min de 23 de março de 2020 (UTC)
Eu estava sempre actualizar aquilo nao só com o worldemeters, mas sim com outras fontes proximas aos países. Mas deixo isso ao vosso critério, em relação ao agrupar os territórios esta feito, mas esta bem explicado nas notas.--NunoMiguelPereira (discussão) 17h15min de 23 de março de 2020 (UTC)
Mais vale fazer em todos do que estarem uns assim e outros diferentes, já que eu tenho estado atualizar os outros países e a noite queria fazer uma atualização correta de todos os países.:@Albertoleoncio:--NunoMiguelPereira (discussão) 17h28min de 23 de março de 2020 (UTC)
Aquilo esta uma autentica confusão deviam ter deixado como eu estava a fazer antes, enfim @Albertoleoncio:--NunoMiguelPereira (discussão) 17h38min de 23 de março de 2020 (UTC)
Boa tarde, não façam de acordo com a Wikipédia inglesa, porque nem todos os países estão la e esta uma autêntica eu acho que é melhor voltar atrás as versões e metiamos como estava antigamente é o meu conselho, senao vai dar uma autentica confusão.--NunoMiguelPereira (discussão) 17h47min de 23 de março de 2020 (UTC)
@NunoMiguelPereira: É que estou fazendo alguns de cada vez, mas devo terminar tudo em breve. Outra coisa, essa tabela que indiquei é onde o bot insere os dados e mesmo que faças alguma edição como essa não impede que o bot busque os dados da wiki-en e sobrescreva. Caso algum dado esteja incorreto, pode ser interessante editar diretamente lá na wiki-en ou retirar a predefinição da tabela aqui, impedindo que os valores se atualizem automaticamente. Aproveitando: os valores que inseriu da China já estão descontados os de Hong Kong, Macau e Taiwan? ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 17h48min de 23 de março de 2020 (UTC)

os casos da China são a parte com o macau e hong kong estão separados por as fontes indicarem isso--NunoMiguelPereira (discussão) 17h54min de 23 de março de 2020 (UTC) meu amigo acho melhor nao fazer assim como esta a fazer é que eu fazia sempre isto e ja nao percebo nada do que esta alterar. e na wikipedia inglesa, nem sempre atualiza todos os países--NunoMiguelPereira (discussão) 17h54min de 23 de março de 2020 (UTC)

@Maikê: Precisamos de ti aqui, isto esta a ficar uma autentica confusão, porque estava sempre atualizando e acho que com esta maneira vai prejudicar a tabela que fiz--NunoMiguelPereira (discussão) 18h09min de 23 de março de 2020 (UTC)

NunoMiguelPereira Com o bot atualizando os números, você terá mais tempo de sobra para trabalhar com outros artigos, ou até mesmo ampliar a página sobre a pandemia de COVID-19. A tabela da Wikipédia em inglês mostra todos os países sim, pois alguns territórios foram unificados com o número dos países para evitar tanto poluição na tabela. De acordo com a ONU, o mundo tem 193 países. Portanto, sabemos que não pode ultrapassar esta marca. WikiFer msg 14h41min de 24 de março de 2020 (UTC)

ok entendo, dá para tratar de outros artigos que tenho mente em traduzir--NunoMiguelPereira (discussão) 16h59min de 24 de março de 2020 (UTC)

Países x territórios[editar código-fonte]

Para fins epidemológicos melhor, por exemplo, separar França de Guiana Francesa. Quando as fontes permitirem--Raimundo57br (discussão) 17h54min de 25 de março de 2020 (UTC)

@Raimundo57br: Pode ser interessante adicionar esses dados na nota de rodapé da França, mas terá que atualizar manualmente. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 18h14min de 25 de março de 2020 (UTC)

Bot, dados da Colômbia e do Brasil[editar código-fonte]

Albertoleoncio A linha referente à Colômbia está com problemas. Eu consertei, mas o bot deixou errado de novo. E os dados dos curados no Brasil continua com 6, embora o site utilizado como fonte diga que tenha mais.--Leone dá o papo 04h43min de 1 de abril de 2020 (UTC)

@Leone Melo: O problema é lá na tabela da Wiki-en. Olhando a linha da Colômbia, falta a célula da referência e esse erro de configuração reflete no bot. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 05h42min de 1 de abril de 2020 (UTC)

Burundi[editar código-fonte]

Botswana e Serra Leoa?--Raimundo57br (discussão) 02h48min de 2 de abril de 2020 (UTC)

@Raimundo57br: Olá! Eu limitei o bot para apenas atualizar os valores e a referência dos países. Todo o resto deve ser feito manualmente, incluindo a adição e a ordem da lista de países. Como exemplo, adicionei um dos países: 57940810]. Saudações! ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 02h59min de 2 de abril de 2020 (UTC)