Rio Paramirim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Paramirim
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Nascente
Foz

O rio Paramirim é um curso de água que banha o estado da Bahia, no Brasil. É um afluente da margem direita do rio São Francisco. Nasce na Chapada Diamantina, perto da Serra das Almas, no município de Érico Cardoso, Nele, encontra-se a Barragem do Zambumbão, a dois quilômetros da cidade de Paramirim. Esta barragem veio perenizar o rio até a cidade de Caturama. O interessante é que ao longo do rio, abaixo da represa, existem pequenos açudes que represam as águas para irrigação em suas duas margens para cultivo de feijão, arroz e milho. No final do seu percurso, deságua no rio São Francisco na cidade de Morpará, onde adquire o nome desta cidade.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Paramirim" é um termo tupi que significa "rio pequeno", através da junção dos termos pará ("rio") e mirim ("pequeno")[1].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.