Lista de personagens de Sítio do Picapau Amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de personagens da série Sítio do Picapau Amarelo de 2001.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Dona Benta - Avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Picapau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo. Está sempre se divertindo com as reinações que a garotada inventa e aberta para ouvir o que seus netos têm a dizer.
  • Tia Nastácia - Cozinheira de mão cheia de comida. Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Tia Nastácia é a faz-tudo do Sítio, mas a turma também a ajuda cooperando nas tarefas domésticas. Foi quem costurou a boneca de pano Emília e a recheou com macelinha. Toda noite a turma do sitio fica escutando suas histórias ,e comendo suas rosquinhas de polvilho.
  • Narizinho - É neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano.Seu nome completo é Lúcia Encerrabodes de Oliveira
  • Pedrinho - Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim. Seu nome completo é Pedro Encerra=bodes de Oliveira.
  • Emília - É a melhor amiga de Narizinho. Boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo idéias maravilhosas. É crítica, tagarela e mandona, com um gênio para lá de forte que causa as maiores confusões. Nasceu muda, mas tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até agora.
  • Visconde de Sabugosa - Ele é o super sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.

Personagens Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Tio Barnabé - Humilde e boa gente, toma conta do Sítio. É um velho que sabe de todos os mistérios do mato. Cuida das galinhas e da Vaca Mocha da Emília. Está sempre fumando um cachimbo, que o Saci adora esconder.
  • Zé Carijó - É gente grande, mas tem alma de criança. Um caipira atrapalhado e simpático que, sempre contra sua vontade, acaba embarcando em todas as aventuras da turma do Sítio. Não se conhece homem mais medroso que ele. É fanfarrão e adora contar vantagem. Mas ninguém pode negar que ele tem um coração do tamanho do mundo.Parece ter o poder de falar com os animais.
  • Rabicó - Comilão de marca maior. Rabicó é o animal de estimação da Narizinho. Leitão guloso e covarde, está sempre atrás de comida, mas morre de medo da Tia Nastácia, que não vê a hora de colocá-lo na panela.
  • Conselheiro - De burro não tem nada. Por estar sempre dando bons conselhos, recebeu de Emília o nome de Conselheiro. Extremamente educado e inteligente, gosta de ficar no quintal conversando com Quindim. Vive as aventuras ao lado de Pedrinho, Emília e Narizinho.
  • Quindim - É um rinoceronte que fugiu do circo onde trabalhava e acabou indo parar no Sítio. Muito simpático, como o próprio nome diz é um doce de criatura e foi eleito por Emília para ser "tomador de conta do Sítio", por causa de seu enorme tamanho.
  • Coronel Teodorico - É o manda-chuva do Arraial dos Tucanos, e compadre de Dona Benta. Ele tem dois netos que adora: Angico e Zequinha. Vive fugindo da Dona Joaninha, que é loucamente apaixonada por ele.
  • Candoca - É a Filha mais nova do Coronel Teodorico,patricinha,gosta sempre de brigar com o pai.Mora na capital e odeia roça.
  • Elias Turco - Dono da venda do arraial, está sempre envolvido em confusões depois que pegou gosto pela política. Adora irritar o Coronel Teodorico.
  • Iara - É a Mãe D’água, uma espécie de sereia protetora do riacho. Muito vaidosa, não aceita que ninguém de beleza superior ronde seu território. Tem mania de transformar homens em pedra, para enfeitar seu habitat.
  • Saci Pererê - É uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. Tem uma perna só, usa um gorro vermelho e pita um cachimbo de barro. Faz travessuras e vive azucrinando a vida de todos no Sítio. Ficou amigo de Pedrinho depois que ele o tirou de uma garrafa.
  • Cuca - Má, perversa e ruim. É uma bruxa com cara e corpo de jacaré. Grande vilã, vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio. Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros bruxos se aproximem de seu território.
