Série Vaga-Lume

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Série Vaga-Lume
Livros
Autor Marcos Rey
Lúcia Machado de Almeida
Luiz Puntel
Idioma original Português
Publicado entre 1973-atualmente
Editora Brasil Editora Ática
País  Brasil
Gênero Literatura infanto-juvenil

A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de janeiro de 1973. As obras são principalmente voltadas para um público infanto-juvenil. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, são inesqueciveis suas capas clássicas nas quais as imagens de objetos ou pessoas ficam para fora do quadro. Escolhida em muitas escolas, suas obras possuem um suplemento de trabalho com várias atividades para o leitor.

Vaga-Lume Júnior[editar | editar código-fonte]

A Série Vaga-Lume traz também livros especiais para o público infantil e adolescente. Neles se notam textos mais curtos, fontes bem maiores e ilustrações coloridas.

Breve História[editar | editar código-fonte]

A série Vaga-lume nasceu na virada do ano de 1972 para 1973, com um objetivo: oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para aquelas crianças e jovens que buscam aventuras literárias.

Quando o projeto surgiu os autores foram convidados a participar, e até mesmo autores conhecidos por obras de outros gêneros ou voltados a outros públicos foram chamados. Todos os originais passam até hoje por uma avaliação de qualidade, pois há a necessidade da narrativa estar de acordo com a proposta da série.

Até 2013, a coleção tinha um total de 91 obras, divididas na série Vaga-lume, com 69 livros, e a Vaga-lume Jr., com 22. Dentre as obras do primeiro grupo, as mais vendidas são A Ilha PerdidaO Escaravelho do DiaboAçúcar AmargoDeu a Louca no Tempo e A Turma da Rua Quinze.

Mesmo que já tenham se passado quatro décadas da primeira edição, pouco mudou, mantendo as principais características.

"Desde o seu lançamento, a série passou por quatro reformulações, mas a maioria dos livros ainda hoje tem a mesma ilustração de capa da já clássica primeira edição”, ressaltou a editora de livros juvenis da Ática, Carla Bitelli. [1]

A coletânea segue sendo uma das principais usadas em escolas, embalando gerações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Oliveira, Fernanda (3 de abril de 2014). «A importância da coleção Vaga-lume na formação de novos leitores». Saraiva Conteúdo. Consultado em 18 de maio de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.