Saltar para o conteúdo

Zoomorfização: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 94.132.81.96 para a última revisão de HVL, de 11h07min de 28 de maio de 2013 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
~

'''Zoomorfização''' (ou '''Animalização''') é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal, o homem é tratado como um animal.
'''Zoomorfização''' (ou '''Animalização''') é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal, o homem é tratado como um animal.


Mais do que uma figura de linguagem, a Zoomorfização é uma concepção do [[Naturalismo]]. Assim, quando o homem é retratado como um animal, expressa-se a idéia da época, muito influenciada pelo Darwinismo, de que o homem não passa de um ser instintivo, consideravelmente irracional e que é condicionado pelo meio em que vive.
Mais do que uma figura de linguagem, a Zoomorfização é uma concepção do [[Naturalismo]]. Assim, quando o homem é retratado como um animal, expressa-se a idéia da época, muito influenciada pelo Darwinismo, de que o homem não passa de um ser instintivo, consideravelmente irracional e que é condicionado pelo meio em que vive. Pode tambem estar associado a relaçoes sexuais com rinocerontes selvagens no Tibet. Zoo --> Animal ; morfizaçãoo --> Pénis.


== Exemplos ==
== Exemplos ==

Revisão das 20h16min de 2 de abril de 2014

~

Zoomorfização (ou Animalização) é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal, o homem é tratado como um animal.

Mais do que uma figura de linguagem, a Zoomorfização é uma concepção do Naturalismo. Assim, quando o homem é retratado como um animal, expressa-se a idéia da época, muito influenciada pelo Darwinismo, de que o homem não passa de um ser instintivo, consideravelmente irracional e que é condicionado pelo meio em que vive. Pode tambem estar associado a relaçoes sexuais com rinocerontes selvagens no Tibet. Zoo --> Animal ; morfizaçãoo --> Pénis.

Exemplos

Trecho retirado do livro O cortiço, de Aluísio Azevedo: "(...) via-se-lhes [das mulheres] a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam suspendendo o cabelo todo para o alto do casco [couro cabeludo]; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário, metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas [narizes ou focinhos] e as barbas, fossando [revolver com o focinho] e fungando contra as palmas da mão."

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.