Saltar para o conteúdo

Vampiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.61.169.67 para a última versão por 189.124.139.106 (Huggle)
Linha 10: Linha 10:
O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o fato de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do [[Sol]], de se transformar em [[morcego]] e de poder ser posto em topor temporario por uma [[estaca]] no [[coração]].
O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o fato de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do [[Sol]], de se transformar em [[morcego]] e de poder ser posto em topor temporario por uma [[estaca]] no [[coração]].


Os vampiros mais famosos são o [[Drácula]] de [[Bram Stoker]], o [[Lestat de Lioncourt]] de [[Anne Rice]] e [[Nosferatu]]. No Brasil, os mais famosos são [[Zé Vampir]] (de [[Mauricio de Sousa]]), [[Bento Carneiro]] o vampiro brasileiro (personificado por [[Chico Anysio]]), o Conde Vlad, personagem da novela [[Vamp]] interpretado pelo cômico ator [[Ney Latorraca]] e o [[Bóris Vladescu]] o vampiro da época medieval (personificado por [[Tarcísio Meira]]).
Os vampiros mais famosos são:Edward Cullen(Twilight) o [[Drácula]] de [[Bram Stoker]], o [[Lestat de Lioncourt]] de [[Anne Rice]] e [[Nosferatu]]. No Brasil, os mais famosos são [[Zé Vampir]] (de [[Mauricio de Sousa]]), [[Bento Carneiro]] o vampiro brasileiro (personificado por [[Chico Anysio]]), o Conde Vlad, personagem da novela [[Vamp]] interpretado pelo cômico ator [[Ney Latorraca]] e o [[Bóris Vladescu]] o vampiro da época medieval (personificado por [[Tarcísio Meira]]).


Os vampiros têm aparições antiquíssimas na mitologia de muitos países, principalmente dos da [[Europa]], (leste europeu) e os do antigo oriente próximo, na mitologia da [[Suméria]] e [[Mesopotâmia]], onde surge como filho de [[Lilith]], se confundindo com [[Incubus (demônio)|Incubus]].
Os vampiros têm aparições antiquíssimas na mitologia de muitos países, principalmente dos da [[Europa]], (leste europeu) e os do antigo oriente próximo, na mitologia da [[Suméria]] e [[Mesopotâmia]], onde surge como filho de [[Lilith]], se confundindo com [[Incubus (demônio)|Incubus]].

Revisão das 13h48min de 16 de janeiro de 2009

Ficheiro:Orlock.jpg
Imagem do filme "Nosferatu".

O vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano.

Voltaire, escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. "

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o fato de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em topor temporario por uma estaca no coração.

Os vampiros mais famosos são:Edward Cullen(Twilight) o Drácula de Bram Stoker, o Lestat de Lioncourt de Anne Rice e Nosferatu. No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).

Os vampiros têm aparições antiquíssimas na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa, (leste europeu) e os do antigo oriente próximo, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus.

Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso da hóstia consagrada, dos rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.

Nas primeiras lendas sobre vampiros eles se transformam em cães ou lobos, na Europa não existem morcegos hematófagos e essa associação só passou a existir depois da criação de Drácula. Em muitas das lendas antigas eles se transformavam nas noites de lua cheia, o que permite pensar que a lenda do Lobisomem tenha um fundo comum.

Entretanto muitas pessoas falam que alguns desses são invenções e realmente acreditam que eles existem.

Ha outra definição de vampiro ou vampirismo, voltada ao mundo real. Diversas culturas declaram que o vampirismo não é somente uma lenda e que todos nós, todos os dias, estamos sempre sendo sugados por eles. Nessa definição o vampiro não possui os dentes caninos maiores, não usa capa, tampouco vive num ataúde ou não se expõe ao sol. Essa definição, diz respeito aos humanos vampiros, definindo dessa forma, as pessoas normais com as quais convivemos, mas que, sem que percebamos "sugam" o sangue de suas vítimas. Esses vampiros modernos, por assim dizer, são encontrados principalmente em ambientes profissionais, assim entendendo aquelas pessoas que fazem uso do conhecimento, tecnologia, projetos e idéias das pessoas as quais convivem, passando como se fossem suas, ou seja "sugando" ou apropriando-se dessa forma, de todo o trabalho, dedicação, e conhecimentos profissionais de suas vítimas.

