360 (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
360
360: A Vida É Um Círculo Perfeito (PT)
 Áustria,  Brasil,  França,  Reino Unido
2012 • cor • 110 min 
Direção Fernando Meirelles
Coprodução Revolution Films
BBC Films
Dor Film
Produktionsgesellschaft
Gravity Entertainment
Muse Productions
O2 Filmes
Fidélité Productions
ÖRF Film
Unison Films
Roteiro Peter Morgan
Elenco Anthony Hopkins
Jude Law
Rachel Weisz
Ben Foster
Gênero Drama, romance
Idioma Português, Inglês, Francês, Russo, Alemão, Árabe
Distribuição Brasil Paris Filmes
Estados Unidos Revolution Films
Lançamento Brasil 17 de agosto de 2012
Orçamento R$ 16 milhões[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

360 (em Portugal: 360: A Vida É Um Círculo Perfeito) é um filme de drama e romance estrelado por Anthony Hopkins, Ben Foster, Rachel Weisz e Jude Law. O filme foi dirigido por Fernando Meirelles, e foi lançado em 19 de julho de 2012 por vídeo sob demanda (VOD) nos Estados Unidos. O longa é livremente inspirado na peça A Ronda de Arthur Schnitzler. Em 2011, ele abriu o Festival de Cinema de Londres e abriu o Festival de Gramado em 2012.[2] Ele também participou dos festivais de Toronto e de Munique.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta histórias de amor de diferentes pessoas em vários países onde seus destinos se encontram em vários aspectos. Viena [ editar ] Anna (Gabriela Marcinková) acompanha sua irmã para uma sessão de fotos, onde sua irmã mais velha Mirka (Lucia Siposová) é fotografado nu por Rocco (Johannes Krisch), para um serviço de acompanhantes site. Anna está hesitante sobre o que Mirka está fazendo, mas vai junto com ele. Há uma voz em off falando sobre como as escolhas trazer um para o seu lugar atual na vida. Rocco convence Mirka para mudar seu nome para um outro mais profissional, para que ela escolhe Blanca. Enquanto tirar fotos, Rocco diz Mirka como uma das meninas ficou rico apenas no outro dia quando ela descobriu que um cliente tinha muito dinheiro com ele e chamado Rocco. Rocco veio e pegou o dinheiro, matando o cliente e dividir o dinheiro com a menina. Mirka pede Rocco quando sua imagem será de até no site e ele diz a ela existem muitas meninas e que isso poderia acontecer mais cedo. Mirka olha para Ana e diz a ela para esperar lá embaixo. Infelizmente, Anna está de acordo. Mais tarde, Mirka desce e eles silenciosamente caminhar até o terminal de ônibus. Eles voltam para casa em um ônibus para Bratislava , onde Anna comenta sobre como Mirka devem trabalhar mais em seu Inglês. Rocco chama Mirka e diz que ela vai atender um cliente chamado Michael Daly ( Jude Law ), em Viena, no dia seguinte. Ela vai para Viena, na companhia de Anna e entra no restaurante de um hotel para atender seu cliente. No entanto, um dos colegas de trabalho de Michael olha para o seu telefone para saber se ela é uma prostituta e começar a debater em voz alta se ela foi se levantou por seu cliente. Michael finge não conhecê-la e vai embora. Ele vai para um pequeno restaurante e chama sua esposa, deixando-a várias mensagens de voz carinhoso. De volta ao seu quarto de hotel, ele recebe um telefonema de seu colega de trabalho, que lhe informa que ele conversou com Blanca, e descobriu sobre Michael ter ordenado a ela, e chantageia a aceitar um acordo de negócios.

Paris [ editar ] Um homem argelino ( Jamel Debbouze ) espiona uma mulher vestindo uma boina vermelha desde que deixou sua casa e em seu caminho para o aeroporto. É claro que ele tem sentimentos pela mulher misteriosa, mas não consegue expressar o que sente. A próxima cena mostra ele conversando com um imã sobre seus sentimentos para a mulher, e ele persegue-la ainda mais, apesar de saber que ela já é casada. Ele então vai para sua mesquita e também a um terapeuta e pede conselhos sobre o que fazer com sua vida.