  • Pesadelo - Um monstro corcunda e com os dentes para fora e unhas grandes, ele é o ajudante ("atrapalhante") da Cuca. Ele apareceu em 2002, e se juntou a ela em 2003 e, desde então, ele sempre acompanha a bruxa em suas maldades, mas acaba quase sempre pondo tudo a perder. Em 2005 a Cuca o demitiu e o expulsou de sua caverna, sem lugar onde morar, ele chegou até a ficar amigo do pessoal do Sítio e pedi-los para deixarem ele morar lá, eles deixaram e ele ficou morando dentro do poço d'agua do Sítio, mas depois quando a Cuca aceitou ele de volta (porque ela precisava de alguém para coçar suas costas), ele voltou a ser inimigo do pessoal do Sítio.
  • Príncipe Escamado - O príncipe do Reino das Águas Claras, ele é um peixe e quase se casou com Narizinho mas, no meio da cerimônia, Rabicó comeu a rosquinha que lhe serviria de coroa.
  • Doutor Caramujo - O médico do Reino das Águas Claras, ele é um caramujo. Tem várias pílulas em sua valise de médico que curam qualquer doença. Foi ele quem fez Emília falar, dando a ela a Pílula Falante.
  • Major Agarra e Não Larga Mais - Um sapão rajado que toma conta do portão do Reino das Águas Claras, mas sempre acaba dormindo em serviço.
  • Dona Aranha - A costureira do Reino das Águas Claras, ela é uma aranha. Foi ela quem fez o vestido de casamento de Narizinho e que também fez os vestidos para o casamento de algumas princesas dos contos de fadas. Em 2005, ela fez os novos vestidos da Emília, que ela havia lhe encomendado.E, foi amaldiçoada para não mudar de profissão

Personagens da Série de 2001[editar | editar código-fonte]

  • Dona Carochinha - Uma barata cascuda e rabugenta, que é a guardiã dos personagens das histórias infantis, mas os seus personagens vivem fugindo dela porque já estão cansados de suas histórias emboloradas.
  • Besouros Casca e Cascadura - Eles são os besouros espiões da Emília, que obedecem todas as ordens da bonequinha, e sempre a mantem informada de tudo o que acontece no Sítio. Em 2007, passam a se chamar Casca e Cascudo, e ambos interpretados pelo mesmo ator, Pablo Sanábio.
  • Peter Pan - É um jovem que veio da Terra do Nunca. Ele jamais gostaria de crescer.
  • Cléo - Era locutora de um programa na rádio. Fugiu e foi pro Sítio de Dona Benta, por causa das maldades de sua madrasta . Sofre com a morte da mãe. Só apareceu em 2005.
  • Antonica - Ela é a mãe de Pedrinho, tia de Narizinho e filha de Dona Benta. Ela é uma professora e em 2005 deu aula para Pedrinho e Narizinho na escola do Arraial dos Tucanos. Também em 2005 ela sofreu muito por uma separação com o marido Nestor ,apesar dela ser muito bonita.
  • Morcego Espião - É o espião da Cuca. Apareceu em 2002.
  • João da Luz - Menino pobre e órfão que se apaixonou por Cléo e ficou com ela. A Cuca o enfeitiçou com o encanto do lobisomem, mas no final se salvou. Apareceu somente em 2005.
  • Nestor - Ele é o marido de Antonica e pai de Pedrinho. Em 2005 ficou desempregado e teve uma crise com a esposa, o que levou a separação dos dois .
  • Patty Pop - Boneca de plástico que Narizinho ganhou de presente do Coronel Teodorico em 2005. No começo ela só falava quando lhe puxavam uma cordinha nas costas, porém Emília, com ciúmes do apego de Narizinho à nova boneca, arrancou-lhe a cordinha. Narizinho até pediu ao Visconde que a consertasse mas, enquanto ele foi buscar uma chave de fenda para consertá-la, Emília tirou o seu dispositivo falante e jogou na lata de lixo. Então Rabicó foi fuçar o lixo e o engoliu. O porquinho começou a falar igual à boneca, mas quando conseguiu cuspi-lo, já não tinha mais conserto. Narizinho então decidiu levar Patty ao Doutor Caramujo, para que ele lhe desse uma Pílula Falante, que nem ele fez com Emília. Deste dia em diante, Patty Pop começou a falar, está sempre preocupada com sua aparência, vive discutindo com Emília e sempre diz: "Narizinho, olha ela!", quando Emília a chama de "Pata Choca" e seu nome inspirado na Betty Boop. Embora sempre discutia com Emília, Patty chegou a salvá-la nas garras da Cuca. A personagem permaneceu na série apenas um ano.
