Aílton Lira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aílton Lira da Silva (Araras, 19 de fevereiro de 1951) é um ex-futebolista brasileiro. Fez grande sucesso no Santos, onde formou na Geração de Meninos da Vila, de 1978.

Vida esportiva[editar | editar código-fonte]

Indicado pelo treinador José Duarte, foi contratado pelo Santos em 1976, vindo da Caldense, passando depois para o São Paulo FC onde foi campeão em 1980.

Na posição de meia-esquerda jogou pelo Santos FC no período de 1976/1979, atuando no famoso time dos "Meninos da Vila" e jogando no meio-de-campo ao lado dos craques como Pita e Clodoaldo. A fama maior daquele time veio da juventude e competência do ataque, formado por Nílton Batata, Juary e João Paulo.

Aílton também era uma exímio cobrador de faltas. Até hoje é considerado como um dos melhores cobradores de faltas da história do futebol brasileiro.

Nas faltas próximas as áreas adversárias, seu nome era sempre aclamado pela torcida santista. Não costumava decepcionar. Demonstrava sempre toda sua categoria e calma antes de bater na bola.

Teve a honra de anotar o tento 8 mil da história do Santos, ao marcar na vitória diante do Fast Club-AM, pelo Campeonato Brasileiro de 1977.

No começo de 1980, foi negociado com o São Paulo, atuando apenas por uma temporada no clube da capital. Atuou ainda pelo Al Nasser/ARS, Guarani, União São João, Comercial, Portuguesa Santista, Itumbiara-GO e Guará-DF

Atualmente o ex-jogador trabalha como técnico e compra na Supercores Tintas.

Referências

Acervo Histórico do Santos