Usuário Discussão:FilRB/2007-2008

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo das discussões de FilRB de 24 de dezembro de 2007 a 31 de dezembro de 2008. Não edite esta página. Para me enviar uma mensagem, clique aqui.

(índice compactado)

 
Arquivos
2007: 1 2008: 1
2009: 1  • 2  • 3 • 4  • 5  • 6
2010: 1  • 2  • 3  • 4
2011-2013: 1
2013-2014: 1

Times por Estado

Por que editou o mapa que criei? O uso de escudos é proibido na Wikipédia lusófona. Gabriel Sotero (discussão) 02h17min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Agradeço por corrigir a falha. Mas vou fazer a imagem em SVG de novo, se não se importa. É sempre melhor ter uma imagem em SVG na Wikipédia Gabriel Sotero (discussão) 02h51min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tudo bem então. Vou produzir a imagem e a partir daí, vou colocá-la.

Campeonato Brasileiro 2008

Não entendo o que pretende em Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008, o número de vagas para os participantes da Série C é importante de se mencionar pois informa a distribuição de acordo com os estados. Se algo não está lhe agradando sugiro que discuta o motivo primeiro e tentaremos entrar em consenso. Boas contribuições. Jonas kam diga? 02h45min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

É importante e necessário, como explicar o fato de São Paulo possuir 7 vagas para a competição e o Acre apenas uma? Lembre-se que a Wikipedia é para todos, um leigo no assunto pode não entender essa distribuição de acordo com os estados. Jonas kam diga? 02h23min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)
Certo, fique a vontade para incluir no início da seção como é determinado a distribuição das vagas na Série C. Se for possível adicione a informação também em Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, nada a respeito disso é mencionado no artigo.
Ficou muito bom o artigo sobre a Seleção das Ilhas Faroé, parabéns. A maioria dos artigos sobre as seleções de futebol estão apenas no esboço, portanto é sempre bem vinda contribuições como essa. Infelizmente não podemos utilizar o logotipo da federação pois ela possui direitos autorais, não sendo permitido na Wikipédia lusófona. Apenas imagens carregada no Commons podem ser utilizadas aqui. Jonas kam diga? 23h34min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Campeonato Pernambucano

A tabela me parece de tamanho ideal, mas acho que se enganou. Tem certeza que se refere ao Campeonato Pernambucano de Futebol de 2008? O artigo foi criado pelo usuário Slade D​ C​ E​ F em agosto de 2007 e não possui nenhuma edição sua.

Em Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008, mais uma vez, ficou perfeita a explicação sobre a distribuição das vagas. Fiz apenas alguns ajustes, como recolocar a introdução e a tabela para a página ficar mais harmônica. Jonas kam diga? 02h10min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Agora sim, mas você poderia ter feito as modificações em Campeonato Pernambucano de Futebol de 2008 que já havia sido criado. Vou propor uma fusão entre os dois conteúdos, mas sugiro que mova o artigo criado por você para o primeiro, com as modificaçõs que julgar necessário. Diminui o tamanho da tabela de classificação como havia pedido, se quiser aumentar ou diminir mais é só alterar o código width=50% na tabela (para width=40%, ou width=100%, por exemplo). Jonas kam diga? 02h09min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)
Realizei a fusão, todo o conteúdo de Campeonato Pernambucano de Futebol 2008 foi movido para Campeonato Pernambucano de Futebol de 2008, criado primeiro, com todo o conteúdo aproveitável verificado por você. Abraço, Jonas kam diga? 20h27min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)
{{{nome}}}

A tabela que pôs no artigo em referência é indicada para o artigo Associação de Futebol de Anguilla (que ainda não foi criado), e não para o artigo relativo à Selecção. Por isso vou reverter a edição apenas neste segmento...
Aritajustino (discussão) 22h08min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Marquei para ER como lixo porque além do título errado, o artigo só continha lixo e foi criado por IP. Poderia ter deixado algum aviso claro de que estão sendo realizadas mudanças em algumas predefinições.

Saudações --FSogumo (discussão) 15h43min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu só observei a predefinição depois que você me avisou. Para quem chega no artigo pela lista de artigos criados recentemente vê apenas uma página com lixo. E lixo é lixo independente dos afluentes. --FSogumo (discussão) 18h37min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Votação

A página está em votação e só deve ser movida depois do fim da mesma, por isso reverti sua movimentação. Cumprimentos. Fabiano msg 01h53min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Pelo que está definido em Wikipedia:Direito ao voto é necessário ter 100 edições no domínio principal e 45 dias de registro. Pelo contador de edições [1] já tem direito ao voto. Cumprimentos. Fabiano msg 02h02min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Wikiprojeto Futebol

Vi que tem editado vários artigos sobre futebol. Então estou te chamando para fazer parte do wikiprojeto futebol.

E aproveito para pedir a ajuda na divulgação do mesmo, colocando a predefinição {{Futebol/Marca}} na página de discussão dos artigos sobre futebol.

Rjclaudio msg 02h19min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Grupo de acesso de São Paulo

FilRB ,você tem a classificação do acesso de Sampa ,por favor coloque na predefinição ,valeu!!! --Usuário:Zeidon msg 15:37, 5 Fevereiro 2008 (UTC)

Tabela

Olá,

Na realidade, o problema encontrava-se nalgumas predefinições usadas na tabela, a tabela em si estava bem (também demorei um tempo a entender o que se passava). Um bot colocou interwikis de forma incorrecta nessa predefinições e isso fez com que o texto que se seguia não fosse interpretado correctamente como pertencendo a uma tabela (não me pergunte porquê, rs). Correcções deste tipo solucionaram o problema. Saudações, Patrícia msg 11h53min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Carnaval de Joaçaba - eliminação

Por favor, me ajude nessa votação: predefinição de Joaçaba cummprimentos Leandro Rocha (discussão) 15h27min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Campeonato Paulista de Futebol

Caro FilRB

Sei que o artigo sobre o Campeonato Paulista de Futebol estava longo demais, porém, tenho algumas resalvas quanto a sua alteração: 1) Creio que é importante para o artigo manter as informações dos campeões ano a ano em seu bojo, e não mum artigo anexo;

2) Acredito que se temos uma informação no artigo para ser posta em lista anexa, esta informação seria a da lista de artilheiros ano a ano;

3) Embora reconheça seu esforço na confecção da lista, acho que ela esteticamente não ficou muito apresentável, devido a gama muito elevada de cores.

Assim, creio que poderíamos discutir sobre a melhor forma para a apresentação do artigo.

Cordialmente

Paulo hv chora criança 15:21mim de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Com todo o respeito...

...imagino que não entenda nenhum conceito de design para afirmar que o argumento de "cérebro cansado" é sem cabimento. Qualquer estudante de design sabe q quanto mais cores, é mais informação pro cérebro processar.

O uso de "cores" pra diferenciar times é uma ferramenta que só serve de maquiagem (e em certos casos, péssima maquiagem). As tabelas são usadas pra se referenciar as informações, não pra ser uma listinha colorida. A tabela original que vc citou do campeonato pernambucano era muito boa pq listava as finais e até permitia ordenar conforme o gosto do leitor, mas o uso excessivo e desregrado de cores tornou a outra tabela uma, desculpe o termo, abissal mostra de mau gosto.

Qualquer tabela deve conter no máximo uma cor de fundo (e mesmo assim, uma cor neutra, não uma berrante). Isso é regra q qualquer webdesign decente aprende, pois qto mais cores, mais agressivo é o visual ao leitor. E a Wikipédia não deve em nenhum momento ter visuais "agressivos", muito pelo contrário, deve possuir um layout sempre agradável e neutro.

E com todo respeito, eu acho muito mais difícil achar uma informação baseado em cor do que em palavras. Ainda mais se, por exemplo, um leitor lusitano ignorar que o Sport é rubro-negro, isso tornaria a leitura pior pra ele pq ele não tem essa associação (e nem vai ter, pq dificilmente irá conseguir ler com calma a tabela.)

A Wikipédia não é site de futebol amador pra ser enchida de "corzinhas", "íconezinhos", "figurinhas". Pela proposição da Wikipédia, deve-se sempre buscar o layout mais "limpo" possível.

Abraços! Garavello (discussão) 17h20min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Eu, como contribui com várias tabelas aqui na Wikipedia, assino embaixo do que o Garavello dissse. Não há o menor cabimento de querer transformar as tabelas em um "carnaval" de cores. Isto é uma enciclopédia e não um site particular onde você coloca as coisas do jeito que agrade a você. Robertogilnei (discussão) 18h56min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Cores para clubes

Apesar da sua boa intenção, lembrei-me agora q tal prática, da forma q usou antes ou dessa que imaginou, é contrária a uma votação ocorrida há algum tempo sobre a utilização de "bandeiras fantasiosas" e cores de clubes pra colorir artigos/tabelas.

Infelizmente, o uso de cores e bandeiras fantasiosas pra representar clubes deve ser evitado, segundo a votação. Garavello (discussão) 19h59min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Uso de cores é considerado como fantasioso. Vide por exemplo como eram as predefinições de Náutico, Santa Cruz, Flamengo-PE e Porto.
Infelizmente acho q o melhor mesmo é desistir da idéia, até pq se amanhã um clube mudar suas cores, como vai ficar? vai ter de alterar pras cores atuais ou os torneios conquistados com cores antigas tem de ser mantidos? E como fica a visão de um leitor de Portugal ou angola que não tem a referência do pq tem aquelas cores?
Por esses e outros motivos as bandeiras fantasiosas, seja com símbolos ou só com cores, foram banidas da Wikipédia. O q vc está fazendo é criar um outro tipo de "bandeira fantasiosa". Garavello (discussão) 20h33min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Apagar uma página

A predef {{lixo}} serve, mas como vc foi o criador da página talvez mais indicado seja usar a regra 7 da eliminação rápida, algo do tipo {{ER1|7|~~~~|Anexo não mais necessário.}}. Abraços e continue contribuindo! Garavello (discussão) 21h13min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Retiro o q disse, a explicação que vc usou na predef {{lixo}} já é explicativa o suficiente. Alegre Garavello (discussão) 21h16min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Liga dos Campeões

Fiz o seguinte... peguei a predefinição existente no artigo da wikipédia anglófona e adaptei pro português... Aí fica pra uso de todos os torneios da Liga que tenham esse formato de mata-mata. Garavello (discussão) 16h11min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Bandeiras fantasiosas

Pela votação q vc mesmo viu, bandeiras assim não podem aparecer na wikipédia. Tem todo o direito (diria até dever, hehehehehe) de tirá-las dos artigos q as contenham. Pode se quiser substituir pela bandeira do estado, como em Copa do Brasil de Futebol de 2008 ou até deixar sem imagem mesmo. Abraços! Garavello (discussão) 21h32min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Apenas um adendo, essa bandeiras dificilmente serão removidas do Commons, até pq são criações artísticas. Mas por ferirem direitos autoriais ou serem "falsas", não podem aparecer na Wikipédia. Por exemplo, esta aqui é usada em Userboxes e páginas de usuário, o q não tem problema. Se estivesse num verbete, aí sim tem de ser removida. Mas dos verbetes vc pode tirar toda e qq bandeira fantasiosa. Garavello (discussão) 21h35min de 13 de Junho de 2008 (UTC)
Acho q não há problema, pq Userboxes são coisas q aparecem em páginas de usuários, não no domínio principal. Garavello (discussão) 21h51min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Não tem como ser removidas da Wikimedia. Já houve uma votação e a maioria esmagadora quis a permanência. Guilherme Augusto Γουλιέλμος 16h36min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Re: Mapas - Brasileirões

Gostei da sua sugestão da padronização. Agora que ja tenho mais tempo vou aproveitar e ajudar nisso também. Abraços. Mateus RM msg 16h04min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Como funciona um bot?