  • Flora Caipora - Protetora das matas que só pareceu em 2006.
  • Pepe Curupira - Amigo de Flora Caipora em 2006.
  • Miss Sardine - Linda sardinha que resolve se mudar para o riacho, torna-se vizinha da Iara, com quem disputa tudo, desde um raio de sol até o amor de um Boto. Vaidosa como a Iara, considera-se a criatura mais bonita da mata (isso em 2005). Em 2001, ela foi acidentalmente fritada por Tia Nastácia.
  • Tambelina - Também conhecida como "Polegarina", "Polegarzinha" ou "Thumbelina", ela é uma personagem dos contos de Hans Christian Andersen, mas foi usada na temporada 2005 como uma personagem fixa do Sítio do Picapau Amarelo, sendo incluída até mesmo na abertura do programa naquele ano, onde aparecia saindo voando de uma casa de joão de barro. Tambelina é uma pequena fada, na história de 2005 ela era a namorada do Pequeno Polegar, e os dois iriam se casar no "País das Fábulas", mas ela teve que fugir e se esconder no Sítio, por que a Dona Carochinha queria obriga-la a se casar com outro personagem: o ogro Fredegundo.
  • Francisco Encerrabodes - É o falecido marido de Dona Benta, avô de Narizinho e Pedrinho. Ele nunca apareceu, pois Dona Benta só citava ele desde 2001, mas em 2007, ganhou destaque com o seu quadro na sala, que só apareceu no episódio O Saci contra ataca.
  • Libério - Era o cabeleireiro e barbeiro do Arraial em 2007. Vivia em conflito com Seu Elias por causa do amor de Dona Carmela, nas no final, se perdoaram.
  • Dona Carmela - Era uma mulher espanhola que se mudou para o Arraial no Brasil. Virava a mula-sem-cabeça até o episódio As invenções do Visconde, quando Tio Barnabé lhe tirou o encanto. Era dona de uma pensão e no final, se casou com o Conde de Tremembé e voltou para a Espanha com ele.
  • Da Graça - Era funcionária da venda do Elias em 2007.
  • Arlindo Orlando - Era locutor da rádio do Arraial, Roda Roça, em 2007. Ficou até o episódio A Nova Reforma da Natureza, porquê o ator que o interpretava, Eri Johnson, estava saindo do programa para ir a novela Duas Caras, e a desculpa dada foi que ele estava indo embora do Arraial.
  • Ching Ling - Era um chinês que foi morar no Arraial a partir do episódio As invenções do Visconde em 2007.A Iara se apaixonou por ele,mas ele amava de verdade Da Graça.
  • Barão de Tremembé - Um farsante que apareceu no Arraial para arrancar dinheiro dos outros. Desde o início da temporada de 2007 ele armou e se passou por várias pessoas: Camilo Cascalho, Ed Edson, Príncipe Kodadadi e Tio Ângelo, mas no final sempre se dava mal. Conheceu a Cuca durante o golpe do Tio Ângelo e ela pediu para que raptasse o anjinho que reapareceu no sítio no episódio O Anjinho da Asa Quebrada ,mas não conseguiu, e ela descobriu o seu maior medo: sua prima Cassandra, e fez ela aparecer no Arraial. No final, ele revelou que era um farsante, mas foi perdoado por salvar Dona Benta do golpe de Cassandra que o obrigou a fazer, e passou a ser amigo de Dona Benta.
