Usuário(a):Jade Mayer Calife/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arqueologia é a ciência que estuda as culturas e os modos de vida dos diferentes seres humanos e sociedades - tanto do passado como do presente - a partir da análise da cultura material. É uma ciência social que estuda as sociedades através dos artefatos produzidos pelos seres humanos sem limites de caráter cronológico, sejam estes móveis — como por exemplo uma obra de arte — ou imóveis — como é o caso das estruturas arquitectónicas, entre outros tipos de sítios arqueológicos. Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelos seres humanos no meio ambiente.

Objeto de Estudo[editar | editar código-fonte]

Antigo teatro romano em Alexandria, Egito.

A maioria dos primeiros arqueólogos, que aplicaram sua disciplina aos estudos das antiguidades, definiram a arqueologia como o estudo sistemático dos restos materiais da vida humana já desaparecida. Outros arqueólogos enfatizaram aspectos psicológico-comportamentais e definiram a arqueologia como a reconstrução da vida dos povos antigos. A ciência arqueológica pode envolver trabalhos de prospecção e escavação, ou somente prospecção, em ambos os casos são realizadas análises das materialidades encontradas, para assim traçar os comportamentos da sociedade que as produziu, criando assim acervos arqueológicos. Em muitos casos, a arqueologia se utiliza de investigações de outras áreas científicas, como a antropologia, história, história da arte, geografia, geologia, linguística, física, as ciências da informação, química, estatística, paleontologia (paleozoologia, paleobotânica e paleoecologia), medicina e literatura.

A arqueologia dedica-se ao estudo das manifestações culturais e materiais desde o surgimento do homem (transição do australopitecos para o homo habilis) até ao presente. Deste modo, enquanto as antigas gerações de arqueólogos estudavam um antigo instrumento de cerâmica como um elemento cronológico que ajudaria a pôr uma data à cultura que era objeto de estudo, ou simplesmente como um artefato com um verdadeiro valor estético, os arqueólogos dos dias de hoje veriam o mesmo artefato como um instrumento que lhes serve para compreender o pensamento, os valores e a própria sociedade a que pertenceram. O mesmo se aplica às materialidades contemporâneas.

Os arqueólogos podem ter de actuar em situações de emergência, como quando existem obras que põem a descoberto vestígios arqueológicos até então desconhecidos, sendo, nestes casos, criados e enviados para o local piquetes de emergência. Deste modo, procuram desenvolver medidas para minimizar o impacto negativo que essas obras possam ter no património arqueológico, podendo ser feitas alterações pontuais no projecto inicial. Só em casos excepcionais os achados arqueológicos são suficientemente importantes para justificar a anulação de obras de grande envergadura (ex.: barragem de Foz Côa). Em certos casos, a destruição parcial ou total dos vestígios arqueológicos poderá ser inevitável, nomeadamente por motivo de obras de superior interesse público, o que exige um registo prévio o mais exaustivo possível. A fim de se minimizarem os riscos de destruição do património arqueológico devido a obras públicas ou privadas de grande amplitude, tem-se procurado, nos últimos anos, integrar arqueólogos nas equipas que elaboram os estudos de viabilidade e de impacto ambiental. A tendência actual é para substituir uma arqueologia de salvamento por uma arqueologia preventiva.

Investigação arqueológica[editar | editar código-fonte]

Imagem ilustrativa do trabalho arqueológico de escavação.

A investigação arqueológica dedicou-se fundamentalmente à pré-história e às civilizações da antiguidade; no entanto, ao longo do último século, a metodologia arqueológica aplicou-se a etapas mais recentes, como a Idade Média ou o período Moderno. Na atualidade, os arqueólogos dedicam-se cada vez mais a fases tardias da evolução humana, e a disciplinas transversais como a arqueologia industrial e a arqueologia sub-aquática.

Este tipo de investigação faz uso dos conhecimentos e metodologias de vários outros ramos científicos (ciências naturais e sociais), assim como do conhecimento empírico da população que nos rodeia, pois a fonte oral é muitas vezes o ponto de início para o desenvolvimento de algum estudo. Costuma-se dizer que "cada velho que morre é uma biblioteca que arde", pois é informação que se perde.