Olá FilRB,

para fazer os artigos eu usei o pywikipediabot. Um abraço --Rei-artur 21h36min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Se você tiver conhecimento de inglês, há outra explicação em en:Wikipedia:Bot. A idéia do bot é fazer edições em massa, sempre (e somente) quando houver a necessidade. Como dizem, o computador é extremamente burro, temos que ensiná-lo a fazer tudo, mas é muito rápido e obedece direito =). --Leonardo Stabile msg 02h43min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos

Olá, FilRB! Para sua informação: Criei a Categoria:Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Boas contribuições. --Gunnex msg contrib 22h30min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Errei na criação --> novo: Categoria:Campeonatos mundiais de esportes aquáticos --> corrigindo. --Gunnex msg contrib 22h38min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Biografias (nadadores) por bot? Creio que não. Na dúvida --> Rei-artur D​ C​ E​ F. --Gunnex msg contrib 22h48min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

RE:Pergunta na página do Vini 17bot5

Caro FilRB, creio que não vale a pena traduzir os artigos com um bot. Alguns são curtos e sistemáticos, mas grande parte deles (veja o do do Brasil) é grande e, apesar de repetitivo, contém vários vocábulos diferenciados. Acho que para se obter um trabalho melhor, você poderia traduzir os artigos, se tiver interesse. Se ainda lhe sobra alguma dúvida, pergunte na Coordenação Robótica, onde há gente preparada para responder. Bom trabalho! Vinicius Siqueira MSG 20h38min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Ok. Se na época tiver menos ocupado, até dou uma mão, mas, atualmente, estou bastante ocupado também. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 21h06min de 10 de Julho de 2008 (UTC).
Ah! Dá tempo sim. Como eu disse grande parte dos artigos são curtos e repetitivos. Esperemos até o dia 22, então. Vinicius Siqueira MSG 21h27min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Projeto

Olá Fil. Boa idéia a de criar um projeto, mesmo que dê um pouco de trabalho para fazer sua manutenção. Você poderia criar no domínio Wikipedia:Projetos/Jogos Olímpicos, aos moldes de outros projetos, como o Futebol, Mamíferos etc. Não é preciso pedir permissão, mas logo que estabelecer o projeto, é recomendado que se anuncie na Esplanada/Anúncios para que o resto da comunidade tome conhecimento do mesmo e se motive a participar. Creio que o importante agora é criar e traduzir os artigos restantes, depois, fazer a atualização deles referenciando as novas informações, vigiar os vandalismos e falsas informações que serão inseridas ao longo dos jogos atuais nos artigos relativos e, depois, fazer a manutenção dos artigos. Não é pouco trabalho! Alegre Força! Abraços, Vinicius Siqueira MSG 01h14min de 12 de Julho de 2008 (UTC).

Re:Projeto

Olá FilRB! Obrigado pela força, realmente teremos muito trabalho! Creio que à medida que se aproximarem os jogos, mais gente vai entrar no espírito olímpico e colaborar. O importante é todos os artigos estarem criados até lá. A história (jogos passados) é que é um trabalho muito grande, mas durante os jogos creio que muita gente pode se interessar a completar os links vermelhos. Mas pode contar comigo, parabéns pela idéia do projeto! Abraços, Maurício msg 10h23min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Cerimônia de Abertura

Putz. Nem sei. Vou dar uma procurada. Se achar alguma coisa eu te aviso. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 22h13min de 17 de Julho de 2008 (UTC).

A única coisa que achei foi uma [wiki.answers.com/Q/What_is_the_order_for_the_2008_summer_olympic_parade_of_nations pergunta idêntica]. Vinicius Siqueira MSG 22h29min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Re:Europa

Olá, FilRB, boa idéia de evitar que façamos o mesmo trabalho em dobro... E a Europa deve dar trabalho mesmo. Eu ainda tenho que completar o Canadá e os Estados Unidos, que quis deixar para quando eu já estivesse um pouco mais engrenado. Mas quando sair a lista oficial, teremos que revisar todos os países, pois há muita informação incompleta, não é mesmo?

Penso que devíamos uniformizar também o nome de cada modalidade, de cada prova, de forma que as pessoas não se percam com nomenclaturas diferentes. Essa padronização a gente poderia já ter em mente antes da revisão de cada país (acho que lá para o final do mês tudo já deve estar definido, não?), para que na revisão já se fizesse também a padronização. Pensei em fazer essas discussões no projeto, mas enquanto houver tão pouca participação é mais rápido falar com quem decide! Abraços, Maurício msg 19h03min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Pois é, os nomes das modalidades deviam seguir um padrão. Eu, na medida do possível, procurei seguir o que está na página do esporte na olimpíada/2008, pois eu acho que as páginas que se referem a um esporte devem seguir a padronização definida no esporte. Eu percebi que na en-wiki, não há padronização. No judô, há alguns que nomearam as categorias por kg ao invés do nome. No atletismo, vamos usar 100 m, 100 metros, 100 metros rasos (o rasos eu estou usando nos 100, 200 e 400, mas temos que combinar um padrão). Na natação, 100 metros nado livre ou 100 metros livres. Eu acho que temos que temos que decidir isso na página de cada esporte e depois ver se nos países foi mantida a mesma nomenclatura.
Na en-wiki, até o número de esportes não tem regra (ora falam em 28, ora 31). Vamos considerar 31, os que estão relacionados em Jogos Olímpicos de Verão de 2008, certo?
Sobre o que fazer depois de completar os países, temos que dar manutenção, ir completando as informações, buscando fontes, controlando vandalismo. E fazendo outras páginas diretamente relacionadas com os jogos de 2008 que ainda precisam melhorar ou revisar. A história dos jogos é um trabalho muito grande, milhares de artigos, temos que ir fazendo à medida que o resto estiver em ordem, sob pena de nos perdermos na história e deixar os jogos de 2008 mal acabados, concorda? Maurício msg 19h39min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
Você é bem rápido, hein! Parabéns, já temos um avanço. Acho que poderia esclarecer sobre o ciclismo e a natação, se vamos tirar o pictograma do esporte e deixar só nas submodalidades ou também ter um pictograma para o esporte (o utilizado na página principal dos jogos). Quanto ao início "o país xxx participará", isso logo vai mudar, pois teremos que trocar por "participa" e depois "participou", mas tudo bem já termos um padrão agora.
Sobre usar 2 colunas, até fica mais estético, mas penso que depois vamos ao lado preencher o resultado de cada atleta (medalha, colocação, tempo conseguido, etc). Então parece que se tiver mais de uma coluna vai ficar pior. Dessa forma, quando comecei os EUA, deixei uma coluna só, o que acha?
Sobre o nome das provas, poderíamos ter uma página tal como Medalhas em disputa nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, onde relacionaríamos todos em todos os esportes e serviria de guia para os nomes que usaríamos. Maurício msg 20h20min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
Gostei desse artigo Resultados dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, substitui o que eu sugeri acima. Ele já poderia ser elaborado agora com todas as medalhas em disputa, então esse seria o nosso guia para a nomenclatura a utilizar para cada prova. Espero que tenhamos essa relação já feita antes de começarmos a revisar os países, pois ela vai facilitar muito a uniformização.
Quanto a usar tabela ao invés da predefinição col-2, acho que é muito trabalho, só para juntar um pouco mais as colunas... Mas isso são detalhes que se pode ir fazendo quando o principal estiver bem encaminhado. Maurício msg 11h55min de 19 de Julho de 2008 (UTC)
ok, sem esboço! Mas as informações completas só deveremos ter quando o site oficial publicar a relação dos inscritos, isso deve ser pelo fim do mês, não? Daí podemos colocar como referência o site oficial em todos os países. Maurício msg 13h58min de 19 de Julho de 2008 (UTC)

que vão aos jogos

Viva, parabéns pela série sobre os Jogos Olímpicos. Posso dar uma sugestão? Substitui "xxyyzz que vão aos jogos" por "xxyyzz presentes nos Jogos". É que quando os Jogos acabarem, fica o tempo verbal desactualizado, e assim não!! Alexg pqntc? 19h02min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

Viva, estava a falar do tempo verbal "que vão aos Jogos" no artigo Geórgia nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Mais uma vez parabéns por artigos sobre os J.O. Alexg pqntc? 16h39min de 21 de Julho de 2008 (UTC)


JO

Oi, eu estou momento envolvido num grande trabalho de alguns artigos de astronáutica e de guerra, mas prometo que ajudarei muito com relação a atualização de resultados e biografias de medalhistas quando os Jogos começarem. Abs MachoCarioca oi 19h50min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Pois é. Sei bem que estou inativo, mas eu estou ocupado com o concurso e com outras pendências. Assim que puder dou uma mão. Vinicius Siqueira MSG 21h07min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Página para cada medalha

FilRB, eu pensei que essas informações iriam para a página do esporte. Por exemplo, futebol ficaria com todas as informações do masculino e do feminino, só 2 medalhas. Assim, você pretende deixar a página do esporte apenas com os links para essas duas páginas das medalhas? Pelo que eu previa, a cada resultado, teríamos que atualizar a página do dia, do país e do esporte. Você quer trocar a atualização da página do esporte pela da medalha?

Ah, eu acho que a en-wiki vai querer fazer uma página para cada atleta! Isso seria um trabalho descomunal... qualquer participante dos jogos? Será que existiria informação disponível? Eu acho arriscado pensarmos nisso, talvez nos medalhistas (ou só nos medalhas de ouro...). Temos que ver quantos irão efetivamente estar atualizando, senão a gente não vai assistir nada, só ficar no computador atualizando!

O trabalho quando começarem os jogos vai ser grande sim, dois não dão conta. É bom ter bastante gente registrada ajudando, pois imagino que os IP´s vão querer atualizar, e nós vamos ter que ficar conferindo... Eu estou tomando um pouco de fôlego, depois de uma overdose olímpica nos últimos dias, mas já estarmos na reta final dos países, acho que podemos ter tudo pronto até o final de julho, para depois ficar só nos retoques. Maurício msg 22h02min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

É, eles estão começando esse trabalho agora... Talvez devamos esperar uns dias e tudo estará completo para traduzirmos pra cá! Lá devem ter dezenas ou centenas trabalhando no projeto, espero que consigamos mais colaboradores! Maurício msg 22h50min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Grã Bretanha Ou Reino Unido?

Sem problemas.FilRB,tenho uma dúvida sobre o artigo do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.Não seria melhor mudar para Grã Bretanha?Pois é com esse nome que o país compete e esse nome que está presente no codigo do COI.Pedrovitorh2 (discussão) 14h22min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Confesso que desde pequeno sempre fui um fanático pelos Jogos. Em época de jogos procuro a assistir a tudo o que posso e absorver o máximo de informação possível. Este ano inclusíve fui agraciado com um presente de aniversário, pois os jogos começam um dia após a data do meu aniversário. Essa vontade de aprender mais, e meu fanatísmo pelos jogos fizeram com que eu me inscrevesse no projeto. Conte comigo para o que necessitar. Em dias de semana normalmente costumo a dedicar-me as tarefas usuais, por causa do trabalho, tenho os fins de semana livres para pesquisar e criar novos artigos sobre o tema olímpico.