  • Minerva - Era a assistente do Barão, mas quando Cassandra chegou, ela o deixou e foi pro lado do bem e se casou com Lupicínio, delegado da cidade, na qual era apaixonada e ele também era.
  • Cassandra - Prima do Barão, que apareceu por causa da Cuca, que descobriu que era ela o seu pior medo. Ela atrapalhou todos os planos dele e o forçou à dar um golpe em Dona Benta, mas ele a salvou dela ela, quando ele se revelou, ela fugiu.
  • Delegado Lupinício - Era o delegado da cidade em 2007. Era o lobisomem e seu encanto foi tirado depois de receber uma bala do persoangem Bala de Prata, que apareceu para caçar o lobisomem. Depois disso,casou-se com Minerva, no qual era apaixonado.
  • Dona Miúda - Era a mãe de Lupicínio e nunca deixou que ele se apaixonasse por Minerva, mas no final acabou deixando ele se casar.
  • Tutu Marambá - Um monstro do folclore, rival de Cuca, era o Rei das coisas feias, mas no final, perdeu seu posto para o Saci. Só apareceu em 2007.
  • Caipora - Protetor do Capoeirão dos Tucanos, que só apareceu em 2003 e 2007.
  • Padre Benedito - Era o padre da cidade em 2007 ,também amigo de Dona Benta. Dona Carmela tinha uma paixão por ele, e por isso se transformou na mula-sem-cabeça, mas no final desistiu dele, com medo da maldição, e ficou com o Conde de Tremembé.
  • Vitória Regia - Ela Apareceu no Sitio, ao Final da temporada de 2006. Ela Passou só alguns episódios como a prima da Lara que veio da Amazônia.

Personagens de participação[editar | editar código-fonte]

  • Pequeno Polegar - Amigo do pessoal do sítio. Sempre foge da Dona Carochinha para não voltar ao livro.
  • Branca de Neve
  • Cinderela
  • Sete Anões-Anões que acolheram Branca de Neve, na casa deles.Sempre que ela vem ao sítio, eles a acompanham.
  • Príncipe das 1001 noites
  • Príncipe da Branca de Neve
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Anjinho - Era um anjinho que quebrou a asa e caiu num asteróide no episódio Viagem ao Céu. Narizinho, Emília e o Burro Conselheiro encontraram ele e levaram pro Sítio. Emília queria cortar a outra asa para que ele ficasse, pois gostou muito dele, mas ele logo se recuperou da asa e voou de volta ao céu. Reapareceu nos episódios Memórias de Emíliade 2001 e em O Anjinho da Asa Quebrada de 2007, onde novamente quebrou a asa e no final, se recuperou e passou a ser o anjo da guarda de Emília. Em 2001, lhe deram o nome de "Flor nas Alturas" e em 2007, de "Aleluia".
  • Hércules - O filho de Zeus e o homem mais forte da Grécia, mas com o bom coração. Ele é ajudado pela turma do sítio para realizar seus doze trabalhos encomendados pela deusa Hera. Apareceu somente em "Os XII Trabalhos de Hércules".
  • Atena - Deusa da sabedoria e filha de Zeus. Ela ajuda ao Hércules e a cambada do sítio para realizar os doze trabalhos.
  • Gato de Botas - Um gato que apareceu somente em "Histórias Diversas".
  • Don Ratão - Um rato que é apaixonado pela Dona Baratinha. Ele é quase comido pelo Gato de Botas. Apareceu em "Histórias Diversas."
  • Dona Baratinha - Uma barata que está apaixonada pelo Don Ratão. Apareceu em "Histórias Diversas".
  • Visclone - Clone do Visconde. Diferente do Visconde original, Visclone não é inteligente.Apareceu em 2001.
  • Hans Staden - Hans Staden foi um Alemão. Ele desembarcou no Brasil, e quase foi devorado pelos índios tupinambás, más os convenceu á não devorá - lo. Ele se apaixonou pela índia Cacuía. No final, foi resgatado, e regressou á Alemanha.Apareceu em 2001, no episódio "As Aventuras de Hans Staden".