Uma investigação arqueológica começa pela investigação bibliográfica ou, em alguns casos, pela prospecção, que faz parte do levantamento arqueológico. Há uma grande diferença entre prospecção e sondagem, a primeira é para o levantamento e consiste em metodologias não intrusivas enquanto a segunda requer já a alteração do local em estudo e padece assim não só de metodologia extremamente rigorosa mas também de autorizações próprias.

No levantamento, é sempre importante se observar as especificidades de um local: a abrupta mudança de coloração do solo (camadas estratigráficas), a presença de plantas não nativas, a presença de animais e outros aspectos.

A arqueologia é amostral, porque dedica-se ao estudo dos vestígios arqueológicos mas também trabalha com a totalidade da história do local onde usa como motor outras ciências auxiliares como a geologia, história, arquitectura, história de arte, entre outras ciências e áreas de conhecimento.

Estudos teóricos em Arqueologia permitem a construção e discussão da ciência difusa por todo o mundo. Dentro do pensamento e desenvolvimento da Arqueologia como campo científico, três correntes de pensamento se destacam. A primeira é o Histórico Culturalismo, que estuda a cultura material através da seriação e tipologia englobando os artefatos em tradições e fases arqueológicas. A segunda é o Processualismo, que entende que os artefatos e a cultura material está ligada a adaptação extrassomática do ser humano ao meio. A terceira escola de pensamento é chamada de pós-processualismo. Essa escola traz uma grande diversidade de ideias, entendendo e enfatizando a subjetividade das investigações arqueológicas e com foco direcionado ao estudo da imaterialidade por trás dos vestígios materiais.

Nas investigações práticas da Arqueologia existem diversos tipos de pesquisas de campo, como: prospecções, sondagens, tradagens, escavações, salvamento de sítios, criação e composição de acervos, estudos laboratoriais, entre outros. As pesquisas práticas variam em técnicas e metodologias criadas e utilizadas de maneiras variadas por todo o mundo, mas com o objetivo geral de conhecimento científico e proteção do patrimônio e vestígios arqueológicos.

No Brasil, as pesquisas de campo são comumente realizadas por atividades acadêmicas e/ou relacionadas ao Licenciamento Ambiental, regidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que coordena e autoriza todas as atuações relacionadas ao Patrimônio Nacional, que inclui o Patrimônio Arqueológico.

Panorama português[editar | editar código-fonte]

Referência à arqueologia, na fachada da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães

Em Portugal, actualmente, para se ser arqueólogo profissional (pós-bolonha) é necessário tirar uma licenciatura em Arqueologia - ou História variante Arqueologia - mais o mestrado também em Arqueologia. É ainda necessário co-coordenar pelo menos uma intervenção arqueológica - em colaboração com um arqueólogo coordenador - para poder dirigir uma intervenção arqueológica. Quem tutela e autoriza as intervenções arqueológicas perante pedido de autorização do arqueólogo é a DGPC - Direcção Geral do Património Cultural. O arqueólogo (como o cidadão comum) pode pedir ao DGPC para embargar uma obra em caso desta última violar as leis do património cultural móvel e imóvel. Artigo 77.º 4: A realização de trabalhos arqueológicos será obrigatoriamente dirigida por arqueólogos e carece de autorização a conceder pelo organismo competente da administração do património cultural. (Lei 107/2001).

Nos termos da Lei n.o 13/85, de 6 de Julho, os bens arqueológicos móveis constituem património nacional. Aos crimes praticados contra bens culturais aplicam-se as disposições previstas no código penal, com as especialidades constantes na presente lei (Lei 107/2001 Artigo 100.º). No Artigo 103.º - Crime de destruição de vestígios da mesma lei, quem, por inobservância de disposições legais ou regulamentares ou providências limitativas decretadas em conformidade com a presente lei, destruir vestígios, bens ou outros indícios arqueológicos é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa até 360 dias.

