É oficialmente adotado pela liga um sistema para números nas camisas dos jogadores (jogadores que jogavam até a temporada de 1972, lhes foi permitido manter o número das camisas):
Números 0, 00 e 90-99 não são mais permitidos, mesmo esses números sendo pouco usados. Números 90-99 seriam liberados novamente em 1984 para jogadores de linha defensiva e linebackers.
Jogadores de defesa não podem mais pular ou se apoiar num companheiro para tentar bloquear um chute.
O relógio só começa a andar no snap depois de uma troca de posse de bola entre os times. Anteriormente, o relógio continuava a andar assim que os juízes colocavam a bola no chão.
Se acontecer uma falta por um jogador de linha ofensiva e houver uma mudança na posse da bola entre os times, o período pode ser estendido por mais uma jogada.
Se o time que está prestes a receber a bola num chute cometer uma falta, o time mantém a posse de bola; anteriormente a bola ia para o outro time.
De 1970 até 2002, haveria três divisões (Eastern, Central e Western) em cada conferência. O vencedor de cada divisão e um quarto time vindo do "wild card" (repescagem) iriam para os playoffs. O desempate seria o confronto direto, seguido por campanha contra adversários da mesma divisão, adversários em comum e da conferência.