Conrado IV da Germânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Conrado IV da Germânia (25 de abril de 1228, Andria, Apúlia1 de maio de 1254, Lavello) foi um filho de Frederico II da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e da sua segunda mulher, Iolanda de Brienne, rainha de Jerusalém. Tornou-se rei de Jerusalém à nascença (a mãe morreu no parto) como Conrado II de Jerusalém e foi eleito rei da Germânia em 1237, em Viena, com vista a ser o futuro imperador. No entanto, em virtude do conflito que opunha o império ao papado, não chegou a ser coroado e o império entrou num interregno que durou até 1312, quando subiu ao trono Henrique VII de Luxemburgo.

Em 1250, Conrado sucedeu a seu pai como rei da Sicília e invadiu a Itália no ano seguinte com o objetivo de conquistar Roma, mas sem sucesso. Foi excomungado em 1254 e morreu de malária no mesmo ano num acampamento militar em Lavello. A luta foi continuada, ainda sem resultados positivos, por seu filho Conradino, nascido em 1252 e decapitado aos 16 anos.

Precedido por:
Iolanda de Jerusalém
Armoiries de Jérusalem.svg
Rei de Jerusalém

12501254
Sucedido por:
Conradino da Germânia
Precedido por:
Frederico II da Germânia
Armoiries Manfred de Sicile.svg
Rei da Sicília

12501254
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.