VLC
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Março de 2012) |
VLC media player | |
---|---|
![]() | |
![]() VLC 2.1 | |
Desenvolvedor | VideoLAN Project |
Versão estável | 3.0.12 (15 de dezembro de 2020) |
Versão em teste | [+/-] |
Idioma(s) | 69 idiomas |
Sistema operacional | Multiplataforma |
Gênero(s) | Codec de Audio/Vídeo |
Licença | GPL |
Tamanho | 40,6 MB |
Página oficial | https://www.videolan.org/ |
O VLC media player (geralmente conhecido como apenas VLC ) é um software media player portátil gratuito e de código aberto, multiplataforma, e servidor de mídia de streaming desenvolvido pelo projeto VideoLAN.
O VLC está disponível para sistemas operacionais de desktop e plataformas móveis, como Android, iOS, iPadOS, Tizen, Windows 10 Mobile e Windows Phone.
O VLC também está disponível em plataformas de distribuição digital, como a App Store da Apple, Google Play e Microsoft Store.
O VLC suporta muitos métodos de compactação de áudio e vídeo e formatos de arquivo, incluindo DVD-Video, CD de vídeo e protocolos de streaming.
É capaz de transmitir mídia por redes de computadores e transcodificar arquivos multimídia.
A distribuição padrão do VLC inclui muitas bibliotecas de decodificação e codificação gratuitas, evitando a necessidade de encontrar/calibrar plugins proprietários. A biblioteca libavcodec do projeto FFmpeg fornece muitos codecs do VLC, mas o player principalmente usa seus próprios muxers e desmuxers. Ele também possui suas próprias implementações de protocolo. Também ganhou distinção como o primeiro player a oferecer suporte à reprodução de DVDs criptografados no Linux e macOS usando a biblioteca de descriptografia libdvdcss, mas essa biblioteca é legalmente controversa e não está incluída em muitos repositórios de software de distribuições Linux como um resultado.
História[editar | editar código-fonte]
O software VideoLan surgiu como um projeto acadêmico em 1996. O VLC costumava ser o "VideoLAN Client" quando o VLC era um cliente do projeto VideoLAN. Mas como o VLC não é mais apenas um cliente, esse inicialismo não se aplica mais. Pretendia-se consistir em um cliente e servidor para transmitir vídeos de antenas parabólicas através de uma rede do campus. Originalmente desenvolvido por estudantes da École Centrale Paris, agora é desenvolvido por colaboradores em todo o mundo e é coordenado pela VideoLAN, uma organização sem fins lucrativos. Reescrito do zero em 1998, foi lançado sob a Licença Pública Geral GNU em 1º de fevereiro de 2001, com autorização do diretor daÉcole Centrale Paris. A funcionalidade do programa do servidor, VideoLan Server (VLS), foi principalmente incluída no VLC e foi descontinuada. O nome do projeto foi alterado para VLC media player porque não há mais uma infraestrutura de cliente/servidor. O ícone do cone usado no VLC é uma referência aos cones de tráfego coletados pela Networking Students 'Association da École Centrale. O design do ícone do cone foi alterado de um ícone de baixa resolução desenhado à mão para uma versão renderizada em CGI de alta resolução em 2006, ilustrada por Richard Øiestad.
Em 2007, o projeto VLC decidiu, por motivos de compatibilidade de licença , não atualizar para a GPLv3 lançada recentemente.
Após 13 anos de desenvolvimento, a versão 1.0.0 do VLC media player foi lançada em 7 de julho de 2009. trabalhos começaram no VLC para Android em 2010 e estão disponíveis para dispositivos Android na loja Google Play desde 2011. Em setembro de 2010, uma empresa chamada "Applidium" desenvolveu uma porta VLC para iOS sob GPLv2 com o endosso do projeto VLC, aceito pela Apple para sua App Store. Em janeiro de 2011, após a reclamação do desenvolvedor de VLC Rémi Denis-Courmont à Apple sobre o conflito de licenciamento entre a GPLv2 do VLC e as políticas da App Store, o VLC foi retirado da Apple App Store pela Apple. Posteriormente, em outubro de 2011, os autores do VLC começaram a relicenciar as peças de motor do VLC do GPLv2 para o LGPLv 2 para obter uma melhor compatibilidade de licença, por exemplo, com a Apple App Store. Em julho de 2013, o aplicativo VLC pode ser reenviado para a App Store do iOS sob a Licença Pública Mozilla. versão 2.0.0 do VLC media player foi lançada em 18 de fevereiro de 2012. A versão para a Windows Store foi lançada em 13 de março de 2014. O suporte para Windows RT, Windows Phone e Xbox One foram adicionado mais tarde. A partir de 2016, o VLC é o terceiro na contagem geral de downloads do sourceforge.net , e houve mais de 3 bilhões de downloads.
