Bandeira do planeta Marte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira Marciana

A bandeira de Marte é uma bandeira tricolor usada pela Sociedade Marciana e pela Sociedade Planetária para representar o planeta Marte[1] . A bandeira não é oficial em qualquer sentido legal, uma vez que o Tratado do Espaço Exterior proíbe a apropriação dos corpos celestes por quaisquer meios[2] .

Design[editar | editar código-fonte]

A bandeira é confeccionada de modo a revelar a "futura história" de Marte. A faixa vermelha, mais próxima do mastro, simboliza Marte como ele é hoje. O verde e o azul simbolizam os estágios da possível terraformação de Marte pela vontade e habilidade que a humanidade tenha em desenvolver esta ideia[1] . A ética por trás da terraformação ainda é um assunto em debate. A popular trilogia marciana de Kim Stanley Robinson Red Mars, Green Mars e Blue Mars providenciou o conceito da bandeira[1] [3] . Entretanto, o design foi originalmente concebido pelo engenheiro da NASA Pascal Lee[1] , durante a expedição de verão de 1999 para as Ilha de Devon, no Canadá, em uma tarefa da Mars Society's Mars Arctic Research Station (Estação de Pesquisa Ártica Marciana da Sociedade Marciana)[1] .

Uso[editar | editar código-fonte]

A bandeira atualmente está hasteada na Flashline Mars Arctic Research Station em Ilha de Devon, e é exibida em vários lugares da Estação de Pesquisa do Deserto Marciano em Utah[1] . Ela também foi até o espaço carregada a bordo do ônibus espacial Discovery pelo astronauta John Mace Grunsfeld em sua missão STS-103 em 1999.[4] [1] [3]

Estatuto oficial[editar | editar código-fonte]

Não existe reconhecimento oficial da bandeira marciana sendo que não há governo ou qualquer autoridade existente capaz de adotar tal bandeira. Em adição, o Tratado do Espaço Exterior determina no artigo II que "espaço exterior, incluindo a Lua e outros corpos celestes, não estão sujeitos a apropriação nacional por proclamação de soberania, uso ou ocupação, ou por qualquer outro meio.".

Uma interpretação da bandeira da República Federativa de Marte, descrita no livro Moving Mars.

Outras bandeiras fictícias de Marte[editar | editar código-fonte]

De Stranger in a Strange Land: "Um campo branco com o símbolo de Marte em vermelho".

Em sua estória de ficção científica Moving Mars, Greg Bear descreve a bandeira da fictícia República Federativa de Marte assim: "Marte vermelho e suas duas luas dispostas em diagonal sobre um fundo azul, com branco abaixo".

Na novela de Robert A. Heinlein: Stranger in a Strange Land, a bandeira de Marte é um tanto improvisada, consistindo de um tradicional símbolo humano de Marte em vermelho sobre um fundo branco.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.