Abraços e boas. Mário Henrique (discussão) 20h00min de 24 de Julho de 2008 (UTC).

Convite

{{bv-ip}}, sendo que logo após a "caixa de boas vindas" eu já faria o convite... Garavello (discussão) 20h26min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Jogos Olímpicos

Olá FilRB, notei que você é um dos mais engajados com os artigos sobre os Jogos Olímpicos de Pequim. Estava iniciando o trabalho quando tive que me ausentar da Wikipédia por motivos particulares. Consegui retornar a tempo e vou reservar grande parte do meu tempo na Wiki sobre o assunto. Fico feliz que outros usuários também estejam contribuíndo, isso enriquecerá o conteúdo. Abraço, Jonas kam diga? 21h45min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)

Predefinição FlagIOCteam

Caro, você criou (ou modificou, confesso que não entendi) a predefinição:FlagIOCteam, mas as bandeiras antigas dos países não estão correspondendo como pode ser visto aqui, por exemplo (note que no quadro de medalhas onde usasse a predefinição:FlagIOC as bandeiras estão corretas de acordo com a época [disponível para os países que modificaram suas bandeiras através de Predefinição:Country flag IOC alias CAN ou semelhante]). Tentei fazer a alteração em FlagIOCteam mas não obtive resultado. Jonas kam diga? 22h37min de 6 de Agosto de 2008 (UTC)

Definitivamente também não me entendo muito bem com todos essas parâmetros, talvez um usuário com mais conhecimento possa nos ajudar (a Béria Lima ficou a disposição na página do projeto). Concordo em esperar até desafogarmos dos Jogos de Pequim, mas as modificações precisam ser feitas com prioridade para não comprometer a informação de grande parte dos artigos (e são muitos!). Jonas kam diga? 14h01min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)
Seguinte: A Predefinição está certa... o que está errado é a utilização dela... Estão usando a forma da wiki anglofona ao inves da forma da nossa wiki. Não dá para mudar a predefinição... pq são muitos afluentes afetados. O mais comum nesses casos é ou corrigir manualmente ou fazer um {{pedido-bot}}. (mas nao sei se dá para um bot fazer isso!) Pergunta aos operadores na coordenação robotica... se nao der me avisa que eu saio fazendo a mão mesmo! Haha. Béria Lima Msg 15h13min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)

Nomes de Artigos

Sugiro que os artigos diários sobre os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 sejam renomeados de "10 de agosto nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008" para "Jogos Olímpicos de Verão de 2008, 10 de agosto". Desta forma estes artigos aparecerão organizados na página da categoria Jogos Olímpicos de Verão de 2008 (Categoria:Jogos Olímpicos de Verão de 2008). Usar "08" em vez de "8" também ajudará.
Wellington Gomes (discussão|contribs) 01h07min de 9 de Agosto de 2008 (UTC-3)

Notei que você fez a alteração mas o resultado não ficou como eu imaginava. Os artigos ficaram separados entre os que começam com "0X" e os que começam com "1X", e depois virão os que começam com "2X". Talvez seria melhor colocar a pavalha "Dia" na frente, assim todos ficariam na letra "D", ou colocar mais um "0" na frente para todos ficarem no número "0" ou ainda colocar uma marcação do tipo "!", mas não sei se ficaria bom. Wellington Gomes (discussão) 18h07min de 9 de Agosto de 2008 (UTC)
Feito. Fiz as alterações nos artigos e agora está tudo ok pra mim. Acho que você também vai gostar =D. Clique aqui e dê uma olhada. Wellington Gomes (discussão) 03h08min de 10 de Agosto de 2008 (UTC)

Grã-Bretanha e Reino Unido

Por favor, corrija a predefinição {{MedPequim2008-10primeiros}}. O nome do país é Reino Unido, não Grã-Bretanha. A Grã-Bretanha é uma parte do Reino Unido. Obrigado, Mschlindwein msg 20h44min de 10 de Agosto de 2008 (UTC)

Acabei de ver o verbete Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, onde é informado que o COI chama o Reino Unido de Grã-Bretanha... Mas que barbaridade... A Irlanda do Norte não faz parte da Grã-Bretanha, mas é parte do Reino Unido... Os atletas da Irlanda do Norte, segundo o COI, representam quem e são indicados como? Mschlindwein msg 20h52min de 10 de Agosto de 2008 (UTC)

Predef AbrevIOC

A questão é que se vc não permitir o campo em branco nesta predef, na Predefinição:Medalhistas aparece o código da AbrevIOC. isso impede q se deixe a predefinição Medalhistas já colocadas em competições que ainda não terminaram. Eu notei isso qdo estava atualizando o Boxe, ficava uma linha +- assim:

Ouro [[Imagem:imagem_da_bandeira_{{{1}}}]]{{{1}}}

Então para os casos de já deixar os códigos prontos, principalmente na predef Medalhistas, é necessário que a predef AbrevIOC aceite o código em branco. Garavello (discussão) 18h37min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

FlagIOCteam

Olá Fil, passei só para avisar que descobri o que estava acontecendo com as bandeiras, acontece que o novo parâmentro também deve ser alterado nas predefinições Country flag IOC alias, de Summer/Winter, para Verão/Inverno. De qualquer forma teremos que modificar todos os artigos e predefinições manualmente. Jonas kam diga? 23h50min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

Notei que tentou alterar uma das predefinções, mas já as ajeitei. Agora {{flagIOCteam|GER|Verão de 1920}} gera Alemanha Alemanha (GER) e {{flagIOC|GER|Verão de 2000}} gera AlemanhaGER Alemanha, por exemplo. Além dessas também corrigi a prefinição flagIOCathlete ({{flagIOCathlete|[[John Boland]]|GBR|Verão de 1900}} para Grã-BretanhaGBR John Boland). Assim que terminar os Jogos de 2008 irei alterar os parâmetros em todos os artigos e disponibilizarei os códigos na página do projeto para auxiliar nas edições (exemplo).

Outra coisa, agora para gerar as páginas correspondentes devemos usar o parâmetro Verão de xxxx, não mais Verão|xxx, ao final da predefinição. Qualquer dúvida, contacte-me. Jonas kam diga? 23h52min de 12 de Agosto de 2008 (UTC)

Re:IP estranho

Oi, se o IP não está fazendo nada errado, não vejo problem em que ele colabore, as pessoas não precisam ter um nick para colaborar. tem muitos editores que colaboram aqui como IP há muito tempo. Viu alguma problema nas edições dele? MachoCarioca oi 21h23min de 15 de Agosto de 2008 (UTC)

Isimbayeva

Cara, acho que você fez besteira, tava certo o nome da atleta - Yelena Isimbayeva - em português tem sim o Y no sobrenome, você causou a maior confusão pois existem vários artigos redirecionando para o nome com Y que está na Wikipédia a bastante tempo, conserte isso rapidamente por gentileza, obrigado. Net Esportes (discussão) 17h51min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

FlagIOC3

Feito - {{flagIOC|GER|Verão de 1936}} gerando AlemanhaGER Alemanha Jonas kam diga? 00h00min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá FilRB. Esse 4º parâmetro (opcional) é o tamanho da imagem. Deixei o default como o tamanho definido (20px), mas é possível (agora) alterar o tamanho. Em alguns lugares o tamanho usado é 31px, mas a predef. usava tamanho fixo. Abraços Mwaldeck msg 19h47min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

O correto seria {{EsporteOlímpico|Natação|Verão de 1960|100m livre|30px}}, ou seja, 30px. O 3º parâmetro, ou seja, "100m livre" aparece ao lado do nome (tipo ginástica onde há olímpica, rítmica e trampolim). Isso eu não alterei, já existia. Por isso usei o 4º parâmetro e não o 3º. Veja o resultado:
Natação  (100m livre)
Abraços Mwaldeck msg 20h06min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)
Eu nem tinha visto o 3º parâmetro por esse lado!!!! Sempre que quiser, faça contato. Abraços Mwaldeck msg 20h23min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Tabela dos 10 primeiros

Reparei que não fui o único a sugerir a inserção dos resultados de Portugal e do Brasil na tabela dos 10 primeiros. O que induz os utilizadores a sugerirem esta alteração é porque não há qualquer menção aos 10 primeiros lugares no texto do artigo dos JO2008. O mais lógico seria mudar o nome à predefinição ou então criar outra. Acho que relevante introduzir a classificação dos países lusófonos aparecer.JF (discussão) 21h15min de 22 de Agosto de 2008 (UTC)

Re: Sugestão para modificar as {{Infobox Olympics (Portugal)

Era praticamente essa a minha sugestão, incluindo também a imagem do total de medalhas lol :)

Cdmafra (discussão) 16h16min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)Cdmafra

Jogos Olímpicos

Olá. Venho neste momento para duas coisas:

1º Eu gostaria de lhe pedir uma opinião. Recentemente conclui os quadros de medalhas das olímpíadas de verão e inverno. Gostaria de saber se eles estão bem formatados e com facil entendimento.

O Segundo motivo que me traz até aqui, é para falar que continuarei trabalhando no projeto, e me colocar a disposição para trabalhar em qualquer ponto do projeto que necessite de ajuda.


Atenciosamente. Mário Henrique (discussão) 18h47min de 27 de Agosto de 2008 (UTC).

Ajuda

Oi! Criei este artigo e alterei este artigo, só que não estão com boa imagem....vc podia dar-me uma ajuda a melhorá-los?

Cdmafra (discussão) 20h31min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)Cdmafra

Userboxes e tabelas

Olá, FilRB. Desculpe-me pela demora (2 meses!) na resposta; mas você editou a versão arquivada da "minha" página de discussão, e não a versão "atual" (o que me passou despercebido - não deveria) ...

Quanto às userboxes; tenho de lhe dizer que não entendo absolutamente nada de HTML, apenas do que se pode saber sobre tabelas nesse código.

Quando fiz as tabelas de Usuário Discussão:Vinte e Dois e de Usuário:Vinte e Dois, só queria montar essas mesmo, não tinha a intenção de aprender códigos para tabelas posteriores em artigos. Por isso, reuni informações daqui (conforme indicado à época pelo meu ex-tutor), de uma página cujo conteúdo hoje em dia pode ser achado (com algumas modificações) aqui e ,possivelmente, de outros locais dos quais não me recordo. "Bati a cabeça" e "aprendi na marra", depois de algumas tentativas - usando tanto HTML quanto Wikicode - cheguei às referidas tabelas de userboxes.

Percebo que hoje em dia sua página de usuário está organizada por meio de tabelas em wiki, não sei se ainda posso (ou se alguma vez pude) te ajudar. Qualquer coisa...

Vinte e Dois msg 23h49min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Não, obrigado. Não tenho tempo para participar; mas a estruturação do projeto é realmente muito boa. A propósito, conheces o Wikipedia:Conselho de WikiProjectos? (cara-de-pau não, propaganda...) Seu projeto é um exemplo de boa organização e funcionalidade, nos moldes do que "recomendamos" lá no Conselho. Dê uma olhada aqui; talvez ache interessante.

