Hivi (filho de Canaã)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Punhal de Gebel el Arak

Hivi,[1] em hebraico: הליוח (pronuncia-se Chivvîy),[2] significa "vilarejo",[3] foi um dos filhos de Canaã, filho de Cam e, posteriormente, filho de Noé. Seus descendentes foram conhecidos como heveus.[4]

Narrativa bíblica[editar | editar código-fonte]

Os filhos de Noé foram Sem, Cam (ou Cão) e Jafé,[5] e os filhos de Cam foram Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.[6] Canaã teve, como descendentes, Sidom e Hete,[7] e também, os jebuseus, amoritas, girgaseus,[8] heveus, arqueus, sineus,[9] arvadeus, zemareus e hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus.[10]

Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado; de acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé.[11]

Referências Bíblicas[editar | editar código-fonte]

Gênesis 15:18-21 não lista os heveus como sendo a terra que foi prometida aos descendentes de Abraão. No entanto, cerca de 100 anos mais tarde, Gênesis 36:2 menciona que uma das esposas de Esaú foi "Oolibama, filha de Aná, que é filha de Zibeão, o heveu"; que também é descrita como "das filhas de Canaã". A referência a "as filhas de Canaã" é considerada para se relacionar com a sua descendência da antepassada Canaã e para ser uma referência a uma distinção cultural ou afiliação tribal, mais do que uma referência à área geográfica de Canaã. Ao tempo em que Jacó retorna com sua família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região de Siquém.

A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da terra (Josué 9:1). Eles são descritos como uma das sete nações para serem removidas da terra de Canaã, - hititas (neo-hititas), girgaseus, amoritas, cananeus, perizeus, os heveus e jebuseus (Êxodo 34:11, Êxodo 23:23, Deuteronômio 7:1-3) - e cuja terra havia sido prometido aos filhos de Israel (Êxodo 3:8). No entanto, parece que os heveus continuaram a ser um grupo cultural separado dentro da terra de Israel, pelo menos até o momento de Salomão, e não está claro se, quando ou como eles deixaram de ser um grupo separado antes dos reinos israelitas chegarem ao fim. Nenhum nome que se assemelha aos heveus foi encontrado em inscrições egípcias ou babilônicas.

Distinções culturais[editar | editar código-fonte]

Várias características principais podem inferir sobre a especificidade cultural do povo Heveu. Em primeiro lugar, em Gênesis 34:2 é citado que Siquém, filho de Hamor, era um heveu. Em Gênesis 34:14, vemos que os heveus não praticavam a circuncisão masculina, um dos poucos povos que vivem na terra de Canaã que não faziam isso. A circuncisão, como prática era bastante comum entre os povos existentes na terra de Canaã. Egípcios, edomitas, amonitas, moabitas, e várias outras tribos cananéias praticavam a circuncisão masculina, juntamente com os hebreus. Os heveus pareciam ser uma exceção à regra da circuncisão, uma distinção entre as tribos de Canaã durante este período de tempo.

Os heveus continuaram a existir como um grupo de pessoas distintas, pelo menos, até o tempo de Davi, quando foram contados em um censo regional tomado neste momento. (2 Samuel 24:1-7) Durante o reinado de Salomão, eles são descritos como parte do trabalho escravo para seus muitos projetos de construção. (1 Reis 9:20-21, 2 Crônicas 8:7-8).

Em Josué 9:, Josué tinha ordenado a heveus de Gibeão a serem coletores de madeira e carregadores de água para o templo de YHWH.

Deuteronômio 7:3, proibiu os israelitas de se casarem com heveus, porque eles seguiram a outros deuses, mas não está claro como estritamente a proibição foi observada.

Parece que o caráter distintivo heveu cultural cessou antes da conquista assíria do reino do norte de Israel, no oitavo século A.C., e da conquista babilônica do reino do sul de Judá, no século 6, A.C., cada um com consequenciais deportações da população.

Identificação[editar | editar código-fonte]

Parece haver uma ligação possível (ou confusão) entre os heveus e os horeus e/ou podemos concluir que os heveus também são identificados como horeus, comparando duas passagens bíblicas:

Estas são as gerações de Esaú (este é Edom). Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, o heteu, Oolibama, filha de Aná, filha de Zibeão, o heveu, e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.Gênesis 36:1–3
São estes os filhos de Seir, o horeu, moradores da terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, Disom, Eser e Disã. São estes os príncipes que procederam dos horeus, filhos de Seir na terra de Edom. Gênesis 36:20–21
  • O LXX do Livro de Gênesis 34:2 e do Livro de Josué 9:7, diz "horeu" em vez de "heveu" do texto massorético, uns afirmam que este é o resultado de um erro de um escriba, pois ambos, heveus (hebreu: חוי) e horeus, (hebreu: חרי) diferem na grafia de uma letra, de forma mais ou menos semelhantes, ou poderiam se referir a dois indivíduos. De acordo com as fontes hebraicas tradicionais, o nome "heveus" está relacionado com a palavra aramaica "Khiv'va" (HVVA), que significa "serpente". Os horeus não são "hurrianos". Os heveus não foram destruídos ou ordenados a se retirar da Palestina,[12][13] embora os peritos queiram usar um nome não encontrado na Bíblia, para aplicá-lo a um povo de ampla difusão, o qual, segundo eles, incluía os horeus, os heveus e os jebuseus, eles admitem que, por exemplo, não há nenhuma evidência duma população hurrita em Edom, onde moravam os horeus da Bíblia. Portanto, a Bíblia, ao chamar os habitantes pré-edomitas de Seir de “horeus”, evidentemente restringe o nome àquele grupo em Seir.[14]
  • Os estudiosos têm procurado identificar os bíblicos heveus com o grego Aqueus conhecido como Homero, ou Hurritas - um dos povos mais importantes do antigo Oriente Próximo - que são de outra maneira não mencionados na Bíblia hebraica, ou colonos, que foram a Siquém, e outros locais da Cilícia, uma região na Ásia Menor, que é chamado Coa na Bíblia (1 Reis 10:28) e huwi em fontes cuneiforme.

Árvore genealógica baseada em Gênesis[editar | editar código-fonte]

Noé
Sem
Cam
Jafé
Cuxe
Mizraim
Pute
Canaã
Sidom
Hete
jebuseus
amoritas
girgaseus
heveus
arqueus
sineus
arvadeus
zemareus
hamateus

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Book of Jasher, Chapter 7. [1] - Página acessada em 19 de maio de 2012
  2. Canaan. [2] - Página acessada em 19 de maio de 2012
  3. Genesis 10 - the Table of Nations. [3] - Página acessada em 19 de maio de 2012
  4. Portal Amazônia - Bíblia Sagrada On Line. [4] Arquivado em 23 de novembro de 2010, no Wayback Machine. - Página acessada em 19 de maio de 2012
  5. Gênesis 10:1
  6. Gênesis 10:6
  7. Gênesis 10:15
  8. Gênesis 10:16
  9. Gênesis 10:17
  10. Gênesis 10:18
  11. Gênesis 9:18–27
  12. Josué 9:27
  13. Josué 11:19
  14. «Horeu — BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia». wol.jw.org. Consultado em 3 de abril de 2022 

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
  • Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
  • DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.