Enoque (filho de Caim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Enoque
Nome hebraico ou grego חֲנוֹךְ
Pais Caim
Filhos Irade
Anos de vida 365 anos
Livros Gênesis Cap. 4
Portal Bíblia

Enoque é um personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como o filho do perverso Caim, outras contam como filho de Jarede.

Segundo a Bíblia, após ter matado o seu irmão Abel, Caim fugiu com uma mulher anônima para a terra de Nod, à leste do Éden, com a qual teria tido um filho com o nome de Enoque.

Prossegue o texto bíblico dizendo que Caim chegou a edificar uma cidade dando o nome de seu filho Enoque ao lugar.

Em Gênesis 4:18, é mencionado que Enoque teria gerado um filho que se chamou Irade e de sua descendência nasceu um outro homem chamado Lameque cuja maldade excedeu a Caim (versos 23 e 24 do capítulo 4).

Também temos outro personagem citado logo após em Gênesis 5:18 E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.

Caim junto a sua mulher gerou Enoque ( filho direto da geração de Caim ); logo na sétima geração de Sete, através de Jarede foi gerado outro Enoque. Ou seja, um outro Enoque, porém da geração de Sete.

Logo, podemos entender que no contexto biblico as duas famílias nomearam em períodos diferentes com um nome igual, porém este Enoque (filho de Jarede) não teve coorrelação com o outro.

Enoque filho de Caim gerou a Irade, e Enoque filho de Jarede gerou Metusalém. E daí prossegue a história que deve ser lida com atenção, pois parece confusa, mas a mesma deixa claro as diferenças das gerações e tempos ocorridos.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.