A versão 3.0 estava em desenvolvimento para Windows, Linux e macOS desde junho de 2016 e lançada em fevereiro de 2018. Ela contém muitos recursos novos, incluindo suporte a saída do Chromecast (exceto legendas ), decodificação acelerada por hardware, 4K e Reprodução de 8K, reprodução de 10 bits e HDR, vídeo em 360 ° e áudio 3D, passagem de áudio para codecs de áudio HD, suporte ao menu Java Blu-ray e navegação na unidade de rede local.
Em dezembro de 2017, o Parlamento Europeu aprovou um orçamento que financia um programa de recompensas de bugs para o VLC, a fim de melhorar a infraestrutura de TI da UE.
Recursos[editar | editar código-fonte]
Como o VLC é um media player baseado em pacotes , ele reproduz quase todo o conteúdo de vídeo. Ele pode reproduzir alguns, mesmo se estiverem danificados, incompletos ou inacabados, como arquivos que ainda estão sendo baixados por meio de uma rede ponto a ponto (P2P). Ele também reproduz arquivos m2t MPEG transport streams (.TS) enquanto eles ainda estão sendo digitalizados a partir de uma câmera HDV através de um cabo FireWire, tornando possível monitorar o vídeo enquanto ele está sendo reproduzido. O player também pode usar o libcdio para acessar arquivos .iso, para que os usuários possam reproduzir arquivos em uma imagem de disco, mesmo que o sistema operacional do usuário não possa trabalhar diretamente com imagens .iso.
O VLC suporta todos os formatos de áudio e vídeo suportados pelo libavcodec e libavformat. Isso significa que o VLC pode reproduzir vídeo H.264 ou MPEG-4 Parte 2 , bem como suportar formatos de arquivo FLV ou MXF "prontos para uso" usando as bibliotecas do FFmpeg. Como alternativa, o VLC possui módulos para codecs que não são baseados nas bibliotecas do FFmpeg. O VLC é um dos reprodutores de DVD de software livre que ignora a codificação da região de DVD nas unidades de firmware RPC-1 , tornando-o um reprodutor sem região . No entanto, ele não faz o mesmo no RPC-2unidades de firmware, como nesses casos a codificação da região é aplicada pela própria unidade, no entanto, ela ainda pode forçar a criptografia CSS a reproduzir um DVD de região estrangeira em uma unidade RPC-2. O VLC media player possui alguns filtros que podem distorcer, girar, dividir, desentrelaçar e espelhar vídeos, além de criar paredes de exibição ou adicionar uma sobreposição de logotipo. Também pode produzir vídeo como arte ASCII.
O VLC media player pode reproduzir gravações de alta definição de fitas D-VHS duplicadas em um computador usando o CapDVHS.exe
. Isso oferece outra maneira de arquivar todas as fitas D-VHS com a etiqueta de cópia DRM livremente. Usando uma conexão FireWire de decodificadores a computadores, o VLC pode transmitir conteúdo ao vivo e não criptografado para um monitor ou HDTV. O VLC media player pode exibir o vídeo reproduzido como papel de parede da área de trabalho, como o Windows DreamScene, usando o DirectX, disponível apenas nos sistemas operacionais Windows. O VLC media player pode gravar a área de trabalho e salvar o fluxo como um arquivo, permitindo ao usuário criar screencasts . No Microsoft Windows, o VLC também oferece suporte à estrutura DMO (Direct Media Object) e, portanto, pode usar algumas DLLs de terceiros (biblioteca de vínculo dinâmico). Na maioria das plataformas, o VLC pode sintonizar e visualizar os canais DVB-C, DVB-T e DVB-S. No macOS, é necessário o plug-in EyeTV separado; no Windows, são necessários os drivers BDA da placa.
O VLC pode ser instalado ou executado diretamente a partir de uma unidade flash USB ou outra unidade externa. O VLC pode ser estendido através de scripts; Ele usa a linguagem de script Lua. VLC pode reproduzir vídeos no formato AVCHD, um formato altamente compactado usado em câmeras de vídeo HD recentes. O VLC pode gerar vários displays de visualização de música. O programa é capaz de converter arquivos de mídia em vários formatos suportados.
