A Deusa Vencida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A deusa vencida)
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela de 1965. Para o remake de 1980, veja A Deusa Vencida (1980).
A Deusa Vencida
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Criador(es) Ivani Ribeiro
Elenco Glória Menezes
Édson França
Tarcísio Meira
Altair Lima
Regina Duarte
Karin Rodrigues
Ivan Mesquita
Maria Aparecida Alves
Rachel Martins
Hugo Santana
Ruth de Souza
Ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 106
Produção
Diretor(es) Walter Avancini
Tema de abertura "Balada Para uma Deusa Menina", Hugo Santana
Exibição
Emissora original Brasil TV Excelsior
Transmissão original 1 de julho de 1965 - 31 de outubro de 1965
Cronologia
Vidas Cruzadas
A Grande Viagem
Programas relacionados A Deusa Vencida (1980)
A Indomável
Almas de Pedra
A Grande Viagem

A Deusa Vencida é uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 1 de julho a 31 de outubro de 1965 no horário das 19h30, totalizando 106 capítulos. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Walter Avancini.

Enredo[editar | editar código-fonte]

São Paulo, final do século XIX. O fidalgo Lineu Maciel, de tradicional família paulista, perde toda sua fortuna no jogo. O problema poderia ser resolvido com o casamento de sua filha, a bela Cecília, com o jovem Edmundo Amarante, filho do rico comerciante Jorge Amarante. Mas o avarento pai de Edmundo odeia a família Maciel, ainda mais por estar arruinada, e promete deserdar o filho se o casamento acontecer.

Porém Cecília é cortejada pelo próspero fazendeiro Fernando Albuquerque, que promete saldar toda a dívida de Maciel se desposar sua filha. Na esperança de fugir com Edmundo após se resolver a situação do pai, Cecília consente em casar-se com Fernando e vai morar em sua fazenda, enquanto Edmundo, desiludido, vai concluir seus estudos na Europa. Na fazenda dos Albuquerque, Fernando aceita manter um casamento de aparência com Cecília pois sabe que ela não o ama.

O retorno de Edmundo da Europa traz mudanças na vida de todos. Ele agora é noivo de sua prima Malu, por compaixão, pois sabe que ela sofre de uma doença incurável e tem pouco tempo de vida. Essa união serviu para distanciar ainda mais Cecília de Edmundo, que agora já vê Fernando com outros olhos. Mas Fernando é um homem de comportamento misterioso e que mantém um segredo em sua fazenda. Não longe dali vive Hortênsia, antiga paixão de Fernando, uma mulher enlouquecida pela vida e que sofrera uma desilusão amorosa com Lineu Maciel. Na verdade o seu casamento com Cecília fazia parte de um plano de vingança de Fernando para humilhar Maciel.

Esses fatos e muitos outros vêm à tona com cartas anônimas endereçadas a membros das famílias Albuquerque, Maciel e Amarante. Para desmascarar o autor das cartas, todos se reúnem na fazenda dos Albuquerque, onde Hortênsia aproveita-se da situação para atentar contra a vida de Lineu Maciel. Mas ela acaba morta, vítima de sua própria loucura.

Sem mais vinganças e rancores, Cecília descobre-se apaixonada por Fernando e aceita os seus sentimentos. Enquanto isso, Edmundo descobre o autor das cartas anônimas que atormentavam a todos, mas nega-se a revelar. Era Malu, que confessa diante dos fatos ocorridos. Ela descobrira por acaso sua doença ao mesmo tempo em que via seu verdadeiro amor, Edmundo, envolvido com Cecília. Para desmoralizar a todos e ter Edmundo para si, Malu escrevera as cartas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem[1]
Glória Menezes Cecília Maciel
Édson França Fernando Albuquerque
Tarcísio Meira Edmundo Amarante
Altair Lima Lineu Maciel
Regina Duarte Malu (Maria Luísa)
Karin Rodrigues Hortênsia
Ivan Mesquita Jorge Amarante
Maria Aparecida Alves Sofia
Rachel Martins Nhá Vina
Hugo Santana Laércio
Ruth de Souza Narcisa
Machadinho Nicolas Barreto
Lurdinha Félix Candinha
Sílvio Piratininga Jacinto
Ayres Pinto Tico
Airton da Silva Zuza

Referências

  1. «A Deusa Vencida». Teledramaturgia. Consultado em 29 de junho de 2021