Usuário:Eric Filipi/AFI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página contém alguns caracteres especiais e é possível que a impressão não corresponda ao artigo original.

Tabela completa do alfabeto fonético internacional (em inglês).
Duas transcrições fonéticas da palavra "international" ("internacional", em inglês), demonstrando duas pronúncias distintamente diferentes.

107 representam consoantes e vogais

31 são diacríticos utilizados para especificar ainda mais estes sons

19 são utilizados para indicar características como quantidade, tom, tonicidade e entonação.

Deolinda Rodrigues Manoel

/Deʊlỹdɐ rodriges Mɐnʊɛw/

Fonologia_do_português

html Ā

~ (pão) = [ˈkɜ̃mɐ]

ê = e

é = [mɛw]

l(u) = w em portugal ɫ

porta = /pɔɾtɐ/

ó(porta) = /pɔɾtɐ/

ô(saco) = ['sakʊ]

a(?) - /pɔɾtɐ/

a(cama) = [ˈkɜ̃mɐ]

i(sai) = y

i(saída) = i

rr = r ʁ χ x h

r = ɾ (agora) = [əˈɣorə]

ór = /pɔɾtɐ/

ór(caipira em porta) pɔɹtɐ

ch(chave") = ʃ ç

nh(manhã) = ɲ

lh(falha) = {{IPA|ʎ)

g(agora) = [əˈɣorə] em portugal

g(galo guerra) = g no brasil

ss(osso) = s

s(pais) = s

z(zebra) = z

j(jovem gelo) = ʒ

<b>, <d>, <f>, <ɡ> ("duro"), <k>, <l>, <m>, <n>, <p>, <s>, <t>, <v>, <w>, e <z>  (<a>, <e>, <i>, <o>, <u>) 

outros sons

<j>, <x> e <y>.

grego

<ʋ> é uma vogal no grego, porém é apenas uma consoante indiretamente relacionada, no AFI

. Três destas letras derivadas do grego (<β>, <θ> e <χ>) são utilizadas sem quaisquer modificações à sua forma

(incluindo <ɣ>, <ɛ>, <ɸ>, e <ʋ>) tenham sido levemente modificadas, e codificadas separadamente de suas "letras-mãe" no Unicode.

"porta" pode ser transcrita de maneira ampla utilizando-se do AFI como /pɔɾtɐ/,

Uma transcrição mais estreita de "porta" iria variar de acordo com a maneira, o sotaque ou o dialeto em que for falada: [pɔːhtɐ], [pɔːɹtɐ] e [pɔːɾtə̆]

http://pt.wikiversity.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; refs sem parâmetro de nome devem ter conteúdo associado

Notes[editar | editar código-fonte]

O alfabeto fonético internacional divide seus caracteres que representam letras em três categorias: As consoantes egressivas, as consoantes não-egressivas, e as vogais.[1] Cada caractere recebe um número, para evitar confusão entre letras semelhantes (como ɵ e θ), e cada categoria diferente de som recebe diferentes sequências numéricas.

Abaixo estão os símbolos do alfabeto segundo estas divisões. Para saber os códigos correspondentes no Unicode, veja AFI no Unicode. Para mais informações sobre os sons (fonemas) em si, veja Fonética.

As letras que possuem correspondente no alfabeto latino, geralmente recebem também fonema equivalente ao da mesma letra em algum idioma que as usa. Algumas delas aparecem também ligeiramente modificadas. Quando isso ocorre, correspondem a um som similar ao da letra-base. Por exemplo, todas as consoantes retroflexas têm o mesmo símbolo que as consoantes alveolares equivalentes, exceto por adicionarem um "gancho" no canto inferior esquerdo da letra.

Diacríticos podem ser combinados com os símbolos do AFI para transcreverem ligeiras modificações fonéticas ou articulações secundárias. Também, há símbolos especiais para características supra-segmentais, como a tonicidade e o tom.