Compatibilidade do sistema operacional[editar | editar código-fonte]
O VLC media player é multiplataforma , com versões para Windows, Android, Chrome OS, BeOS, Windows Phone, iOS, iPadOS, macOS, tvOS, OS / 2, Linux e Sílaba.
No entanto, a compatibilidade entre versões do VLC media player e versões diferentes de sistemas operacionais não é mantida por mais de duas gerações. Compilações de 64 bits estão disponíveis para Windows de 64 bits.
Suporte para Windows 8 e 10[editar | editar código-fonte]
A porta VLC para Windows 8 e Windows 10 é apoiada por uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para adicionar suporte a uma nova GUI baseada na linguagem de design Metro da Microsoft, que será executada no Windows Runtime. Todos os recursos existentes, incluindo filtros de vídeo, suporte a legendas e um equalizador, estão presentes no Windows 8. Uma versão beta do VLC para Windows 8 foi lançada na Microsoft Store em 13 de março de 2014. Um aplicativo universal foi criado para Windows 8, 8.1, 10, Windows Phone 8, 8.1 e Windows 10 Mobile.
Apoio Android[editar | editar código-fonte]
Em maio de 2012, a equipe do VLC declarou que uma versão do VLC para Android estava sendo desenvolvida. A versão estável da versão 1.0 foi disponibilizada no Google Play em 8 de dezembro de 2014.
Formatos de arquivos suportados[editar | editar código-fonte]
Formatos de vídeo suportados ( Associações de extensões de arquivos )[editar | editar código-fonte]
- 3g2
- 3gp
- 3gp2
- 3gpp
- amv
- asf
- avi
- bik
- divx
- drc
- dv
- dvr-ms
- evo
- f4v
- flv
- gvi
- gxf
- m1v
- m2t
- m2v
- m2ts
- m4v
- mkv
- mov
- mp2v
- mp4
- mp4v
- mpa
- mpe
- mpeg
- mpeg1
- mpeg2
- mpeg4
- mpg
- mpv2
- mts
- mtv
- mxf
- nsv
- nuv
- ogg
- ogm
- ogx
- ogv
- rec
- rm
- rmvb
- rpl
- thp
- tod
- tp
- ts
- tts
- vob
- vro
- webm
- wmv
- wtv
- xesc
Formatos de áudio suportados ( Associações de extensões de arquivos )[editar | editar código-fonte]
- 3ga
- 669
- a52
- aac
- ac3
- adt
- adts
- aif
- aifc
- aiff
- au
- amr
- aob
- ape
- caf
- cda
- dts
- flac
- it
- m4a
- m4p
- mid
- mka
- mlp
- mod
- mp1
- mp2
- mp3
- mpc
- mpga
- oga
- oma
- opus
- qcp
- ra
- rmi
- snd
- s3m
- spx
- tta
- voc
- vqf
- w64
- wav
- wma
- wv
- xa
- xm
Formatos de legendas suportadas[editar | editar código-fonte]
- Blu-ray
- DVD
- Text files (MicroDVD, SubRIP, SubViewer, SSA1-5, SAMI, VPlayer)
- Closed captions
- Vobsub
- Universal Subtitle Format (USF)
- SVCD / CVD
- DVB
- OGM CMML
- Kate
- ID3 tags
- APEv2
- Vorbis comment
Outros formatos suportados[editar | editar código-fonte]
Asx, b4s, cue, ifo, m3u, m3u8, pls, ram, sdp, vlc, wvx, xspf, vlt, wsz, iso, zip e rar
Versões[editar | editar código-fonte]

O VLC está disponível para os seguintes sistemas operacionais [1]:
- Microsoft Windows
- Mac OS X e iOS
- BeOS / Zeta / Haiku
- Android[2]
- Debian GNU/Linux
- Fedora Core
- Mandriva
- Red Hat Linux
- Slackware Linux
- SUSE Linux
- Ubuntu
- WinCE / PocketPC
- Zaurus
Outros sistemas[editar | editar código-fonte]
Para os seguintes sistemas operacionais, o programa pode ser usado copiando o seu código-fonte e compilando-o:
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ VLC overview Acessado em 18 de Outubro de 2006
- ↑ http://www.videolan.org/vlc/download-android.html VLC Media Player para Android. Acessado em 05 de setembro de 2015.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]