Vinte e Dois msg 00h55min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)

Re: Dois projetos separados?

Não, pois os Jogos Paraolímpicos não são a mesma coisa do que os Jogos Olímpicos, não? Há muitas coisas que se tem que fazer relacionado aos Jogos Paraolímpicos, e que já estão feitas nos Jogos Olímpicos.


Cdmafra (discussão) 09h58min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)Cdmafra


Páginas a eliminar

Olá...Venho por este meio solicitar que vote a favor da eliminação de duas páginas que criei por engano, pois segui o link de página inexistente errado:

1 - Predefinição:RSAA *

2 - Predefinição:HKGA **

Assim sendo, estão aqui as paginas de votação

1 - Wikipedia:Páginas para eliminar/Predefinição:RSAA *

2 - Wikipedia:Páginas para eliminar/Predefinição:HKGA **


Nota - Os * fazem a correspondência entre a página e a página de votação :)


Cdmafra (falem) 19h12min de 3 de Setembro de 2008 (UTC)Cdmafra

RE:Atualização dos países

Olá FilRB. Para ser sincero, nem tinha visto o esquema da en-wiki. Segui o esquema do Brasil. E ele me parece muito melhor, se você me permite. E por que? O artigo é sobre o país, as modalidades disputadas e seus atletas. Se você usa um resumo a informação fica dispersa. Não há uma informação por atleta e o leitor é obrigado a ficar buscando a informação em cada modalidade (e é o que estou fazendo). O caso específico do judô é um problema. Eu estava a pouco pensando numa maneira de melhorar isso, já que no artigo da Grécia estou quase chegando lá. Não achei uma solução, mas continuo pensando. Vamos ver se consigo. Aproveitando sua dica vou olhar a en-wiki.

E eu não concordo, mais uma vez se você me permite, com o seu comentário "É claro que casos como Brasil, Portugal e outros países lusófonos até justificam um detalhamento maior - afinal, é para esses países que é feita a pt-wiki." Acho que fazemos para esse países, mas não só sobre esses países, senão não teríamos artigos de cidades, pessoas, etc de outros países. Se há a possibilidade de se detalhar um artigo, por que não? Eu até gosto de editar/criar artigos relacionados a outros países, onde o interesse é menor.

Abraços Mwaldeck msg 02h09min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá FilRB. Eu entendi o que você quis dizer, apenas dei uma "provocada", no bom sentido. Voltemos a questão. A minha questão é que, por exemplo, você coloca assim (pegando apenas uma linha do seu exemplo):
Surgem as dúvidas: eliminado por quem? E como foi? E para responder a essas questões o leitor tem que ir na página do boxe (acho que sem o link, o leitor fica "vendido"), procurar o tal atleta (podemos ter mais de um) e ver os confrontos.
Como nós já estamos montando o artigo e temos essas informações "na cara", porque não facilitar a vida do leitor? É o caso da tabela. É uma forma de ver os artigos das modalidades na visão dos atletas/países. Dá mais trabalho? Dá. Não é à toa que estou um tempão no artigo da Grécia (escolhi mal, já que são muitos atletas). Na minha visão, a informação fica completa e não pela metade. Não é que na forma que você propõe não há informação. Há sim e muita, mas não toda.
É mais ou menos como um esboço. Eu normalmente não gosto de montar um artigo como esboço. Eu pego toda a informação possível e só depois monto o artigo. Tem pessoas que montam um esboço e vão agregando informação, mesmo já tendo toda a informação. No final dá no mesmo, mas são abordagens diferentes. Eu vejo de uma forma, você de outra. E isso é bom, mesmo que em alguns momentos passemos por divergências, mas se todos pensássemos igual, qual a graça?
Abraços Mwaldeck msg 19h48min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)
Concordo, mas isso inclui o caso do artigo do Brasil também? Ou o nosso padrão será um para o Brasil (e lusófonos) e outro para os outros? Abraços Mwaldeck msg 20h12min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)
Calma. O que está feito, está feito. Depois voltamos lá. Vamos seguir em frente. Acabamos os países que estão faltando no esquema de tabela e depois revemos os antigos. Acho melhor, não? Abraços Mwaldeck msg 22h17min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Reverter e desfazer

Basicamente, são coisas iguais por aqui. Quando vc desfaz uma edição anterior, vc a reverteu para a anterior a ela. Coisas da Wikipedia :-) Abs MachoCarioca oi 13h37min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

JO2012

Olá, porque é que apagaste quase todas as informações do artigo Jogos Olímpicos 2012 --João P. M. Lima (discussão) 20h52min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

ok, mas posso por então, secções reduzidas né? --João P. M. Lima (discussão) 21h32min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
Tava assim tão mal lol, eu quando fiz, começei bem, só que depois começei a cansar-me com aquilo lol, secalhar devia ter editado mais uma semana e ter ficado bem editado lol desculpa --João P. M. Lima (discussão) 21h41min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
olha já agora, como é que eu posso por uma espécie de "anúncio" em vários artigos, dizendo que aquele artigo pertence ou faz parte de projecto x? --João P. M. Lima (discussão) 21h41min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
ok, obrigado --João P. M. Lima (discussão) 21h52min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
Ps.: a partida ta fixe lol, cai duas vezes, já tava a ver que tinha a minha conta toda marada xD
lol, na boa. Tipo pusses-te na página do teu perfil, uma coisa que nos faz pensar que temos novas mensagens lol, eu cai, e ia-me para aquele artigo lol, já pensava que a minha conta na wikipédia estava maluca lol --João P. M. Lima (discussão) 22h02min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
lol, eu cai bem, e agora para te mandar esta nebsagem, também ia caindo outra vez lol --João P. M. Lima (discussão) 11h18min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

Paralympic flag.svg

Pode sim, ela foi carregada no Commons em 7 de setembro e como nenhum administrador a removeu quer dizer que as licenças são válidas e podem ser usadas na wp:pt. O símbolo do IPC tem o mesmo significado dos anéis olímpicos para o COI, então acredito que será mantido no Commons. Inclusive para os artigos sobre os Jogos Parolímpicos deve ser usado esse símbolo, não os anéis olímpicos. Jonas kam diga? 18h14min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

Votação polêmica

estou precisando do teu voto na questão aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:P%C3%A1ginas_para_eliminar/14_de_Setembro#Novidades. Trata-se de caso grave de apologia ao nazismo. Abraços, Junius (discussão) 23h56min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

Projecto Jogos Olímpicos

Como é que me adiciono ao projecto como colaborador? Oskulo (discussão) 00h12min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Agradecido pela informação. Oskulo (discussão) 13h28min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Box

Mantida, os dois votos tbém são pra manter a userbox. Abs MachoCarioca oi 05h08min de 14 de Setembro de 2008 (UTC)

Unificação

Sou favorável à sua proposta, contudo existe uma pequena coisa que podia melhorar: como existem Olimpíadas de Verão e de Inverno, podiam existir Paraolimpíadas de Verão e de Inverno. De resto pode avançar já! Quando estiver tudo criado, dê-me o link da nova página do projeto :)!

Cdmafra (falem) 19h01 UTC de 14 de Setembro de 2008

Sanção

Fala grande FIRB, o nosso Barão de Coubertin hehe. Nada pessoal, é para todos, proponentes e votantes-pró, sempre comento isso sobre aquela seção que em essencia considero infantilóide (quem se sente insultado numa tela de micro por um nick? ), nazi-fascista, pois é usada por alguns, em grupo, pra pegar seus desafetos - que m udam de voto e posições dependendo de 'quem' é a vitima, o que torna a seção imoral - e ridicula em essencia. A acho uma Excrescência do projeto e como afirmou, fonte de stress e rixas. Acho a seção constrangedora pelo conjunto da obra. Vc pode sim retirá-la a hora que quiser, pois foi quem a propôs, é sp arquivá-la. O Junius é só um gozador, nada ver essa de 'insultos", está levando tudo muito a sério, relaxa campeão, isso não leva a nada. Vamos trabalhar. Vou sair, se quiser te explico depois de maneira mais complexa essa coisa toda. Abs MachoCarioca oi 20h55min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Re:Novo Projeto

Muito obrigado ;) Cdmafra (falem) 21h06 UTC de 19 de Setembro de 2008.

Alterações indevidas

Angola nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008: Eu fiz o respectivo comentário, na página do protejo. Agradecia que não voltasse a alterara-la e vá ver o porque. Atenciosamente Oskulo (discussão) 23h42min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)

Eu não discordo das formas de escrever dos editores portugueses ou brasileiros, nem sequer altero nada nos outros artigos. Agora me desculpe, mas um artigo sobre Portugal/Angola escrito em brasileiro não tem lógica nenhuma. Imagine que eu tinha escrito o artigo sobre a participação do Brasil nos jogos Olímpicos em portuguêsPT? Iria gostar? Claro que não, porque não ia entender nem metade do que lá estivesse escrito. Uma coisa são artigos genéricos, outra são artigos especificos sobre um determinado país. Oskulo (discussão) 00h27min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá FilRB! Por que mudou os nomes? Łυαη fala! 19h35min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)

FilRB, perceba os nomes utilizados em Anexo:Lista de países por código do COI (veja as obs "designação do COI"). China Taipei é em inglês, em bom português é Taipé Chinês. E outra coisa, prefira sempre a grafia em português (ou seja, Zimbabwe-en, Zimbábue/Zimbabue-pt.); afinal, estamos na pt.wikipedia.org - Wikipédia lusófona / em português. Grafia alternativas servem de redirecionamentos, pois é pra isso que eles existem. ;D Então se pudesse rever a modificação, eu ficaria agradecido. Um abraço, Łυαη fala! 23h20min de 22 de Setembro de 2008 (UTC)

Monobook

Problemas para usar? Queres ajuda? Béria Lima Msg 15h26min de 26 de Setembro de 2008 (UTC)

Mas o que querias instalar qual script? Eu não sou garoto de progama mas posso tentar ajudar-te! E não precisa de curso de programação não menino... deixa disso! :P
Recifense? Uia... Precisamos marcar WikiEncontro!
Beijos para ti, Béria Lima Msg 19h12min de 26 de Setembro de 2008 (UTC)
Quer que eu faça tua página de monobook? Posso tentar melhorar ela... me permite? Béria Lima Msg 01h51min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

RE: Universíadas

Olá FilRB. Pois é, tenho trabalhado "as escondidas". Com aquele papo todo sobre "Universíade" x "Universíada", acabei me "embrenhando" por lá. Como não há quase nada de efetivo por lá, estou dando uma atualizada primeiro para poder abrir o subprojeto. Acho que ainda essa semana vou fazer isso. Ainda nem temos a imagem de referência (como os anéis Olímpicos, que é usado em alguns lugares). Aliás, você conhece alguém que poderia montar essa imagem? Minha experiência nessa área é pífia. São 5 estrelas nas mesmas cores dos anéis. Abraços Mwaldeck msg 20h14min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