A arqueologia tem sido praticada em Portugal desde há dois séculos, sendo então essencialmente um hobby de militares ou pessoas com algumas posses e conhecimentos históricos. Só a partir dos anos 80 a Arqueologia gradualmente se tornou profissionalizante e passou a ser tutelada pelo Estado português com direitos e deveres jurídicos próprios dos cidadãos para com ela.

A questão das gravuras do Vale do Côa, em 1996, veio abrir as portas a uma maior difusão da profissão de arqueólogo e deu um impulso importante ao reconhecimento da arqueologia em Portugal, com a criação do IPA e da APA e com a aprovação de legislação específica para a área, sendo criados novos cursos universitários de arqueologia, como o curso da Universidade do Minho ou o da Universidade do Porto (uma vez que antigamente eram cursos não autónomos, dependentes dos cursos de História).

Alguns arqueólogos, como Martins Sarmento, no século XIX, ou Cláudio Torres, na atualidade, são figuras reconhecidas no meio cultural português.

Panorama Brasileiro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Arqueologia brasileira

No Brasil, alguns dos mais conhecidos sítios arqueológicos estão localizados no Parque Nacional Serra da Capivara, que tem vestígios com datações que chegam a mais de 20 mil anos AP. Desde 1993, reuni cerca de 400 sítios na área tombada [1]. O Parque Nacional Vale do Catimbau abriga 42 sítios, com cronologia de pelo menos 6 mil anos [2]. Ambos estes Parques estão localizados no Nordeste do país. Além destes, foi encontrada na Lapa Vermelha, no estado de Minas Gerais, o esqueleto de Luzia, com datação de mais de 12 mil anos. Foi um dos muitos artefatos vítima do Incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro ocorrido em 2018 [3]. As pesquisas desenvolvidas na Amazônia permitem também abordar a história de longa duração da região, começando há pelo menos 8.000 anos [4].

Atualmente, a Arqueologia brasileira trabalha com uma série de abordagens e questionamentos próprios ao seu contexto na América do Sul. Para isso, se inspira de diversas correntes e teorias: Arqueologia histórico-cultural, Arqueologia processual, Arqueologia pós-processual, Feminismo, História oral, Decolonialidade... Compõe assim um vasto campo interdisciplinar.

Formação[editar | editar código-fonte]

Escavações na Lapa do Santo, no estado de Minas Gerais.

No Brasil, o exercício da profissão de arqueólogo é definido pela Lei Nº 13.653, de 18 de Abril de 2018[5]. No Artigo 2, estipula que seu exercício é privativo de graduados e pós-graduados em Arqueologia, formados ou com diploma reconhecido no país. Além destes, permite também o exercício a especialistas e outros diplomados que tenham comprovada experiência do campo profissional.

Jade Mayer Calife/Testes (Brasil)
UFMG
UFS
UFPI
FURG
UNEB
PUC-GO
UERJ
UFPE
UNIR
UNIMES
UEA
UFOPA
UNIVASF
Cursos de Graduação em Arqueologia

Atualmente, há um total de 17 cursos de graduação em arqueologia [6], e 9 programas de pós-graduação que oferecem mestrado, doutorado ou os dois [7].

A mesma lei define também as atribuições do profissional:

  • planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar as atividades de pesquisa arqueológica;
  • identificar, registrar, prospectar e escavar sítios arqueológicos, bem como proceder ao seu levantamento;
  • executar serviços de análise, classificação, interpretação e informação científicas de interesse arqueológico;
  • zelar pelo bom cumprimento da legislação que trata das atividades de Arqueologia no País;
  • chefiar, supervisionar e administrar os setores de Arqueologia nas instituições governamentais da Administração Pública direta e indireta, bem como em órgãos particulares;
  • prestar serviços de consultoria e assessoramento na área de Arqueologia;
  • realizar perícias destinadas a apurar o valor científico e cultural de bens de interesse arqueológico, assim como sua autenticidade;
  • orientar, supervisionar e executar programas de formação, aperfeiçoamento e especialização de pessoas habilitadas na área de Arqueologia;
  • orientar a realização, na área de Arqueologia, de seminários, colóquios, concursos e exposições de âmbito nacional ou internacional, fazendo-se neles representar;
  • elaborar pareceres relacionados a assuntos de interesse na área de Arqueologia;
  • coordenar, supervisionar e chefiar projetos e programas na área de Arqueologia.

