Anis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnis
Koehler1887-PimpinellaAnisum.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Género: Pimpinella
Espécie: P. anisum
Nome binomial
Pimpinella anisum
L.

O anis ou erva-doce (Pimpinella anisum) é uma planta da família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae. É popularmente chamada de erva-doce, anison, anisum e anysum.[1]


A sua fruta em forma de semente é usada em confeitaria e em licor (como anisete, zammù, uzo). A fruta consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso. A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar, contra mau hálito e como ajudante digestivo.

Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetal. Os caules se parecem com os do aipo na textura e são mais suave no sabor do que os frutos.

Por destilação, da fruta extrai-se um óleo volátil de anis, o qual é [útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis]. Pode ser dada como Aqua Anisi, em doses de uma onça(aprox. 29,6 ml) ou mais, ou como Spiritus Anisi, em doses de 5-20 gotas.

O constituinte primário do óleo (até 90%) é a anetol, C10H12O or C6H4[1.4](OCH3)(CH:CH.CH3.) Também contem methil cavicol, aldehido anísico, ácido anísico e terpene.

O anis estrela Chinês também contem anetol, mas botanicamente não está relacionado ao anis. Por causa de seu gosto e aroma similar, veio recentemente a ser usado no ocidente como um substituto (barato) do anis em confeitaria e também na produção de licor.

De acordo com o Dicionário Bíblico Easton de 1897, o termo anis na Bíblia Cristã (Mateus 23:23) refere-se à erva conhecida hoje como salsa (Anethum' ou Peucedanum graveolens)[2] .Na lingua Inglesa o nome mais conhecido é Anise.

É recomendado para cólicas, colites, flatulência, prisão de ventre e facilita a digestão (combate a dispepsia).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ervas e especiarias de sabor similar:

Referências

  1. Ademir Barbosa Júnior (2005). 'Guia Prática de Plantas Medicinais. Universo dos Livros Editora. p. 18. ISBN 978-85-99187-11-1.
  2. Este artigo incorpora texto do verbete Anise no Easton's Bible Dictionary (em inglês), obra em domínio público, publicada originalmente em 1897.
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Apiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.