Conrado IV da Germânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Conrado IV da Germânia (25 de abril de 1228, Andria, Apúlia1 de maio de 1254, Lavello) foi um filho de Frederico II da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e da sua segunda mulher, Iolanda de Brienne, rainha de Jerusalém. Tornou-se rei de Jerusalém à nascença (a mãe morreu no parto) e foi eleito rei da Germânia em 1237, em Viena, com vista a ser o futuro imperador. No entanto, em virtude do conflito que opunha o império ao papado, não chegou a ser coroado e o império entrou num interregno que durou até 1312, quando subiu ao trono Henrique VII do Luxemburgo.

Em 1250, Conrado sucedeu a seu pai como rei da Sicília e invadiu a Itália no ano seguinte com o objetivo de conquistar Roma, mas sem sucesso. Foi excomungado em 1254 e morreu de malária no mesmo ano num acampamento militar em Lavello. A luta foi continuada, ainda sem resultados positivos, por seu filho Conradino, nascido em 1252 e decapitado aos 16 anos.

Precedido por:
Iolanda de Jerusalém
Armoiries de Jérusalem.svg
Rei de Jerusalém

12501254
Sucedido por:
Conradino da Germânia
Precedido por:
Frederico II da Germânia
Armoiries Manfred de Sicile.svg
Rei da Sicília

12501254
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.