Na Literatura

Muitos autores escreveram sobre vampiros, entre eles:

(Christabel, 1797/1800)

(The Giaour, 1813)

(The Vampyre, 1919)

(Aurelia, 1820)

(Viy, 1836)

(La Morte amoureuse, 1843)

(The Family of the Vourdalak, 1843)

(The Pale-faced Lady, 1848)

(Vikram and the Vampire, 1870)

(Carmilla, 1872)

(A Creature of the Night, 1891)

(The Flowering of the Strange Orchild, 1894)

(Good Lady Ducayne, 1896)

(The Transfer, 1907)

(The Adventure of the Sussex Vampire, 1924)

(Bewitched, 1927)

(The Moon of Skulls, 1930)

(Série The Vampire Chronicles, 1976)

(Série Twilight, 2005)

(O Senhor da Chuva, Os Sete, Sétimo, O Turno da Noite - Volume 1: Os Filhos de Sétimo, O Turno da Noite - Volume 2: Revelações, O Turno da Noite - Volume 3: O Livro de Jó, Bento, O Vampiro-Rei: Volume 1, O Vampiro-Rei: Volume 2, Vampiros do Rio D'oro - Volume 1, Vampiros do Rio D'oro - Volume 2)

  • The Vampyre de John Polidori é geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron. Nessa mesma altura Mary Shelley escreveu Frankenstein. O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.

Crepusculo

Na televisão

A Rede Globo, no Brasil, já exibiu duas telenovelas abordando o tema. A primeira foi Vamp, de 1990, e a segunda foi O Beijo do Vampiro de 2002.

A série moonlight (2007-2008), tem o enredo girado em torno de vampiros. O protagonista é Mick St. John (Alex O’Loughlin), um detetive particular ao estilo noir, que descreve seus pensamentos enquanto se envolve em casos exóticos. Ele se tornou vampiro há mais de meio século, em 1952, quando foi mordido pela vampira Coraline (Shannyn Sossamon). Ela era sua noiva e o transformou no dia do casamento. Mick a abandonou com raiva e repulsa, mas nunca se viu livre dela, que ainda o ama.

Muito da mitologia dos vampiros é deixado de lado: eles podem andar sob a luz do Sol, embora não por muito tempo, não morrem com estacas (só ficam paralisados) ou água benta e são neutros quanto ao alho. Já no piloto da série, Mick encontra uma pessoa do passado, Beth Turner (Sophia Myles), uma jornalista que ele salvou da sua esposa maligna há vinte e dois anos e pela qual se apaixona. O elenco principal se completa com o mentor de Mick, Josef (Jason Dohring), um vampiro sarcástico e centenário.

A série foi cancelada após 16 episódios - com apenas uma temporada.

No cinema

Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.

  • Angel - A Série

Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos atos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi á Sunnydale ajudar Buffy Summers em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.

  • Blade - Trilogia

Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro (Dhampir) Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.

  • Entrevista com o Vampiro

Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro conta a historia de Louis de Point du Lac, um belo jovem que é assediado por Lestat. Lestat é um vampiro, que recebeu a maldição sem ao menos saber como funcionava, e desde então todos a quem ele pretende "transformar", é dada a escolha da morte ou da vida eterna como Vampiro.

O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um reporter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.

  • Drácula 2000 (A Trilogia)

O início se dá com um grupo de ladrões high tech que prova a inexistência de sistemas de segurança invioláveis. Ao invadir a loja de antigüidades, eles esperam encontrar peças valiosas, ouro e dinheiro. Mas deparam apenas com uma velha cripta de prata e resolvem levá-la embora. Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.

  • Rainha dos Condenados

Continuação do Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro O vampiro Lestat reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha, a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse, uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.

  • Anjos da Noite (Underworld, 2003)

O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.

  • Crepúsculo (2008)

Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.

Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella - o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela.

O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para si e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...

RPG

A White Wolf possui uma série de publicações de RPG sobre vampiros, lançadas no Brasil pela editora Devir.

No RPG, Vampiros são seres similares aos humanos, como grande modificador os poderes especiais (disciplinas). Os vampiros do rpg se dividem em clãs e vivem no mundo criado chamado de Mundo das Trevas.

