Francisco Marins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francisco Marins
Nascimento
São Manuel,  Brasil
Prémios Prémio Jabuti 1964
Género literário Literatura infanto-juvenil
Movimento literário Pós-modernismo

Francisco Marins (São Manuel, 23 de novembro de 1922 - Botucatu, 10 de abril de 2016) é um escritor brasileiro.

Escritor da Terra e da Juventude

Os livros do escritor Francisco Marins, traduzidos em quinze línguas[1] levam as histórias típicas de nossa terra a vários países do mundo.

É o único escritor do país a figurar na famosa coleção Européia "Delphin", que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo!

Quem é o escritor Francisco Marins?

Francisco Marins passou sua juventude em uma típica propriedade rural que ele havia de imortalizar com o nome de Taquara-Póca e em uma vila. Formulou a idéia de contar em seus livros sobre a vida do interior e, também,  sobre a epopéia de integrar o território, as passadas sertanistas, as bandeiras, a lenda dos Martírios, bandeirismo, bandeiras fluviais, Expedição Langsdorff, etc.

Também é conhecida a campanha do escritor como ex-Presidente da Câmara Brasileira do Livro e Academia Paulista de Letras para a divulgação do hábito de ler e formação de bibliotecas em todo país.

É autor da série de livros infanto-juvenis sobre a fazenda Taquara-Póca, assim como de romances de caráter histórico, tendo por cenário o interior do Brasil durante a época de seu desbravamento. Vendeu mais de cinco milhões de livros, traduzidos em quinze idiomas [1], e é o único escritor brasileiro a participar da coleção européia Delphin, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.

Francisco Marins é membro da Academia Paulista de Letras.

NAS TERRAS DO REI CAFÉ
Três garotos são apresentados ao leitor. Cenário: o sítio de Taquara-Póca. Um homem inescrupuloso quer apoderar-se do sítio e os meninos resolvem agir para salvar o Vovô. Aqui começam as mais emocionantes aventuras!

OS SEGREDOS DE TAQUARA-PÓCA O Burrinho Maracujá desaparece misteriosamente e os três meninos embrenham-se em novas aventuras, quando saem à procura do animal desaparecido. Mas existe um mistério - a Flor Roxa do Samambaial que dá força e coragem!

O COLEIRA PRETA O macaco Coleira-Preta apodera-se da espingarda de Chico Tibúrcio e lança o terror nas matas. Os nossos três heróis saem para castigar o malfeitor e então acontecem episódios cheios de aventuras e imaginação.

GAFANHOTOS EM TAQUARA-PÓCA Chega a "Taquara-Póca" a notícia de que uma nuvem de gafanhotos se aproxima. O modo como os garotos salvaram o sítio e as vizinhanças de tão terrível ameaça, e a aventura cheia de surpresas deste volume.

A ALDEIA SAGRADA Uma seca terrível assola o sertão. Didico anda à toa pela caatinga, tentando sobreviver. Mas ele terá de enfrentar o fogo de uma guerra terrível. Estamos em 1897: os homens de Antonio Conselheiro estão dispostos a tudo, defendendo-se dos ataques dos militares. Em A aldeia sagrada, Francisco Marins conta o episódio da Guerra de Canudos pela visão de um menino de 12 anos que participa dos acontecimentos. Venha viver essa aventura. Este livro com mais de 500.000 exemplares editados e 35 edições, constitue-se hoje num dos clássicos da literatura juvenil!

O MISTÉRIO DOS MORROS DOURADOS Existe mesmo a Mina dos Martírios? Ou suas incríveis riquezas não passam de uma lenda fantástica? É o que pretendem descobrir os aventureiros Tonico e Perova. Enfrentando os perigos dos sertões, os dois conseguirão resolver o mistério dos Morros Dourados? Acompanhe esta história emocionante nas matas brasileiras do século passado.

A MONTANHA DAS DUAS CABEÇAS
No século passado, Tonico e Perova, dois aventureiros, enfrentam o perigo, desbravando a imensidão das matas brasileiras. O contato com índios, animais selvagens e exploradores em busca de ouro e diamantes marca a sua trajetória, em direção à Montanha das Duas Cabeças. Neste livro clássico de Francisco Marins, você vai conhecer a vida arriscada dos pioneiros da expansão do território do Brasil.

EM BUSCA DO DIAMANTE Um enorme diamante destinado ao Imperador acaba de desaparecer misteriosamente. A suspeita logo recai sobre os integrantes da Expedição Langsdorff. Para provar a inocência de seus amigos, Tonico e Perova se lançaram em uma aventura que os colocará diante de tribos desconhecidas, escravos fugidos, bandidos perigosos e rios traiçoeiros. Venha explorar com esses dois heróis um pouco do imenso território brasileiro e viva momentos da mais pura emoção.

CANUDOS A história do Conselheiro, que fundou nos sertões longínquos a aldeia de Canudos, é contada aos jovens para que todos conheçam uma das mais terríveis guerras sertanejas!

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Livros infantojuvenis[editar | editar código-fonte]

  • Nas Terras do Rei Café (série Taquara-Póca)
  • Os Segredos de Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
  • O Coleira Preta (série Taquara-Póca)
  • Gafanhotos em Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
  • Viagem ao Mundo Desconhecido
  • A Aldeia Sagrada (série Vagalume)
  • O Mistério dos Morros Dourados (série Vagalume)
  • A Montanha das Duas Cabeças (série Vagalume)
  • Em Busca do Diamante (série Vagalume)
  • Canudos (série Vagalume)
  • O Sótão da Múmia (série Vagalume)
  • Expedição aos Martírios (série Roteiro dos Martírios)
  • Volta à Serra Misteriosa (série Roteiro dos Martírios)
  • O Bugre Chapéu de Anta (série Roeteiro dos Martírios)
  • Verde era o Coração da Montanha
  • Território dos Bravos

Romances[editar | editar código-fonte]

  • Clarão na Serra
  • Grotão do Café Amarelo
  • ... E a Porteira Bateu!
  • Atalho Sem Fim

"O curandeiro dos olhos em gaze"

Referências

(Um dos livros que mais ganharam repercussão para a carreira de Francisco Marins foi Verde era o Coração da montanha)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.