Londres [ editar ] Rose ( Rachel Weisz ) passeia pelas ruas, sem saber que uma mulher aparentemente perturbada é tirar fotos dela. Acontece que Rose está indo para um hotel e se encontra com um homem chamado Rui (Juliano Cazarré), ela está tendo um caso com. Embora ela diz que eles devem terminar o caso, Rose ainda é afetado por seu charme e eles acabam fazendo sexo. Após o encontro, eles se separam. Rui vai para casa para encontrar sua namorada Laura ( Maria Flor ), mas ele é abalada quando ele descobre que ela o deixou. Ele abre o computador e assiste a um vídeo que ela fez para ele; verifica-se a mulher que tirou fotos de Rose antes é sua namorada. Enquanto isso, na casa de Rose, ficamos a saber que ela é casada com Michael Daly, que tinha planejado a ligação em Viena. Ele voltou para casa, e os dois, em seguida, dirija-se para a escola de sua filha tocar naquela noite e tendem a ela depois que ela se esquece de suas linhas. Mais tarde, na cama, em seguida, lembra Rose mensagens de voz de Michael na noite anterior, dizendo que ele sente falta dela e que ele desejava que ela pudesse estar lá com ele. Ele diz a ela que sua próxima viagem será provavelmente a Berlim. Rose exclama que ela nunca foi a Berlim e adoraria ir.

Colorado [ editar ] Sex Offender Tyler ( Ben Foster ) está sendo lançado depois de ser preso por seis anos, e tem medo que ele não está pronto para enfrentar a vida no mundo exterior devido às suas tentações. Enquanto isso, Laura embarca num vôo de volta ao Brasil e passa a conhecer um homem idoso sentado ao lado dela, chamado John ( Anthony Hopkins ), que está em busca de sua filha desaparecida, que fugiu há muitos anos. Ambos estão presos em Denver devido ao mau tempo. Enquanto isso, Tyler fala ao telefone com a assistente social sobre a sua situação estressante fora e como ele não podia controlar-se de sua atração. Ele e Laura chocar-se uns aos outros quando Laura, inadvertidamente, senta-se à mesa de um restaurante no aeroporto. No entanto, eles começam uma conversa quando as bebidas que ela encomendou para ela e John são servidos. Laura parece atraída por Tyler e acaba oferecendo a ele para ficar com ela em seu quarto de hotel. O intoxicado Laura então faz avanços sexuais em direção a ele e pede que ele a beijasse. Em vez disso, Tyler se controla e repele ela, trancando-se no banheiro.

No dia seguinte, João encontra Laura que está prestes a embarcar em seu vôo de conexão. Ambos contar como foi um prazer conhecer um ao outro. Laura abraça John de forma daughterly, que o afeta. John chega em Phoenix para analisar no necrotério os restos não identificados que poderia ser sua filha, mas que acaba por ser outra pessoa. João diz mais tarde em um AA reunião como ele pode finalmente aceitar o destino de sua filha, seja lá o que poderia ter sido, e está disposto a seguir em frente e deixar ir. Em seguida, uma mulher estrangeira chamada Valentina ( Dinara Drukarova ), basta visitar Phoenix, partilha a sua própria história, onde ficamos a saber que ela era a mesma mulher que o homem argelino espionado volta em Paris (sem o conhecimento dela). Ela fala sobre o marido dela, Sergei, que é muito consumido com seu emprego a trabalhar para uma torta empresário russo, a amá-la mais. Ela diz que vai planejar se divorciar dele. Ela tem sentimentos por outro, seu chefe, e ela está secretamente apaixonada.

De volta a Paris [ editar ] Valentina volta para casa com o marido russo carreira orientada chamado Sergei ( Vladimir Vdovichenkov ), onde ela lhe informa que ela quer o divórcio e como ela está interessada em outra pessoa, mas Sergei ignora denúncia e folhas. Ele afasta em direcção a Viena, enquanto Valentina se prepara para olhar atraente, em seguida, vai para o trabalho em uma clínica odontológica. Seu chefe, o homem argelino, é o dentista. Ele é muito nervoso em torno dela, cometendo erros desajeitados e erros. É claro que ambos têm sentimentos um pelo outro, mas reprimi-las. Ele então fala para ela em particular e, sem lhe dizer por que, ele sugere que seria melhor se ela olhasse para outro emprego. Valentina é confuso e triste, mas deixa, no entanto, e é visto indo embora, sem a boina vermelha desta vez, seu chefe vê-la da janela.

De volta a Viena [ editar ] Sergei vai buscar seu chefe do aeroporto e é tratado duramente por ele. Seu chefe repreende-lo quando ele descobre que ele está aprendendo Inglês e afirma que isso é irrelevante. Mirka e Anna também está montando um ônibus indo para Viena para outro cliente de Mirka. Sergei pára Mirka na rua em frente ao hotel e diz que ela está aqui para o seu patrão. Ele procura dela e, em seguida, diz para ela ir a boss 'quarto do hotel. Enquanto persistente fora, Anna se depara com Sergei, e conversar um pouco. Quando começa a chover ele a deixa no carro de seu patrão. Eles começam a desenvolver um relacionamento amigável de seu amor mútuo para livros e aprender Inglês. Anna então convence o Sergei maus-tratos a unidade em torno da cidade.