Consoantes[editar | editar código-fonte]

Consoantes egressivas[editar | editar código-fonte]

Uma consoante egressiva é uma consoante que é produzida com a obstrução da glote (o espaço entre as cordas vocais) ou da cavidade oral (a boca), e uma emissão de ar, simultânea ou subseqüente, vinda dos pulmões. Estas consoantes são a maior parte das consoantes existentes no alfabeto fonético internacional, bem como em todos os idiomas humanos. Todas as consoantes do português, e do inglês, por exemplo, estão nesta categoria.[2]

A tabela está dividida em linhas que designam o modo de articulação, indicando como a consoante é produzida, e por colunas que indicam o ponto de articulação, indicando em que lugar do trato vocal a consoante foi produzida. A tabela principal inclui apenas consoantes com um único ponto de articulação.

Ponto de articulação Labial Coronal Dorsal Radical Glotal
Bi­la­bial La­bio­dental Den­tal Al­veo­lar Palato-
­al­veo­lar
Re­tro­flexa Pa­la­tal Ve­lar Uvu­lar Fa­rin­gal Epi­glo­tal
Modo de articulação
Nasal    m    ɱ    n    ɳ    ɲ    ŋ    ɴ  
Oclusiva p b t d ʈ ɖ c ɟ k ɡ q ɢ   ʡ ʔ  
Fricativa ɸ β f v θ ð s z ʃ ʒ ʂ ʐ ç ʝ x ɣ χ ʁ ħ ʕ ʜ ʢ h ɦ
Aproximante    β̞    ʋ    ɹ    ɻ    j    ɰ      
Vibrante múltipla    ʙ    r        ʀ    я*  
Vibrante simples    ⱱ̟        ɾ    ɽ    ɟ̆    ɢ̆      ʡ̯  
Fricativa lateral ɬ ɮ *    *    *       
Aproximante lateral    l    ɭ    ʎ    ʟ  
Vibrante simples lateral      ɺ    *    ʎ̯    ʟ̆    
Notas
  • Asteriscos (*) ao lado dos símbolos indicam sons que (até agora) ainda não têm símbolos oficiais no AFI. Ver os respectivos particos para os símbolos ad hoc encontrados na literatura específica.
  • Cruzes (†) marcam aqueles símbolos do AFI que foram adicionados recentemente ao Unicode. Até o Unicode 5.1.0 este é o caso da vibrante simples labiodental, simbolizada por um v com um "gancho" para a direita: vibrante simples labiodental.. Estas serão exibidas corretamente com uma instalação de alguma versão recente das seguintes fontes: Charis SIL, Doulos SIL ou DejaVu Sans.
  • Nas linhas onde alguns símbolos aparecem em pares (as obstruintes), o símbolo à direita sempre representa uma consoante sonora, com exceção do [ɦ]) sussurrado. No entanto, o [ʔ] nunca é sonoro, e a sonoridade do [ʡ] é ambígua.[3] Nas outras linhas (as soantes), cada símbolo representa uma consoante sonoro.
  • Embora exista um símbolo específico para o ponto coronal de articulação para cada uma das consoantes exceto as fricativas, em se tratando de determinados idiomas os símbolos podem ser tratados como especificamente dentais, alveolares ou palatoalveolares, de acordo como for apropriado para cada idioma, sem o uso dos diacríticos.
  • Áreas escurecidas indicam articulações tidas como impossíveis.
  • Os símbolos [ʁ, ʕ, ʢ] representam aproximantes ou fricativas sonoras.
  • Em muitos idiomas, como o inglês, [h] e [ɦ] não são exatamente glotais, fricativas, ou aproximantes; ao invés disso, são tidas como meras fonações.[4]
  • A forma assumida pela língua, e não a sua posição, que distingüe as fricativas [ʃ ʒ], [ɕ ʑ], e [ʂ ʐ].
  • Alguns estudiosos sustentam a opinião de que a nasal labiodental [ɱ] não existe como fonema em qualquer idioma.

Co-articulação[editar | editar código-fonte]

As consoantes complexas são sons que envolvem dois pontos de articulação simultâneos, isto é, são pronunciados com o uso de duas partes diferentes do trato vocal ao mesmo tempo. Em inglês o [w] do verbo went ("foi") é uma consoante complexa, ou co-articulada, pois é pronunciada com o arrendondamento dos lábios enquanto o fundo da língua é erguido. Outros idiomas, como o francês e o sueco, possuem diferentes consoantes co-articuladas.

