X.Org Foundation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
X.Org Foundation
Fundação 22 de janeiro de 2004
Tipo Organização sem fins lucrativos
Propósito Desenvolvimento de software
Sítio oficial www.x.org

A X.Org Foundation é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de pesquisar, desenvolver, apoiar, organizar, administrar, padronizar, promover e defender uma plataforma de gráficos acelerada livre e aberta. Isso inclui, mas não está limitado aos seguintes projetos: DRM (Direct Rendering Manager), Mesa 3D, Wayland e o X Window System (na implementação do servidor X.Org).[1][2]

A organização[editar | editar código-fonte]

A X.Org Foundation foi fundada em 22 de janeiro de 2004.[3]

A atual X.Org Foundation surgiu quando o corpo que supervisionava os padrões X e publicou a implementação de referência oficial uniu forças com os desenvolvedores do XFree86. A criação da Fundação marcou uma mudança radical na governança do X. Considerando que os administradores do X desde 1988 (incluindo o X.Org anterior, parte do The Open Group) tinham sido organizações de fabricantes, a fundação é liderada por desenvolvedores de software e usando o desenvolvimento da comunidade no modelo bazar, que depende do envolvimento externo. A adesão também é aberta a indivíduos, com a adesão corporativa sob a forma de patrocínio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Proposed Bylaws of the X.Org Foundation» (PDF). 22 de março de 2015 
  2. «FOSDEM2014: State of the X.Org Foundation». 1 de fevereiro de 2014. Consultado em 16 de fevereiro de 2014. 
  3. «X.Org Foundation releases X Window System X11R6.7». LWN.net. 7 de abril de 2004. Consultado em 14 de setembro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]