Henrique I da Germânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação de Henrique I, o Passarinheiro.

Henrique I da Germânia "o Passarinheiro" (em alemão: Heinrich der Finkler ou Heinrich der Vogler, em latim: Henricius Auceps; 876Quedlimburgo, Memleben, Sachsen, 2 de julho de 936) foi duque da Saxônia a partir de 912 e rei dos germanos (chamado Henrique I da Germânia) de 919 até a sua morte, em 936. Primeiro da dinastia otoniana de reis e imperadores germanos, é considerado o fundador e primeiro rei do império alemão medieval, até então conhecido como Frância Oriental. Recebeu o epíteto "passarinheiro" porque teria recebido a notícia da sua ascensão ao trono no momento em que consertava as suas redes de apanhar pássaros. Sucedeu-o no trono seu filho Otão I da Germânia.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Representação de santa Matilde de Ringelheim, esposa de Henrique.

Filho de Oto I "o Ilustre", duque da Saxônia, (836 - 30 de Novembro de 912) e de Hedwiga (? -903), filha de Henrique da Francônia, marquês de Nêustria (830 - 886) e de Ingeltrude de Frioul.

Casou-se por duas vezes, a primeira em 906 com Hateburga de Alstadt, filha do conde Erwin da Saxônia, de quem teve um filho:

  • Thankmar, que foi morto na Batalha de Eresburg, lutando contra seu irmão Oto I.

Henrique se separou da primeira mulher em 909. No mesmo ano, casou segunda vez no Castelo Wallhausen perto de Sangerhausen com Matilde de Ringelheim "Santa Matilde" (890 - 14 de Março de 968), de quem teve cinco filhos:

  1. Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico, (23 de Novembro de 912 - Memleben, 7 de Maio de 973), casou por duas vezes, a primeira com Edite de Wessex, filha de Eduardo, o Velho, rei do Wessex e a segunda com Adelaide da Itália.
  2. Henrique I da Baviera, (? - 1 de Novembro de 955) casado com Judite da Baviera, filha de Arnulfo da Baviera "o Mau".
  3. Bruno I, arcebispo de Colónia.
  4. Edviges da Saxónia (922 - 10 de Maio de 965) casada com Hugo, o Grande, marquês da Nêustria, duque dos francos e conde de Paris.
  5. Gerberga da Saxônia (? - 5 de Maio de 959) casada por duas vezes, a primeira com Gilberto de Lotaríngia, duque da Lorena (ou Lotaríngia entre 924 - 939), e a segunda com Luís IV de França, rei de França.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • A Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luiz de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 2002, página 287.
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols. Vários, Editorial Enciclopédia, Lisboa, vol. 13-página 65.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.