ʍ Aproximante velar labializada surda
w Aproximante velar labializada sonora
ɥ Aproximante palatal labializada sonora
ɕ Fricativa pós-alveolar (alvéolo-palatal) palatalizada surda
ʑ Fricativa pós-alveolar (alvéolo-palatal) palatalizada sonora
ɧ Fricativa "palatovelar" surda
Nota
  • [ɧ] é descrito como "simultaneamente [ʃ] e [x]".[5] No entanto, está visão é contestada.

Africadas e articulação dupla[editar | editar código-fonte]

Consoantes africadas e oclusivas duplamenete articuladas são representadas por dois símbolos unidos por uma linha, que pode ocorrer tanto na sua parte superior como inferior. As seis africadas mais comuns podem ser representadas aind por ligaduras, embora esta não seja mais a prática oficial do alfabeto fonético internacional,[6] já que um número excessivo de ligaduras seria necessário para representar todos as africadas desta maneira. Outra notação também costuma ser utilizada para transcrever as africadas, como no lugar de t͡s, de maneira paralela a ~ k͡x. Os símbolos para as plosivas palatais <c ɟ>, frequentemente são utilizados como uma forma mais conveniente de [t͡ʃ d͡ʒ] ou africadas parecidas, mesmo em publicações oficiais que usam o AFI, e portanto devem tais símbolos devem ser interpretados com cuidado.

Linha Ligadura Descrição
t͡s ʦ africada alveolar surda
d͡z ʣ africada alveolar sonora
t͡ʃ ʧ africada pós-alveolar surda
d͡ʒ ʤ africada pós-alveolar sonora
t͡ɕ ʨ africada alvéolo-palatal surda
d͡ʑ ʥ africada alvéolo-palatal sonora
t͡ɬ  – africada alveolar lateral surda
k͡p  – oclusiva labiovelar surda
ɡ͡b  – oclusiva labiovelar sonora
ŋ͡m  – oclusiva nasal labiovelar
Nota
  • Se seu browser se utiliza da fonte Arial Unicode MS para mostrar os caracteres AFI, as seguintes sequências poderão ser formadas incorretamente devido a um bug nesta fonte: ts͡, tʃ͡, tɕ͡, dz͡, dʒ͡, dʑ͡, tɬ͡, kp͡, ɡb͡, ŋm͡.

Consoantes não-egressivas[editar | editar código-fonte]

As consoantes não-egressivas são sons cujo fluxo de ar não depende dos pulmões. Entre eles estão os cliques (encontrados nas línguas khoisan, da África) e implosivas (encontradas no suaíli, outro idioma africano).

Cliques Implosivas Ejetivas
ʘ bilabial ɓ bilabial ʼ por exemplo:
ǀ dental ɗ dental/alveolar bilabial
ǃ pós-alveolar ʄ palatal dental/alveolar
ǂ palatal ɠ velar velar
ǁ lateral alveolar ʛ uvular fricativa alveolar
Notas
  • Os cliques são duplamente articulados, e foram descritos tradicionalmente como tendo tanto uma 'liberação' de ar para a frente como um 'acompanhamento' na parte de trás, com as letras do clique representando a liberação de ar. Portanto todos os cliques precisariam de duas letras para uma notação mais adequada [k͡ǂ, ɡ͡ǂ, ŋ͡ǂ, q͡ǂ, ɢ͡ǂ, ɴ͡ǂ] etc., ou [ǂ͡k, ǂ͡ɡ, ǂ͡ŋ, ǂ͡q, ǂ͡ɢ, ǂ͡ɴ]. Quando a articulação dorsal foi omitida, um [k] poderá ser presumido. Pesquisas recentes, no entanto, vêm questionando este conceito do 'acompanhamento'.[7] Nestes casos, a letra do clique representa as duas articulações, não há distinção uvular-velar, e a letra que acompanha representa o tipo de clique: [ǂ, ɡǂ, ŋǂ] etc.
  • Os símbolos para as implosivas surdas [ƥ, ƭ, ƈ, ƙ, ʠ] não são mais reconhecidas como parte do AFI, embora ainda permanecam no Unicode. Atualmente o alfabeto se utiliza da equivalente sonora com um diacrítico indicando que é surda: [ɓ̥, ʛ̥], etc.
  • Embora ainda não tenha sido confirmado em qualquer idioma, e, portanto, não seja reconhecido explicitamente pela AFI, uma implosiva retroflexa, [ᶑ], está disponível em suplementos para a Unicode (Unicode Phonetic Extensions Supplement), acrescentados à versão 4.1 do Unicode Standard, ou podem ser criadas como um [ɗ̡] composto.
  • O símbolo para a ejetiva frequentemente toma o lugar de uma oclusiva glotal sobrescrita nas soantes glotalizadas porém egressivas, como [mˀ], [lˀ], [wˀ], [aˀ]. Estes podem ser transcritos também pelos pouco acurados [m̰], [l̰], [w̰], [a̰].