Arqueologia na Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Mangás e Animes[editar | editar código-fonte]

Vídeogames[editar | editar código-fonte]

A arqueologia se destaca como um interesse popular principalmente devido à propaganda feita por sagas como a de Indiana Jones, em que o herói, representado por Harrison Ford, era um professor de arqueologia. Este tipo de associação da ciência com a aventura glamorizadas pelo personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas pode ter sido uma catapulta para a criação de imaginário público com ideal romantizado do que é a investigação arqueológica.

Essa influência também é notada por Tomb Raider, em que a personagem principal é arqueóloga e nos jogos tem como objetivo a exploração de áreas e regiões, inclusive arqueológicas, que permite a coleta de vestígios ou artefatos arqueológicos, com diversas histórias. Além dos jogos, também tem filmes que seguem premissas semelhantes com a mesma personagem arqueóloga, Lara Croft.

Outros jogos que também apresentam a Arqueologia e referências, como Word Of Warcraft em que a Arqueologia é uma profissão secundária do WoW, lançada no Cataclysm. O objetivo dela é resgatar fragmentos de artefatos de várias raças de Azeroth, e através deles, recontar a história de cada povo[8], ou em God Of War, em que a história apresentada é referência da mitologia grega, representando artefatos que são relacionados ao estudo da Arqueologia Clássica.

Além dos jogos, desenhos e animes como em As Aventuras de Jackie Chan, onde o personagem principal é considerado um arqueólogo em busca de "artefatos mágicos", e em One Piece, onde uma das personagens, Nico Robin é definida como uma arqueóloga coletora de artefatos com a capacidade de ler e decifrar Poneglyphs.

Há também filmes infantis que apresentam a Arqueologia para crianças, como é o caso do filme As Aventuras de Tadeo.

Essa fama também costuma ser associada à questão dos dinossauros e é uma ligação criticada por alguns grupos de pesquisadores da área de Arqueologia, devido a formação dos profissionais que os estudam ser a Paleontologia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Página - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional». portal.iphan.gov.br. Consultado em 29 de janeiro de 2023 
  2. «PROCESSOS DEPOSICIONAIS NA FORMAÇÃO DO REGISTRO ARQUEOLÓGICO DO SÍTIO ALCOBAÇA, PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, PE | Revista Contexto Geográfico». 13 de janeiro de 2023. Consultado em 29 de janeiro de 2023 
  3. Sá, Dominichi Miranda de; Sá, Magali Romero; Lima, Nísia Trindade (29 de novembro de 2018). «O Museu Nacional e seu papel na história das ciências e da saúde no Brasil». Cadernos de Saúde Pública. ISSN 0102-311X. doi:10.1590/0102-311X00192818. Consultado em 29 de janeiro de 2023 
  4. Neves, Eduardo Góes (2022). Sob Os Tempos Do Equinócio Oito Mil Anos de História Na Amazônia Central. São Paulo: Ubu Editora. OCLC 1338839282 
  5. BRASIL (19 de abril de 2018). «LEI Nº 13.653, DE 18 DE ABRIL DE 2018.». Legislação do Governo Federal do Brasil. Consultado em 29 de janeiro de 2023. Cópia arquivada em 19 de abril de 2018 
  6. «e-MEC - Ministério da Educação». emec.mec.gov.br. Consultado em 29 de janeiro de 2023 
  7. «Plataforma Sucupira». sucupira.capes.gov.br. Consultado em 29 de janeiro de 2023 
  8. «WoW Girl ~ Arqueologia [Archaeology]». Consultado em 29 de janeiro de 2023