Esse logo é da FISU que é o equivalente ao COI. E como todo logo, só via fair use que não é o nosso caso (ainda). O das Universíadas é formado por essas 5 estrelas alinhadas, veja aqui. Abraços Mwaldeck msg 20h35min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)
O logo da FISU não, assim como qualquer logo. Na wp-pt não há fair use, logo não podemos usar nenhum logo (exceto do governo brasileiro, não sei sobre Portugal). Porém as tais estrelas, como os anéis olímpicos, podem sim, desde que sejam refeitos e não copiados dos sites oficiais. Os dos sites oficiais estão sobre copyright. Por isso, minha idéia é refazer (usando a extensão SVG, vetorial). Assim nas predefinições, onde estão os aneis, coloco as estrelas. Abraços Mwaldeck msg 21h14min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)
Ah, foi mal. Copiar eu sei que não pode. Acho que este segue o mesmo princípio dos anéis olímpicos, do logo das paraolimpíadas e por aí vai. Se bem que esse dois foram feitos pelo Barão de Coubertin. Não sei se esse poderia ter copyright. Vou fazer uma pesquisa sobre o assunto. Abraços Mwaldeck msg 21h32min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá FilRB. Não falei que que isso não ia dar certo? Veja aqui e aqui. O nosso velho conhecido de novo na polêmica. Assim fica difícil! Desculpe o desabafo, mas... Abraços Mwaldeck msg 13h50min de 30 de Setembro de 2008 (UTC)

  • A polémica só existe na vossa cabeça. Se me mandaste bloquear (o que não foi nada simpático da tua parte, até porque depois de esclareceres as coisas não voltei a alterar o artigo) por fazer uma alteração semelhante, que direito tem o Mwaldeck de fazer o mesmo que eu fiz e não ser penalizado por isso? Estou bastante descontente contigo e com a Wikipédia Brasileira (sim brasileira, porque chego à conclusão que de lusófona não tem nada). Sou uma pessoa razoável e aceito conselhos e discussões, agora quando começam a fazer as coisas à força porque são todos brasileiros e o podem fazer e os outros coitadinhos (o meu caso e outros) não o podem isto deixa de ter piada. Para começar o que conseguiste com o bloqueio foi fazer-me perder a vontade de participar no projecto depois foi a falta de vontade de aturar sem mais nem menos prepotências. Para prepotentes, prepotente e meio, não tenho problema nenhum em aliar-me ao séquito do tosqueira e começar a eliminar tudo o que é feito por aqui. Peço-te por isso, caso estejam interessados num colaborador e não num chato, que nos acalmemos todos e fumemos o cachimbo da paz ok Oskulo (discussão) 01h32min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá FilRB! Oficialmente o COI lista como biatlo esse esporte disputado em 1924 [2]. Porém as outras wikipédias denominam de patrulha militar, na wp:en inclusive existe um artigo sobre a modalidade. No artigo diz que o biatlo surgiu da patrulha militar, mas o esporte é basicamente o mesmo, sendo a patrulha ainda disputado em competições militares. Minha dúvida é se devemos mover o artigo para Patrulha militar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924 ou manter como está? Jonas kam diga? 02h15min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

Como disse ao Oskulo, também fiquei mais inclinado por biatlo. Cabe apenas um redirecionamento portanto. Jonas kam diga? 15h23min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

RE: flagIOCathlete

Olá FilRB. Ajustei. É que a dita cuja não repassava para "Country flag IOC alias xxx" o 3º parâmetro, no caso, "Inverno de 1924". Assim, sempre retornava a bandeira "default", ou seja, a atual. Abraços Mwaldeck msg 21h44min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

Bate no ceguinho, bate

Se a prepotência paga-se imposto estavas todo carimbado. Eu (e desculpa falar assim mas as evidencias provam-no) que sou Angolano, não tenho voto na matéria e se altero um arquivo, enriquecendo-o e melhorando, mas o escrevo em português em vez de brasileiro, sou criticado alteram o que escrevo e bloqueiam-me. Por outro lado, se é um dos teus amiguinhos brasileiros a pegar num artigo escrito em português e o reescrever em brasileiro já não à problema ele nem sequer é criticado nem bloqueado, pelo contrário é elogiado e, se eu altero uma linha que seja desse artigo, sou criticado vilipendiado e ameaçado. deixemo-nos de hipocrisias ok. quando me adicionei ao projecto, bastavas teres dito: Desculpa lá meu, mas nasceste no continente errado, vai pastar para outro lado que este chiqueiro é nosso... E eu, civilizadamente, tinha-me borrifado para vocês e ia para outro lado. Mas como não gosto de hipocrisias espero que a vossa atitude mudo ou senão começo a utilizar as mesmas armas que vocês. Atenciosamente Oskulo (discussão) 22h06min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

Critérios de notoriedade/desporto

Solicito revisão do seu voto em algumas questões (a questão 6 por exemplo) onde a pergunta já foi melhor esclarecida ou reescrita. obrigado. Leandro Rocha (discussão) 04h46min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)

Re:Imagem

Toda imagem carregada no Wikimedia Commons pode ser usada na wp:pt. Para saber basta verificar se existe a tag do Commons no arquivo, o que é o caso da imagem em questão. Se não existir a tag significa que a imagem foi carregada apenas na wp:en, ou nas Wikipédias que não possuem restrição ao fair use. Note que os logotipos de todas edições dos Jogos Olímpicos estão na wp:en, por exemplo, o que não pode acontecer por aqui. O Commons só aceita imagens cujos diretos autorais são permitidos, portanto todas as imagens lá carregadas são aprovadas para uso livre em todas as Wikipédias.

Mas tentar o esquema de [[Imagem:XXX...]] que você mencionou também funciona, já que Imagem é apenas para a wp:pt. Jonas kam diga? 19h38min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)

ER

Por favor, não se esqueça de informar a regra de eliminação. Para redirect indevido, ER#9, ok? Boas. Yanguas Seja sucinto. 17h11min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)

RE: Calendário

Ok então. Corrigi a posição do calendário até o dia 11, partes do texto estão no futuro e precisam sem consertadas. Bom trabalho. Jonas kam diga? 20h10min de 9 de Outubro de 2008 (UTC)

Jogos Olímpicos de Verão de 1896

Editando muito? Preferia lhe poupar de mais trabalho, mas venho para esclarecer pontos sobre os artigos das modalidades nos Jogos Olímpicos de 1896, mais precisamente esses: Atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896 e Esgrima nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896. Você iniciou o processo de padronização para o novo formato e precisou retirar os detalhes dos eventos para movê-los para páginas a parte. Até aí tudo bem, mas acontece que já se passaram alguns dias e tais páginas ainda não foram criadas. Isso siginifica retirada de conteúdo válido sem justificativa (apesar de termos uma justificativa). Não estou querendo ser chato, inclusive me coloco a disposição para criar as páginas, acontece que não sei se você pretende fazer alguma alteração no modelo das tabelas, pois pretendo apenas mover o conteúdo já existente. É isso. Jonas kam diga? 02h30min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Wikiatividade

Olá FilRB. Eu não sabia do Wikiatividade não. Na verdade tenho tido pouco tempo para Wiki por causa do trabalho e esse pouco tempo tenho usado na Universíada de Verão de 2007 e no Campeonato Mundial de Futsal de 2008. Entro edito e saio. Com relação ao Wikiatividade, como disse meu problema hoje é tempo, principalmente essa semana. Estou com entregas/apresentações (trabalho com TI) para esta semana e não sei se tenho tempo de te ajudar. Gostei muito de ter sido convidado, mas não sei se consigo ajudá-lo, minha preocupação é atrapalhá-lo. Além disso, o artigo escolhido tem "zilhões" de links vermelhos. Tem alguma chance de ajustá-los antes do prazo? Será que posso de ajudar "azulando" alguns links sem alterar o artigo principal? Abraços Mwaldeck msg 14h51min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)

Pode. Abraços Mwaldeck msg 16h32min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)
Dois comentários sobre o artigo:
  • Quadro de medalhas: não pode seguir o padrão dos Jogos de 2008?
  • Nações participantes: idem?
Estou atacando os links vermelhos dos atletas (já fiz Cathy Freeman - Tocha Olímpica e vou fazer Inge de Bruijn), ok? Não seria legal criar um "Tarefas" como sua subpágina (tipo Usuário:FilRB/Sydney 2000? Assim não fazemos a mesma coisa. Abraços Mwaldeck msg 19h33min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)

Agradeço que tenha iniciado a criação desses artigos. Ainda não comecei porque estou comprometido com o Campeonato Mundial de Futsal de 2008 e as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 durante essa semana.

Outra coisa: por enquanto não recomendo utilizar a predefinição {{Medalhistas}} nos artigos, já que ela não gera as bandeiras de forma correta. Talvez seja necessário adicionar um novo parâmetro, do tipo edição = Verão de 1896, para que seja possível associar as bandeiras de acordo com os anos. Jonas kam diga? 23h17min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)

Muito bom, peço desculpas por não ter atualizar os artigos como me comprometi. O problema em algumas página com uso da {{flagIOCathlete}} é o mesmo que em outros que eu já estou a corrigir: alterar o parâmetro XXXX Summer para Verão de XXXX. Abraço. Jonas kam diga? 14h09min de 18 de Outubro de 2008 (UTC)

RE: Correções em predefinição

Olá FilRB. Acho que você já arrumou a {{Medalhistas}}. É exatamente esse o problema que te disse: pouco tempo. Desculpe-me pela demora na resposta, ok? Abraços Mwaldeck msg 21h05min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)

Feito. O lance é a sintaxe do IF: {{#if: condição | então | senão }}. Se você colocar o caracter "|" dentro do IF dá pau. Para esse problema, temos a {{!}}. Fica complicado de alterar/entender, mas resolve. Abraços Mwaldeck msg 21h33min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)
Fica horrível, mas... Com a prática... não adianta nada, continua complicado, mas pelo menos se entende. Abraços Mwaldeck msg 21h41min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)

RE: flagIOCathlete

Olá FilRB. Vou fazer os ajustes nos artigos da Universíada. A única questão é que, numa próxima vez, discuta antes. Essa predefinição é usada em muitos artigos e, até que sejam acertados, eles ficarão totalmente desformatados. Minha sugestão é que se desfaça as suas alterações até que tudo esteja corrigido, mas vou deixar isso para o seu bom senso. Abraços Mwaldeck msg 16h58min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

FilRB, vou ter que passar em vários artigos sobre a Universíada (essa é a predefinição mais usada). Tudo bem que é só substituir, mas até lá os artigos vão ficar todos ferrados? Pense nisso (volta, depois que tudo estiver certo, recolocamos os links). Eu já estou trabalhando nisso, mas preciso de tempo e não vejo urgência nesses links.
Quanto a inscrição, precisa ser agora? Você tem consciência que vão contar os links vermelhos e ficar reclamando. Pelas regras ainda temos uma semana, não quer esperar mais um pouco? Por mim esperamos, mas você quem sabe. Se você quiser colocar estou contigo. Abraços Mwaldeck msg 22h33min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

destaque Recife

Aê FilRB, faz uma forcinha para destacar o artigo da cidade. Dá pra deixar ele legal para fazer o destaque. Eu te ajudo. David Andrade (discussão) 05h52min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)

Sanção de Insultos contra Opinoso e Quissamã

Convido-o a votar em:

--Quissamã (discussão) 08h10min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)

Reformulação do Portal Comunitário

De modo a integrar algumas ideias que têm passado pela Esplanada, fiz uma proposta para reformular o Portal Comunitário. O objectivo é dinamizar a colaboração entre wikipedistas. Tentei pegar um pouco no layout do Estaleiro, e na estrutura da versão inglesa. Há alguns espaços em branco que poderão ser preenchidos, ou adicionando ligações e texto que me escapou, e/ou mudando secções de sítio. Se alguém quiser opinar, melhorar a proposta, dirijam-se a Usuário:GoEThe/Novo_Portal_comunitário. Sintam-se à vontade para editar a página directamente. GoEThe (discussão) 16h01min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Sydney 2000

Olá FilRB. Eu percebi. Tive vários "conflitos" (de edição) com ela, mas a ajuda foi boa. Estou atacando agora os atletas. Abraços Mwaldeck msg 21h36min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá, FilRB! Criei a Categoria:Campeões olímpicos para abrigar campeões olímpicos (verão/inverno) por nacionalidades. Peço pela consideração da categeoria em artigos novos. Aos poucos vou criar subcats para países relevantes (uma ajuda é bem vinda). Na enwiki, esta categoria é um subcat de en:Category:Olympic medalists com uma árvore de (sub)cats extensa, das quais algumas no ver redundantes (a avaliar ainda). Abraço. (cópia: ver também Wikipedia Discussão:Projetos/Eventos multi-esportivos)--Gunnex msg contrib 09h27min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)

Convite

Nossos sinceros cumprimentos, Sir Lestaty de Lioncourt (talk) 20:40, 21 October 2008 (UTC) em nome da Wikinotícias.

