Carmen Santos (atriz)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carmen Santos (actriz))
Carmen Santos
Nome completo Carmen Maria de Moura dos Santos
Nascimento 12 de março de 1946 (78 anos)
Lisboa
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Atriz
Dobradora

Carmen Maria de Moura dos Santos[1] (Lisboa, 12 de março de 1946) é uma atriz e dobradora portuguesa.[2] É lembrada por muitos portugueses por ter feito a voz da Abelha Maia na década de 1970.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Interessou-se pelo mundo da representação quando estava a estudar direito na faculdade. Em 1974, estreou-se profissionalmente como atriz e em 1977 nas dobragens.

Prémios e reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Foi distinguida pela Academia Portuguesa de Cinema, com o Prémio Bárbara Virgínia. [3]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Dobragens[editar | editar código-fonte]

Depois de três anos apenas como atriz, estreou-se nas dobragens portuguesas dos desenhos animados. O primeiros desenhos animados em que se estreou profissionalmente nesse ramo foi no anime da pequena "Heidi" (após várias transmissões na versão japonesa), onde ela conseguiu o papel da própria protagonista. Também dobrou a mãe do Marco. Contudo, só um ano depois da estreia do "Marco" é que viria o trabalho que a tornaria popular e memorável entre o público, "A Abelha Maia", onde também conseguiu o papel da própria protagonista, que juntamente com a "Heidi" foram duas meninas titulares que apaixonaram as crianças daqueles anos.

Programas de TV[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Videojogos[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

No cinema fez parte do elenco dos filmes: [1]

Referências

  1. a b Perfil de Carmen Santos no Memoriale - Cinema Português
  2. Portugal, Rádio e Televisão de. «Carmen Santos - Sei Quem Ele É - Entretenimento - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 13 de janeiro de 2018 
  3. «Atriz Carmen Santos distinguida com Prémio da Academia de Cinema». Notícias ao Minuto. 15 de dezembro de 2023. Consultado em 15 de dezembro de 2023