  • Santos Dumont
  • Leonardo Da Vinci
  • Barão de Munchausen - É o barão caçador. Apareceu nos episódios "No País das Fábulas" e "As Caçadas de Barão de Munchausen"
  • Peninha, o menino bruxo - é um jovem bruxo com a habilidade de ficar invisível ao girar seu boné três vezes. Como ele está estudando na escola de bruxarias, seus feitiços sempre saem errados.
  • Lua Cheia - Filha da presidenta da Convenção de Bruxas. Diferente da mãe, Lua Cheia é uma bruxinha de bom coração.
  • Itamar - Um jovem que se transforma em lobisomem nas noites de lua cheia. Ele ama Tonica Ventania.
  • Tonica Ventania - Filha do líder dos cangaceiros. Ela briga com Candoca pelo seu amado Itamar.
  • Trovoada - Líder dos cangaceiros e pai de Tonica. Ele não consegue enxergar sem seus óculos.

Antagonistas Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Don Miguelito Rodrigues - Dono do Gran Circo Miguelito. Ele é um homem muito idoso, mesmo assim é ganancioso e aproveitador, ele maltratava o Quindim no circo. No final, descobriram que seus documentos da certidão de nascimento do Quindim erão falsos e, ele foi processado. Apareceu no episódio "As Caçadas de Pedrinho", em 2001.
  • Pássaro Roca - Um terrível pássaro de rapina gigante. Quando Visconde amarrou uma rede nas pernas dele, o pássaro voou levando o sabugo. O Barão deu um tiro que fez o pássaro ficar tonto e derrubar o Visconde, que caiu no mar, morrendo. O pássaro Roca continuou vivo. Apareceu no episódio "No País das Fabulas", em 2001.
  • Lobo Mau - Um lobo feroz e glutão que queria comer o Rabicó em "Festa do Faz-de-Conta".Reapareceu em "O Picapau Amarelo" e "Histórias Diversas". Estes episódios foram em 2001 e 2002.
  • Capitão Gancho - Vilão das histórias de Peter Pan. Ele apareceu no episódio "O Picapau Amarelo" onde ele tentava tomar a posse do sítio, e nos episódios "Memórias de Emília" e "Peter Pan".
  • Minotauro - Monstro com corpo de homem e cabeça de boi. Ele sequestrou Tia Nastácia e a levou para a Ilha de Creta, aonde, ele a obrigava a fazer bolinhos de chuva para ele. Mas Tia Nastácia foi resgatada por Pedrinho, Emília e Visconde, e ele ficou preso no labirinto. Apareceu apenas no episódio "O Minotauro", em 2001.
  • Mario Machado - É um ladrão que finge ser amigo das vítimas para roubar sua riqueza. Apareceu somente em "Memórias da Emília".
  • Hera - Esposa de Zeus. Ela está sempre, a qualquer custo, dificultar os doze trabalhos de Hércules. Apareceu somente no episódio "Os Doze Trabalhos de Hércules".
  • Rei Euristeu - Rei de Lerna. Ele sugere, a pedido de Hera, os doze trabalhos para Hércules. Apareceu somente em "Os Doze Trabalhos de Hércules".

Antagonistas da Série de 2001[editar | editar código-fonte]

  • Nicolau - Um atrapalhado empresário que quer destruir um casarão e transforma-lo num posto de gasolina. Apareceu em 2002, no episódio As Aventuras de Hans Staden
  • Bicho Manjaléu- Monstro sequestrador.Ele sequestrou a Rainha de Castela, e depois tenta sequestrar Narizinho. Mas ele devora os bolos de chuva da Tia Nastácia, e por fim a Cuca o faz desaparecer . E só foi aparecer em 2001 .
  • Espantalho- Espantalho malvado.Ele é um espantalho que ganhou vida(devido ao feitiço), e começou a aprontar no sítio.No final, depois de incomodar a todos, ele apronta com a Cuca e ela o desencanta.Apareceu em 2001.