Sydney 2000 II

Olá FilRB. Feito, tudo "azulado". Pode inscrevê-lo. Abraços Mwaldeck msg 01h50min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Jogos Olimpicos

Meu caro Barão de Coubertin, o problema no artigo, na minha opinão, é simplesmente incontornável. É o tipo de artigo que não pode ser feito de maneira perfeita sem o uso restrito de conteúdo (vulgarmente chamado de fair use) aqui. Deixa a desejar sempre, começando pelo logotipo oficial e não um foto dele numa parede. E existem milhares e milhares assim aqui, prejudicados por isso, principalmente os dos Jogos Olimpicos, dos quais fiz a maioria dos textos ainda existente, nos mais antigos, mas acabei perdendo a vontade de trabalhar neles por ver a falta que o fair use faz para eles, o que acaba endo frustante par quem se liga tanto no acabamento do artigo. É uma das seções aqui que eu mais queria fazer à vera, mas esse problema de que sempre estarão incompletas, me tirou toda a disposição e por isso fui me dedicar mais aos astronautas e ao programa espacial, cujas imagens, da NASA, são 'livres". (e ainda me frusto com os soviéticos, não 'livres" , que piada). Este artigo só pode ser destaque por um critério baixo. Não é o meu

É isso, sinto, nada pessoal como deve entender. Abraço MachoCarioca oi 19h53min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

É verdade, eu sou cômico, mas o dia que tiveres que ganhar a vida vendendo qualidade absoluta, se for por este caminho profissional, talvez deixe de me achar cômico. Abs MachoCarioca oi 23h02min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá, FilRB!

Pode dar uma olhada no que aconteceu em Roberto Maheler? Estranhamente não aparecem categoria e esboço, diferentemente dos seus outros artigos, e não percebi o por que. Houve quebra em alguma predefinição?

Abraço, Daimore msg 19h02min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Grande FilRB!! Se tinha uma coisa que me deixava com a pulga atrás da orelha eram esse títulos fora de padrão em Ginástica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. As modalidades da ginástica especificadas em parênteses realmente não era a melhor forma. Até pensei em mover por conta própria, mas alguém do projeto poderia chiar. Jonas kam diga? 02h34min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá FilRB,

Hoje é o último dia para colocar os artigos nas WP:EAD, o prazo termina às 23:59h UTC mas poderá continuar a editar o artigo durante toda a votação. Boa sorte e vença o melhor. Rei-artur 09h34min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Artigos sobre olimpíada

FilRB (cada vez que ouço falar deste nome me lembro da sanção de insultos do Junius D​ C​ E​ F, ele te chamava de FIRB e de Firb, rsrsrsrsrs), gostaria de saber como você acha uma lista de artigos pedidos sobre "tal país nos jogos olímpicos de XXXX". Gostaria também de te ajudar a criá-los, para chegarmos o quanto antes aos tão esperados 500.000

Sds,

MaqeoCafé-Coffee-Kawa? 02h29min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

ref. a eliminação de artigo escoteiro

Prezado Felipe

Solicito que se possível apoie o meu artigo referente ao Grupo Escoteiro Caiapós. Estou escrevendo um livro sobre os cinqüenta anos do mesmo que possui diversos tópicos que dizem respeito a história da participação do escotismo e do próprio Caiapós. Histórias como o apoio voluntário a Universíada de Verão de 1963 que pretendo editar tambem, entre outros momentos importantes. Infelizmente o artigo já foi eliminado uma vez, mas foi reeditado com mais detalhes aos quais ainda serão somados novas histórias. Peço esse voto de confiança para que possamos despertar o interesse nos jovens sobre o trabalho que está sendo realizado pela Wikipédia. Conto com seu apoio se possível. Wikipedia:Páginas para eliminar/Grupo Escoteiro Caiapós

Atenciosamente.

Pfssouza (discussão) 15h09min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)

Jogos Olímpicos de Inverno

Olá! Vi que a predefinição {{FlagIOCteam|URS|1980 Winter}} está com problemas, pois ela dá um link no caso para "União Soviética nos Jogos Olímpicos de 1980 Winter", que não existe, poderia ajeitar a predefinição?

Sds,

MaqeoCafé-Coffee-Kawa? 13h01min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)


oiAnajuba1997 (discussão) 18h06min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

olá !!!!!!! converse comigo sempre que puder !!!!!!! quase ninguém fala comigo obrigada Anajuba1997 (discussão) 18h08min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

Mensagem Bem-vindo

Olá FilRB,

como deixaste teu voto aqui, peço-o por gentileza que se manifeste em Wikipedia:Esplanada/propostas#Tomada de decisão. Boas contribuições. Kim richard correio 18h03min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)

Caro editor,

Você colocou o artigo Juramento do atleta olímpico para ER com a justificativa "Transferido para o título correto".

Para "transferir para o título correto", deve-se usar a ferramenta de movimento. Assim, não se perde o histórico de edições do artigo.

Reverti sua marcação até que o caso seja esclarecido.

Saudações.

Porantim msg 02h05min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)

Filipe,
Vou explicar de outro jeito: o artigo Juramento do atleta olímpico não pode ser apagado por ER porque tem histórico relevante.
A forma correta de fazer isso é:
  1. Nomear Juramento olímpico para ER pela regra 9;
  2. Quando esta for eliminada, mover Juramento do atleta olímpico para Juramento olímpico, mantendo o redirect em Juramento do atleta olímpico (vai ser criado automaticamente).
OK?
Porantim msg 15h30min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)

Re:FlagIOC3

Reverti a sua alteração porque todas as tabelas de quadro de medalhas estavam redirecionando para "País nos Jogos Olímpicos" mesmo com a utilização do parâmetro "Verão de 2008", por exemplo. Também já havia percebido esse pequeno erro, e para corrijir utilizei o parâmetro "Verão" ou "Inverno" para que o redirecionamento fosse feito para "País nos Jogos Olímpicos de Verão/Inverno". Mas realmente não funciona para o quadro de medalhas de todas as edições. Tentarei fazer a alteração. Jonas kam diga? 18h55min de 11 de Novembro de 2008 (UTC)

Filipe, eu tentei fazer a alteração, mas não consegui. É necessário um código opcional que omita o "de", mas sem prejudicar os códigos seguintes. Talvez o Mwaldeck D​ C​ E​ F seja capaz de entender, já que ele ajudou em outras situações desse tipo. Qualquer coisa contacte algum usuário expert em lidar com esses códigos e parâmetros. Jonas kam diga? 00h24min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Votação para artigo de Destaque Jules Bonnot

Se possível, reconsidere ou retire seu voto contra o artigo uma vez que as fontes foram apresentadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Escolha_do_artigo_em_destaque/Jules_Bonnot

Sem mais,

AltCtrlDel (discussão) 22h35min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Ilhas Virgens Americanas

Olá Filipe. Não acredito que seja correto alterar "Ilhas Virgens Americanas" para Ilhas Virgens" somente. Existem duas Ilhas Virgens, a americana (ou estadunidense) e a britânica e seria o mesmo caso de mover "Coréia do Sul" para "Coréia", por muitas vezes denominado assim, em detrimento a Coréia do Norte. E o termo do COI não se justifica nesse caso, pois se formos seguir a risca teríamos que mover todos os artigos de acordo com denominação do órgão: Federação Russa, República Islâmica do Irã, República da Coréia, República Popular da China, etc. Espero que reconsidere. Abraço. Jonas kam diga? 22h59min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Destaque para o artigo Jules Bonnot

Olá FilRB,

Faz um tempo submeti o artigo Jules Bonnot ara destaque e só depois percebi que faltavam as fontes. Esse problema foi resolvido com a adição das referências relacionadas com o artigo. Portanto te convido a reavaliá-lo tendo em mente uma possível mudança do seu voto.

Aproveito também para lhe convidar a avaliar e votar no artigo referente a biografia de Ravachol que também submeti para destaque.

Saudações,

AltCtrlDel (discussão) 14h35min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)


Fluminense na Copa do Brasil

Bom dia Filipe, o amigo votou pela eliminação do meu artigo "Wikipedia:Páginas para eliminar/Fluminense na Copa do Brasil, como o Ramisses que foi quem pediu a eliminação da página, mudou o voto dele para "manter", gostaria que o amigo voltasse lá e revesse seu voto. conto com seu apoio. (Magliano (discussão) 13h44min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)).

Ok Filipe. Entendo. Porém a minha idéia é justamente esta, eu como pesquisador sobre diversos assuntos ref. a futebol, vejo que o wikipédia nada contribui pois é muito escasso de informação. As informações contidas são muito subjetivas. Sem falar que o objetivo maior do wikipédia é fornecer ao pesquisador informações de dificil acesso. Sds. (Magliano (discussão) 16h28min de 22 de Novembro de 2008 (UTC))

Vândalo

Por que ao invés de ir modificar só a do Fluminense, vc não modifica as outras páginas também? Tá com raiva pq o Flu ganhou do Náutico? Futebol eh isso camarada...eu não vou trocar nada dos outros times pq considero os campeonatos como mundiais. O mundial do Corinthians foi idêntico à copa rio. Vc de fato é um vândalo, pq retirou a referência de que a copa rio é precursora do mundial da FIFA.--Viperamon (discussão) 00h32min de 24 de Novembro de 2008 (UTC)


Vê se aprende o que é campeonato mundial, segue um trecho que escrevi na página de discussão do Fluminense: A II Copa Rio foi um campeonato Mundial e deve ser considerada como tal. Os administradores alegam que, por não ser reconhecida pela FIFA, deve ser considerada internacional. Isso está errado. Internacionais são torneios amistosos, ou seja, torneios realizados por clubes convidados. Este não é o caso da Copa Rio, que tinha seus participantes selecionados por critério técnico, sendo assim deve ser colocada na condição de título mundial, com a observação de que não é reconhecida pela FIFA.--Viperamon (discussão) 20h53min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Pedido de opinião

Voto

Sem referências? Sturm (discussão) 00h45min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Artigos pedidos.

