Brasmex – Brasil Minas Express

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Brasmex – Brasil Minas Express
Brasmex – Brasil Minas Express
IATA Não contem
ICAO BCA
Indicativo de chamada Brasmex
Fundada em 2001
Encerrou atividades em fevereiro de 2004
Destinos 9

A Brasmex - Brasil Minas Express foi uma companhia aérea de carga brasileira com sede operacional no Aeroporto Internacional de Viracopos. Fundada em 2001, ela operava efetivamente desde 14 de dezembro de 2002, uma vez que os voos só eram permitidos a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Brasmex operava com um único Douglas DC-10-30 alugado do Grupo CIT.

Historia[editar | editar código-fonte]

A companhia aérea foi fundada em 2 de janeiro de 2001, sob a liderança de Carlos Hamilton Martins Silva. Com sede operacional no Aeroporto Internacional de Viracopos, começou a operar efetivamente em 14 de dezembro de 2002. Inicialmente, os voos só eram permitidos a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e a Brasmex operava com um único Douglas DC-10-30 alugado do Grupo CIT.

Estava previsto que a empresa receberia um segundo DC-10, dos três que seriam colocados em operação até o final de 2003. Isso representou um investimento de US$ 50 milhões, dos quais US$ 20 milhões foram destinados à estrutura, manutenção, pilotos e equipe técnica.

A empresa chegou a transportar um total de 26 milhões de toneladas por quilômetro de carga, representando 70% do mercado internacional. Em 2003, foram realizados 139 voos, sendo 85 no exterior e 54 no mercado doméstico.

Infelizmente, devido a problemas financeiros, a Brasmex encerrou suas atividades em janeiro de 2004, mais especificamente em fevereiro ou março de 2004.

Serviços[editar | editar código-fonte]

A Brasmex operou serviços de cargas, saindo de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo para Luxemburgo, Manaus, Miami e Milão.

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota da Brasmex era composta por uma (1) aeronave:

Aeronave Prefixo aeronáutico
McDonnell Douglas DC-10[1] PR-BME

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma aeronave é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.