  • Fabrício - Empresário que estava poluindo o Ribeirão, e consequentemente o Reino das Águas Claras.Ele insiste em pensar que poluição é sinal de progresso. Graças a Emília, que, usando o faz de conta, mostrou-lhe como a poluição é prejudicial a todos, ordenou que fechassem o cano de despejo no ribeirão e aprendeu a não sujar a natureza.
  • Nicanor e Bacamarte– São dois irmãos biopiratas medrosos, que ajudaram Miloca e Candoca a caçar o Louro João e o Quindim, durante o episódio O Chá das Senhoras e Senhoritas. Mas no final, eles são repreendidos pelo Barcellos, o seu tio que trabalha como guarda florestal.
  • Wilbert Adams - Se alto considera o maior peão do País. É o maior rival de Polidoro. É vaidoso, e fala algumas expressões em inglês, e ao mesmo tempo, ele os traduz aos telespectadores. Apareceu somente em 2003.
  • Juca Branco - É o ajudante de Wilbert Adams. Apareceu somente em 2003.
  • Coronel Timbó Jr. - Um coronel conhecido de coronel Teodorico. Ele é mau, perverso, mal educado, e faz e tudo para comprar as terras de Dona Benta, a fim de construir uma estrada que liga até a sua fazenda. Apareceu somente em 2003.
  • Mike Navalha - Um bandido canalha que tenta raptar a indiazinha Jajale para chegar até o "El Dorado". Apareceu somente em 2004.
  • Amorzinho - Amante do PPA. Ela quer dar o golpe do baú, e assim, acaba se juntando ao Mike Navalha.
  • Elvira - Membro da Banda Dance. Ela faz de tudo para roubar o lugar da Diana. Apareceu somente em 2004.
  • Geninho - Marido da Elvira e diretor da Banda Dance. Ele ajuda sua esposa a roubar o lugar de Diana.
  • Antera - Bruxa portuguesa, inimiga de Isabel. Apareceu em 2004.
  • Gênio - Gênio da lâmpada de Aladdin, que queria escapar da garrafa. Apareceu em 2004.
  • Romãozinho - Um menino ser do Folclore que apareceu no episódio O Anjinho da Asa Quebrada. Se tornou amigo do anjinho, e o fez pensar que o sítio só queria explorá-lo, mas a verdade apareceu, e mesmo assim o anjinho o perdoou. Ele roubou as flechas do cupido e armou muita confusão no Arraial, mas no final foi capturado pela turma do Sítio. Quis raptar Tia Nastácia e já fez o Saci ser seu escravopareceu em 2001.
  • Conde Xis Parmesan - Um bruxo louco e horrível que planeja se casar com Narizinho. Mas no final seus planos são arruinados por Peninha, o menino bruxo.Foi derrotado por Emília . Apareceu em 2002.
  • Morgana, a presidenta - É a presidenta do sindicato das bruxas e mãe de Lua Cheia. Apareceu somente em 2002.
  • Aranha secretária - É a secretária do sindicato das bruxas. Ela possui uma rivalidade com a Cuca.
  • Bruxa Velha - Uma bruxa muito velha que é membra do sindicato. Ela provavelmente é a bruxa da história de João e Maria. Apareceu em 2002.
  • Capitão Barba Negra - É um pirata dos sete mares que está em busca do tesouro de Long John Silver. Apareceu em 2002.
  • Morgana Le Fay - Meio-irmã de Arthur. Ela deseja se vingar dos cavaleiros da távola redonda. Apareceu em 2003.
  • Mordreu (Mordred) - É o cavaleiro ajudante de sua leal mestra Morg ao lhe tirar a carapuça, mas nunca conseguiu terminar tudo isso. Cuca e Tutu Marambá o rapatram e descobriram seu maior medo: o abandono dos pais. No final se arrependeu das maldades foi junto com o anjinho ao céu para uma escola de anjos.