Aquilo ali virou bagunça, a maioria dos artigo ali estava à anos ali, a pessoa até se assusta ao entrar ali, na parte sobre biografias estava cheio de vandalismo (ips entravam ali e escreviam o próprio nome). Creio que deveriamos limpar aquela página e deixar poucos artigos, apenas aqueles que existam em pelo menos 7 outras wikipedias. Dessa maneira os artigos ali poderão ser azulados com mais rapidez pois do jeito que está vai demorar demais. --Santista1982 19h21min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Outra coisa, a página tinha 78 kb, muita coisa, quem tem conexão lenta vai demorar demais pra abrir aquela página. --Santista1982 19h23min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)
Ok, então os pedidos irão permanecer por anos ali né... --Santista1982 19h33min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

re: Mudança de categorias

Sim, são 5 sim. Obrigado. Łυαη fala! 20h58min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Valeu! Beleza, não se preocupe, eu também tenho o AWB, só eu estou com alguns probleminhas para usar. Eu já o usava no pt.wikt. Abraços, Łυαη fala! 23h26min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

Patinagem no gelo

Onde posso chamar atenção para o comentário que fiz em discussão:Patinação no gelo? Outra coisa: Esse artigo não posso melhorar, mas o sobre Patinagem de velocidade, sim. Mas como o português é língua estrangeira para mim, alguém poderia querer vê-lo primeiro(??) E penso que se impõe alguma arrumação e talvez umas mudanças de nome nos artigos sobre patinagem e esqui em geral. Como é que encontro alguém com boas ideias sobre o assunto? Já agora, Predefinição_Discussão:Esportes_Olímpicos--Gamlevegen (discussão) 17h50min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)

Olá, reparei que fizeste uma desambiguação na página do Barão de Piraquara. Até um tempo atrás eu criava estas páginas sobre os barões de mesmo título como desambiguações também, até receber a seguinte mensagem do Tonyjeff (o original está na minha página de discussão).

"Caro; verbetes sobre um título com mais de um titular não devem ser rotulados como desambiguação. Isso porque, entre outros motivos, estamos a tratar do mesmo título em si. A marcação de desambiguação apenas se justifica quando se refere a títulos de países diferentes ou, no mínimo, de criações completamente distintas. Cumprimentos. --tony :: jeff ¿ 15h00min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)"

Tenho seguido a recomendação dele desde então. Abraço, Lgtrapp (discussão) 22h41min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Oi,Filipe, por mim tudo bem. Como podes perceber eu tinha inicialmente interpretado a desambiguação da mesma maneira que tu. Abraço e boas contribuições! Lgtrapp (discussão) 21h39min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

Olá. Desculpe a pergunta, mas, por que executou esta mudança? Eu não tirei esta infobox do nada. Um adm, que por sinal é meu tutor, disse ser a anterior a adequada. Se ele estiver enganado, poderia me mostrar de onde tirou a que acha ser a correta? Obrigada! Deh (discussão) 23h54min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)Sway_2

Entendi. Absolutamente nada contra você, mas mesmo que seja padrão, eu não gostei. A outra está muito mais completa. Porém, se é padrão em toda a Wikipédia, nada posso fazer senão acatar. Obrigada pela resposta! Deh (discussão) 17h02min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)Sway_2
Eu até entendo a vontade de endireitar as coisas por aqui. A ginástica, por exemplo, estava completamente abandonada, se assim posso dizer. Acho que essa info já vigente está boa. Na da FIG só falta o logotipo. Tive problemas no commons: parece que o povo tirou férias (merecidas). Bom, desculpe qualquer comentário. Deh (discussão) 21h51min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)Sway_2

Desporto/Esporte

Não me agrada e nem concordo com a mudança (se tivesse visto a discussão teria me manifestado contra), pois existem inúmeras outras categorias que ora estão na versão PT e ora na versão BR, e a convivência e o respeito às diferenças sempre foi praxe, logo não vejo razão para esta mudança na Categoria:Esporte de/do/da/dos/das... para Categoria:Desporto de/do/da/dos/das. E pq a preferência pela versão PT em detrimento da BR? Em todo o caso, se ficou acertado que deva ser padronizada a categoria, quem sou eu para me opor? Mas não precisa pedir para a Béria recriar a categoria, vc mesmo pode fazer isso, não existe nada que o impeça. Abraços, --Nice msg 20h44min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Já restaurei. Mas, desculpe, continuo sem entender pq o privilégio para a versão PT. Espero que, pelo menos, tenha mantido a versão BR para a escrita dos nomes dos países que desta forma estavam escritos. --Nice msg 20h57min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
Um conselho, mantenha as categoria do Brasil, pelo menos elas, na forma usual no Brasil, como Categoria:Esporte do Amazonas. Com esta mudança não concordo de forma nenhuma! --Nice msg 21h01min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)
Já vi aqui em Categoria:Desporto do Mónaco que não respeitou a versão BR, como estava em Categoria:Esporte em Mônaco. Além do mais, vc escreveu errado, não é DO Mónaco e sim DE Mónaco! Veja aqui como devem ser empregadas as partículas DE, DO, DA, DOS e DAS antes dos países [3]. Vou corrigr o Desporte de Mônaco... os outros países em que não respeitou a grafia BR ou errou a partícula, por favor vc mesmo faça a correção, ok? --Nice msg 21h11min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ok. Mas em Mônaco vc moveu para Mónaco, e vou corrigir para a forma correta, ou seja Categoria:Desporto de Mônaco, certo? --Nice msg 21h15min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Filipe, vim aqui para te dizer que pensei melhor e concordo que a tua decisão de unificar as subcategorias da Categoria:Desporto por país foi sim a melhor atitude a ser tomada, pois neste caso a padronização realmente era necessária. Desculpa a minha reação incial, foi o choque ao constatar a mudança da versão BR para PT, que de uma forma geral eu não concordo, mas que neste caso era mesmo necessária. Não podia deixar de vir te dizer isso, não me sentiria bem. Abraço, --Nice msg 17h56min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Gostaria de pedir que avaliasse o artigo que está em votação para eliminação, agora que foi melhorado.

Dê a sua opinião na página da votação.

Caso a eliminação seja aprovada, ela ocorrerá a partir de 5 de Dezembro.

Cidcn msg 19h30min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Universíadas

FilRB! Só tu pra ajudar nisso aqui: olha alguns dos artigos novos criados pelo De Boni 2007 D​ C​ E​ F - Atletismo na Universíada de Verão de 1993, Beisebol na Universíada de Verão de 1993 e Universíada de Verão de 1993, que acho que consegui dar um jeito. Não sei o que fazer com essas páginas novas, se são predefinições ou melhor inseridas num artigo maior... não encontrei interwikis nem nada, tu pode dar uma olhada? Daimore msg 05h14min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Valeu, FilRB, já ajudou bastante! Vou perguntar ao Mwaldeck, então. Obrigado, Daimore msg 13h33min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC).


RE: "Censura"

Baixo e ofensivo para mim são certas propostas sem sentido que está sendo feito ali por administradores e seus seguidores para levarem vantagem no projeto e continuarem sendo impunes. Mais baixo e ofensivo ainda ver que eu e MC somos tratados diferentes dos administradores, esses podendo falarem o que bem entenderem sem serem censurados e nem advertidos. Ainda mais vindo do Koehne que assinou o abaixo-assinado. Mediante a isso, a edição dele sim, teria que ser apagada. =) ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h39min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Novas votações

Olá, como vc votou em Wikipedia:Votações/Critérios de notoriedade, gostaria também que olhasse os textos dos critérios de Ciências, Educação, Geografia e Elementos da ficção, sendo que esse último já tem o texto pronto e eu gostaria apenas que dissesse se concorda, discorda, ou se tem algo a acrescentar. Caso não tenha o que comentar, mas se interessar e quiser ser avisado do andamento da votação, deixe um comentário em cada página. Desde já obrigado. Leandro Rocha (discussão) 16h26min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Pedido de opinião

Filipe,

Gostaria que desse uma olhada aqui e, se possível, deixasse sua opinião. Sei que é de um pedido aos administradores, mas gostaria que vc desse sua opinião pois conhece o usuário em questão.

Obrigado e abraços,

tales.ebner 18h32min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Predefinição:FIVB

Filipe, poderia rodar o seu AWB novamente? Acontece que movi a predefinição de FIBV para {{FIVB}}, sigla correta da Federação Internacional de Voleibol. Desde já agradeço. Jonas kam diga? 18h12min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)

re: Re:Vários pedidos

Felipe, valeu. Eu pretendo eliminá-las (ou melhor propor pra ER). Olha, parece que vc se esqueçeu de fazer {{Commonwealth}}{{Comunidade das Nações}} em algumas páginas. E mais outro pedido: {{Reinos da Commonwealth}}{{Reinos da Comunidade das Nações}}. Haha De qualquer maneira, obrigado pela ajuda. ;] Ah, "paródias de bandeiras" não podem por aqui, não é? [4] Łυαη fala! 15h20min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)

Sabia que eu tinha me esquecido de alguma coisa… colocar {{Região Nordeste do Brasil}} e trocar {{EC Vitória}}{{Esporte Clube Vitória}} (e botar onde falta). Um abraço, Łυαη fala! 17h32min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)
Valeu, Felipe. Pode dexar que eu peço ;DD. Abraços, Łυαη fala! 14h56min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)

Páginas a eliminar

Olá,


Eu criei umas páginas. Contudo, verifiquei que o título não se adequava após as criar, e criei páginas com o mesmo conteúdo mas com nomes diferentes. Pedia por isso que eliminassem as páginas que estão só a encher a Wikipédia por eu me ter enganado.


As páginas em questão são:


Predefinição: Circuitos de Fórmula 2 FIA de 2009


Predefinição: Pilotos de Fórmula 2 FIA de 2009


Usuário:Cdmafra (falem) 23h19m GMT de 13 de Dezembro de 2008

Estou disposto a ajudar no que puder! -- Mário e Dário (discussão) 21h02min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)

Linha direta

  • FilRB, não concordo com o que fez aqui. Primeiro o Linha direta não é para dúvidas de edição, isso é a finalidade do Café dos Novatos, o Linha direta é para dúvidas dos leitores da Wikipédia, e esse IP é um leitor e tem uma dúvida; e em segundo lugar não devemos apagar as mensagens, embora tenha respondido corretamente com a mensagem padrão, que a Wikipédia não dá conselhos médicos. Peço que você reponha o texto da Jaqueline.-- Jo Lorib ->500k 21h30min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)
  • Obrigado, Filipe.-- Jo Lorib ->500k 22h07min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)

Marcelo Silva

Marcelo Silva está dentro dos Critérios de notoriedade De maneira geral, um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa através de fontes reputadas e independentes do assunto tratado. Ele possui várias fontes reputadas e independentes como a Revista Veja e o G1. Poderia mudar seu voto em Wikipedia:Páginas para eliminar/Marcelo Silva? Senão deveriam mudar o texto dos critérios. Famoso (discussão) 02h06min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bandeiras fantasiosas

Amigo,

Obrigado pela dica.