Sua maior diferença é que eles são organizados em seitas. A Camarilla, seita que visa à preservação da máscara (defende manter os vampiros como lenda) e o Sabá, seita que é a favor do controle ativo dos humanos (não se importam com a máscara, mas também possuem o bom senso). Há também outra organização, os que se denominam os Independentes. Não seguem qualquer regra além a do seu clã.

No RPG, o primeiro vampiro foi Caim (o da própria Bíblia, irmão de Abel). Depois de sacrificar Abel, ele foi expulso do Éden e condenado a vagar nas terras de Nod. Com o passar do tempo, Deus mandou vários "emissários", anjos seus oferecendo o perdão total a Caim. Porém, ele renegou todos, e a cada um deles, após ser negado, almadiçoou Caim com uma limitação diferente. Assim surge o vampirismo no RPG. Ao conhecer Lilith, ele aprende a controlar o poder de seu sangue e mente. Daí vêm os poderes vampíricos.

Ultimamente, a White Wolf lançou uma nova versão dos seus jogos, chamada de New World of Darkness, nesse novo cenário os jogadores interpretam pessoas transformadas em vampiros e sua interação com um mundo onde o sobrenatural é o elemento dominante. Os personagens (jogadores e NPC's) são divididos em clãs e covenants. Os clãs são como espécies de famílias, enquanto os covenants são facções semi-políticas e semi-religiosas às quais os personagens podem se filiar.

Video Games

  • Bloodrayne

Desenvolvido pela Terminal Reality, a franquia constituida por BloodRayne e Bloodrayne 2, conta a história de Rayne, uma dhampir, meio-humana e meio-vampira, cuja mãe foi seduzida por um vampiro e mais tarde morta por ele. No primeiro jogo, que se passa na Segunda Guerra Mundial, ela luta contra um grupo místico de nazistas que quer acordar um antigo demônio chamado Beliar. No segundo jogo, Rayne descobre o paradeiro de seu pai vampiro, o Mestre dos Vampiros, Kagan, e precisa fazer a sua vingança, destruindo os servos de seu pai até chegar no próprio Kagan. Há também um filme "Bloodrayne", dirigido por Uwe Boll, mas não é considerado canônico, pois sua história ocorre duzentos anos antes do game.

Foi um grande sucesso, baseado no jogo de RPG e foi muito aclamado por ser uma historia passada desde a idade média até os dias atuas, com uma boa trama e um otimo clima, hambientaliza com perfeição o ambiente vampirico.

É uma série que se passa durante a idade-média, em um reino imaginário chamado Nosgoth. Com um clima sério e sombrio, começa com o jogo Legacy of Kain: Blood Omen, que conta história de um cavaleiro chamado Kain que foi transformado em vampiro, e depois recebeu a missão de restaurar o reino de Nosgoth que estava sendo corrompido. Teve sua continuação em Legacy of Kain: Soul Reaver, Kain se tornou o sobrerano de Nosgoth, e você é um jovem vampiro chamado Raziel, que foi condenado a uma tortura eterna, mas ele foi salvo por um "devorador de almas", o Deus-Ancião, e então Raziel descobre que milhares de anos se passaram, e agora Nosgoth não é mais o grandioso reino dos vampiros, e sim uma paisagem lúgubre e sombria, e nesse cenário cruel,Raziel se aventurará para ter vingança. Mais tarde, os jogos foram continuados por Soul Reaver 2 e Blood Omen 2, que sem dúvida são ótimos jogos.

Um dos maiores clássicos da história dos games, conta a saga do clã Belmont, que de geração em geração, transmite um chicote sagrado chamado Vampire Killer, que possui um grande poder contra as forças das trevas, sendo assim, ele será usado pelo menos uma vez a cada século para destruir o perverso Conde Drácula, que volta do inferno um vez a cada 100 anos.

Mais conhecido como Vampire Saviors, é uma série famosa de jogos de luta fabricada e lançada pela Capcom, com persongens únicos e ricos, que são robôs, lobisomens, demônios e outros seres sombrios que habitam a nossa imaginação. Um clima sombrio misturado com animações cômicas de anime e desenho animado.

Série de luta inovadora criada pela Arc System Works. Cuja história tem um enredo rico que envolve alquimistas, vampiros, demônios e outras criaturas.

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vampiros
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vampiro

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA [1]

  1. Aline Alves...