De volta ao hotel, Mirka deixa o chefe saber seu tempo acabou. Ela se oferece para ficar por mais dinheiro e ele mostra a ela uma maleta cheia de dinheiro. Lembrando a história de Rocco da sessão de fotos, Mirka textos Rocco enquanto pedidos de serviço de quarto. Apesar de ter Mirka felação, o chefe de Sergei lê o telefone de Mirka e descobre que ela mandou uma mensagem a alguém. Percebendo que ela está envolvida no roubo, ele bate Mirka inconsciente e chama Sergei. Quando Sergei pega sua chamada, seu chefe lhe diz para vir protegê-lo no hotel. Rocco e Sergei estão no elevador juntos e Sergei retém assistindo Rocco ir para a porta do chefe. O chefe chama Sergei e Sergei truques seu chefe a pensar que ele está na porta, quando na verdade é Rocco. O chefe abre a porta e uma luta começa. Sergei então sai do hotel e pega Anna e eles de carro juntos, ela lendo para ele. Em nenhum momento ela está ciente Sergei estava agindo como "executor" para seu chefe. Mirka recobra a consciência depois do ataque, vê tanto o chefe e Rocco no chão, esvazia a pasta do dinheiro, e sai do hotel. Na narração, você ouve Anna ler uma carta de despedida para sua irmã usando o mesmo fraseado como no início do filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Segundo Fernando Meirelles, ele procurava escrever um conto de comédia, mas acabou fazendo o projeto para a direção do filme.[1] Ainda segundo o diretor do filme, ao rodar por todo o mundo ele sentiu uma essência para que 360 fosse rodado em vários países.[3]

Apesar de ser o primeiro filme do diretor em que aborda o tema sexual, ele disse que seu filme "[é] como um vírus que se espalha por todo o planeta". Fernando também comentou que o longa conta a partir de uma parte mais perspectiva do romantismo, sem conotações políticas".[3]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

O filme teve filmagens em vários países como Áustria, Brasil, França e Reino Unido, rodado em apenas três meses.[1]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Estreia[editar | editar código-fonte]

O longa inicialmente estreou sob vídeo sob demanda (VOD) em 19 de julho de 2012 pela Lodgenet e Magnolia Pictures. No serviço, o filme custou cerca de US$ 14, tendo um faturamento de US$ 6 milhões, fazendo com que o filme ficasse em cartaz mais tempo no cinema.[4] Sua ação de estrear primeiro no sistema de TV paga acabou fazendo com que houvesse várias cópias do filme em sites piratas.[1]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

360 teve um dos piores rendimentos entre os filmes dirigidos por Fernando Meirelles nos Estados Unidos, com cerca de R$ 52 mil.[1]

Crítica[editar | editar código-fonte]

360 recebeu críticas geralmente negativas de críticos, como o que atualmente detém 25% por Rotten Tomatoes, baseado em 71 opiniões. Philip French da The Observer (de Londres) concluiu, "360 tem uma superfície reluzente e um ar de sabedoria, mas essencialmente reflete a vida das pessoas que passam muito tempo em aviões".[5] Manohla Dargis do The New York Times disse: "Há momentos em que 360 mostra o que o filme poderia ter sido... Mas a superação e a comilança aqui sugerem que o Sr. Meirelles, ou talvez os produtores estavam tentando contornar essa história, em vez de com ele".[6]

Marcelo Forlani, crítico do site Omelete fez uma avaliação favorável ao filme. Segundo ele, o filme conta detalhadamente cada assunto abordado, o que contradiz com comentários sobre o mesmo que os personagens não aprofundavam e que o filme era muito superficial.[7]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
2011 BFI London Film Festival Melhor filme Fernando Meirelles Indicado [1]

Referências

  1. a b c d e f Salem, Rodrigo (13 de agosto de 2012). Fernando Meirelles vê "360" fracassar em crítica e público nos EUA Folha de S. Paulo.. Página visitada em 29 de março de 2013.
  2. a b 360, de Fernando Meirelles, abre o Festival de Gramado Blog do Bonequinho. O Globo (24 de julho de 2012). Página visitada em 29 de março de 2013.
  3. a b "As histórias de '360' são como um vírus", diz Fernando Meirelles Internet Group. (13 de outubro de 2011). Página visitada em 29 de março de 2013.
  4. Dutra, Fernanda (17 de outubro de 2012). Uma viagem pela Europa dos comuns com Fernando Meirelles O Globo. Globo.com. Página visitada em 29 de março de 2013.
  5. French, Philip (12 de agosto de 2012). 360 – review (em inglês) The Observer. Guardian. Página visitada em 20 de setembro de 2012.
  6. Dargis, Manohla (2 de agosto de 2012). Fortune’s Thin Thread, Catching, Not Releasing The New York Times.. Página visitada em 20 de setembro de 2012.
  7. Forlani, Marcelo (17 de agosto de 2012). 360 - Crítica Omelete. Universo Online. Página visitada em 29 de março de 2013.

Ligação externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.