Vítor Dias Expreso Cojones S. A. de C. V. 02h10min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)

Olá Fil

Seguindo conselhos do Leandro sobre a votação de dois artigos meus, procurei estudar um pouco das questões votadas por vocês nos Critérios de Notoriedade/Desporto, se não for incoveniente, acredito que você pode contribuir para o debate sobre a exclusão ou não dos meus artigos:

Abraço! Felipescp (discussão) 04h15min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)

PE-

Oi Filipe, colocaram mais uma opção nesta votação [5] e talvez queiras rever o teu voto. Abraço, --Nice msg 00h01min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)


Conselho

Sim, vou aparecer por lá sim, tem muita coisa mal alinhavada e confusa nsta votação. É que eu não tenho a menor paciencia de destrinchar estas burocracias enormes que inventam aqui, mas vou ler o que acontece lá e pedir a inserção do fim deste tal 'banimento'. Sds MachoCarioca oi 20h46min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)

Por que denunciou o meu artigo de stronda music?

Pow cara eu não intendi cole a sua? pq denunciou o meu artigo. nao falei mal de ninguém, coloquei dados veridicos.

Fala sério hein, vc jogou fora!

Páginas novas

Olá, FilRB! Seja muito bem-vindo ao maravilhoso mundo das páginas novas. Tive uma surpresa hoje quando vi a quantidade de páginas marcadas como verificadas e as duas "sobreviventes" antigas que você propôs para eliminação. Fiquei muito feliz! Ainda mais que foram pouquíssimas as que tive que rever (faltavam alguns pequenos ajustes, como interwikis). Não acho que você precise, mas fica a dica para conferir uma tentativa de ensaio/guia que fiz esses dias em Usuário:Daimore/Páginas novas. E vá se acostumando com mensagens como a de cima - sinceramente, eu não entendi uma palavra. Abraço! Daimore msg 22h26min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Oba, bom saber. Vocês estão propondo as discussões de redirect para eliminação manualmente? Jurei que fosse com o AWB. A quantidade é inacreditável, mandei mais de 1000 em dois dias. Daimore msg 22h40min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)
Exato, mas a gente se entende na eliminação. E haja abas, salve o Firefox! Daimore msg 22h44min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Feliz Natal!

Re: Alex Brundle

Olá, e antes de mais um Santo Natal e Bom 2009.

Eu apenas salvei diversas vezes o artigo por me lembrar de mais coisas que lhe deveria adicionar.


Usuário: Cdmafra (falem) 11h58 GMT de 24 de Dezembro de 2008

Re: Feliz natal

Muito obrigado, Filipe! Desejo tudo em dobro para você e seus familiares. Alegre Abraço. Bisbis msg 18h14min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Obrigada Filipe! Desejo-te tb, e a tua família, um Natal repleto de paz e alegrias, e que ele seja o prenúncio de um novo ano bem melhor do que o que passou. Abraço, --Nice msg 18h16min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)
Filipe, Feliz Natal pra você também e sua família e um 2009 com muitas realizações! Maurício msg 18h22min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)
Obrigado pela mensagem, Filipe! Te desejo o mesmo! Abraços! JSSX uai 18h25min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Natal, tempo de paz, de luz, amizade, de alegria e gratas recordações.
Feliz Natal

Jonas kam diga? 18h37min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)
Obrigado pelo cartão, Feliz Natal e tudo de bom Burmeister (discussão) 19h18min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Natal

Desejo-lhe um feliz Natal e um novo ano próspero de realizações, superações, muita paz, criatividade e bons artigos.

Ruy Pugliesi discussão 19h53min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Feliz Natal

"E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador,que é Cristo, o Senhor.
".
(Lucas 2:9-11)


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória,
glória como do unigênito do Pai.
".
(João 1:1, 3-4 e 14)


Para todos os wikipedistas que ajudaram a construir a Wikipédia neste ano, burocratas, administradores, verificadores ou usuários, aqueles que ajudam e aqueles que são ajudados, aqueles que apagam o fogo e os que as vezes jogam gasolina nele, em suma, a todos os que contribuíram para melhorar a Wikipédia neste ano de 2008, e especialmente para ti, Bom Natal e um Ano Novo maravilhoso.

Béria Lima Msg 20h55min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)~

Não culpe a Lucia... pobrezinha deve ter pulado sua discussão.

Beijos amor.

Béria Lima Msg 20h55min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Votos

  • Olá, obrigado pela mensagem, também te desejo tudo de bom neste final de ano. Grande abraço desde São Paulo.-- Jo Lorib ->500k 09h52min de 25 de Dezembro de 2008 (UTC)


Isaias Pessotti

Caro Wikipedista Filipe, grato pelo apoio. Busquei melhorar, dê uma olhada nas modificações que fiz em <Isaias Pessotti>. Sou um mero admirador sincero do escritor, não faço isso a pedido dele. Inclusive outro Wikipedista me ajudiu e tirou a parte "Curricular"

Um bom Natal, atrasado

Abraços Carrion (discussão) 12h55min de 25 de Dezembro de 2008 (UTC)

Presente

Papai Noel se atrasa, mas manda presente... Hehehe!

Faxineiro(a)
Barnstar
por seu trabalho na faxina do Natal de 2008
Bisbis msg

Obrigado por toda a ajuda! Bisbis msg 00h23min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

re: Feliz Natal

Olá Felipe! Obrigado pelo cartão! Tomera que tu tenha tido um natal feliz. E, ainda em tempo, aproveito para te desejar um feliz Ano Novo!!! Felicidades. Łυαη fala! 22h02min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

Campeonatos citadinos

Sei que os critérios são somente uma recomendação, não havendo obrigatoriedade em segui-los. No entanto, gostaria que desse uma olhada na minha argumentação aqui nessa votação. vlw! Leandro Rocha (discussão) 00h51min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ajuda

Oi, td bem? olha eu tornei o projecto eurovisão um pouco maior, e fiz grandes alterações, para incluir outros 2 festivias. Para a "apresentação" do projecto, eu escolhi o formato que tu criaste, para o WikiProjecto Eventos Multidesportivos. Só que eu fiz várias divisórias, e presisáva da tua ajuda para a transformação das páginas, isto é, por os fundos nas cores como deve ser, os textos alinhados, e coisas deste género. a página inicial é esta Wikipedia:Projetos/Concursos, se me podesses ajudar agradecia imenso, é que já tentei por várias vezes fazer as montagens de fundos, de alinhamentos etc, mas nunca consegui fazer aquilo que cria lol abraços e fico á espera de resposta :P lol fica --João P. M. Lima (discussão) 14h44min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

na boa lol se me fizesses esse favor agradecia lol quanto as páginas só com um link, isso é provisóriamente, depois é para colocar links dos artistas, músicas, apresentadores, etc,etc desse ano no Festival lol só que isso só farei quando o projecto estiver mais bem arranjadito lol eu pedia a tua ajuda, para transformar todas aquelas páginas que têm aquela caixa azul (com festivais, anos, países, etc), que nessas páginas, as tornasses iguais, á página princiapal do projecto (com o fundo e isso), é que eu já tentei, mas nunca dá certo lol eu e os códigos ás vezes não nos damos lá muito bem lol abraços e bom ano --João P. M. Lima (discussão) 00h58min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Felipe

Oi Felipe, vi que você também está fazendo um concurso para o ano que vem, você me ajuda a fazer o meu? --Minzinho MR 13h36mim 30 de Dezembro de 2008

  • Não sabia que seu concurso ia até Fevereiro, pensei que acabava antes. Qual foi a parte que você achou confusa, ah lá na predefinição da Equipe, aqueles tiles, são para cada usuário, acho que eu tinha que falar isso né. Ah e tem uma parte que não expliquei direito, é que a pessoa que inscrever o artigo tem os 18 dias para fazer isso, e esses 18 dias são o prazo para a edição, esse deve está confuso também. --Minzinho MR 14h58mim 30 de Dezembro de 2008
  • Essa sua idéia é boa, vou colocar ele começando dia 12 mesmo, logo quando acabar o seu começo a propagando do meu. --Minzinho MR 15h52mim 30 de Dezembro de 2008
  • Nossa, ainda bem que você me avisou, vou colocar até uma modalidade a mais. Essa modalidade que falei, sera que se colocar em pontos como no Wikigincana, vai dá problema? --Minzinho MR 16h34mim 30 de Dezembro de 2008
  • Acho que se colocar, uma modalidades baseada em pontos, não vai ter problema, porque tem mais concursos, que também são baseados em pontos. --Minzinho MR 16h36mim 30 de Dezembro de 2008
  • Eu também fiz uma medalha de honra, aí eu tava pensando como eu vou dar essa medalha, depois pensei, que tal fazer uma modalidade, Medalha de Honra, tipo um anexo das outras duas, é só inscrever o individual o a equipe, e a que fizer mais pontos leva ela. Mas é claro vão ter três ganhadores. --Minzinho MR 16h39mim 30 de Dezembro de 2008
  • Já fiz isso, agora eu tô esperando, o melhor a fazer com a Medalha de Honra é dá para o que se sobressair melhor. Uma para individual e outra para a equipe. --Minzinho MR 16h43mim 30 de Dezembro de 2008

Cariniana decandra

Por que você está impedindo minha edição da página? A espécie existe, como eu teria demonstrado se você não tivesse anulado minha citação da fonte. --Lígia (discussão) 21h25min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ah, desculpe!--Lígia (discussão) 21h54min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Test Drive VI

Vinha aqui informá-lo que reverti a alteração que fez no artigo escrito por mim sobre o Test Drive VI.

Não achei correcto ter alterado algumas palavras de português europeu para portugues do brasil.

No entanto algumas alterações de formatação que tinha feito eu mantive-as agradecendo desde já a alteração.

Espero que não leve a mal.


_____

edit:

Vou aceitar as suas sugestões e vou escrever um texto mais explícito para o jogo. Na verdade o texto que lá está é mesmo o que vem na contracapa.

Outras coisas tais como a banda-sonora e os carros já tive de fazer pesquisa.

Obrigado pela sugestão

--Tjfohp Tjfohp 21h59mim 30 de Dezembro de 2008

Oi, Filipe. Mais uma vez obrigado pelo seu trabalho nas páginas novas, eu estava completamente pirado nesses últimos dias. Vou ficar fora até o dia 4 e tenho medo do que pode acontecer. Vou aproveitar o tempo que resta até o final do dia e ver se incremento minha tentativa de guia para ajudar quem tiver interesse nessa área desértica. Um abraço, feliz ano novo pra você. Daimore msg 23h01min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Re:Feliz 2009

Obrigado, Filipe! Desejo o mesmo pra ti! Abraços! JSSX uai 15h50min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Re: Feliz 2009

Muito obrigado pelo seu cartão de ano novo e também desejo um Feliz Ano Novo para você também! -Ramisses DC 15h51min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Obrigado pelo cartão, e um feliz 2009 para você também! Eric Duff Discussão 15h59min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)
Um bom 2009 para você e a família! "Muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender..." Abraço! Vinicius Siqueira MSG 16h14min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)

Feliz 2009

Que a brisa primeira do novo ano seja o prenúncio de uma nova era de paz entre os homens e realizações. Desejo-lhe um 2009 esplendoroso e repleto de alegrias.

Ruy Pugliesi discussão 18h16min de 31 de Dezembro de 2008 (UTC)