Vogais[editar | editar código-fonte]

Editar Anterior Quase anterior Central Quase posterior Posterior
Fechada
i • y
ɨ • ʉ
ɯ • u
ɪ • ʏ
ɯ̽ • ʊ
e • ø
ɘ • ɵ
ɤ • o
ɛ • œ
ɜ • ɞ
ʌ • ɔ
a • ɶ
ɑ • ɒ
Quase fechada
Semifechada
Média
Semiaberta
Quase aberta
Aberta

As vogais são produzidas sem nenhum impedimento na passagem da corrente de ar: [i], [e], [a], [o], [u], etc.

As semivogais, conforme o nome diz, são sons que têm ao mesmo tempo traços de consoantes e de vogais: [j], [w].

As vogais constituem uma classe de sons cuja produção não envolve uma constrição significativa dos articuladores na cavidade oral, espaço onde a maioria das vogais é produzida. Contrariamente às consoantes, que requerem três parâmetros para a sua descrição, a descrição de vogais requer o fornecimento de informação sobre quatro aspectos da sua articulação, nomeadamente:

  1. Subida ou descida do corpo da língua (altura: altas, medias, baixas);
  2. Avanço ou recuo do corpo da língua (anteriores vs. posterior/recuadas);
  3. Arredondamento ou não dos lábios (arredondadas vs. não-arredondadas);
  4. Realização deste movimentos com gestos tensos ou relaxados.

Alternativa[editar | editar código-fonte]

Jakub Marian desenvolveu um alfabeto fonético[8] mais genérico e universal em contraposição ao IPA que é baseado e referenciado tão somente ao Alfabeto latino. Cada Consonante é definida por um símbolo gráfico formado por dois parâmetros "maiores" (modo e ponto de articulação) e um "menor" (sonora ou surda). Por suas vez, cada vogal apresenta dois parâmetros maiores para abertura e posição (frontal, média, posterior, etc), havendo um menor o "arredondamento" da mesma.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Eric Filipi/AFI

Referências

  1. Associação Fonética Internacional, Handbook, p. 6.
  2. Fromkin, Victoria; Rodman, Robert (1998). An Introduction to Language 6th edition ed. Fort Worth, TX: Harcourt Brace College Publishers. ISBN 0-03-018682-X  Parâmetro desconhecido |origano= ignorado (ajuda)
  3. Ladefoged and Maddieson, 1996, Sounds of the World's Languages, §2.1.
  4. Ladefoged and Maddieson, 1996, Sounds of the World's Languages, §9.3.
  5. Ladefoged, Peter; Ian Maddieson (1996). The sounds of the world's languages. Oxford: Blackwell. pp. 329–330. ISBN 0-631-19815-6 
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IPA_1999
  7. Amanda L. Miller et al., "Differences in airstream and posterior place of articulation among Nǀuu lingual stops". Submetido ao Journal of the International Phonetic Association. Visitado em 2007-05-27.
  8. [1] Alfabeto Fonértico Internacional - Omniglot

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Fonetico Internacional Categoria:Sistemas de transcrição fonética