Charme (física)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Encanto (física))
Sabor em Física de Partículas
Números quânticos de sabor

Números quânticos relacionados


Combinações


Mistura de sabores


Charme ou encanto (símbolo C) é um sabor representando a diferença entre o número de quark charme e dos antiquark charme que estão presentes em uma partícula:

Por convenção o sinal desse número quântico concorda com o sinal da carga elétrica portado pelo quark do sabor correspondente. O quark charme que porta uma carga elétrica (Q) de +23, porta um sabor charme de +1. O antiquark charme têm a carga oposta (Q = −23 e número de charme: C = −1).

Como com outros números de sabor quântico relatados, a inferioridade é preservada sobre a interação forte e interação eletromagnética, mas não sobre a interação fraca(veja Matrix CKM). Para decaimento fracos de primeira ordem, em que o processo envolve o decaimento de apenas um quark, o encanto pode variar 1 unidade(|C| = ±1). Desde que processos de decaimento de primeira ordem são mais comuns que processos de decaimento de segunda ordem(envolvendo o decaimento de dois quarks), isso pode ser usado como uma aproximação de regra de seleção para decaimentos fracos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.