Fanta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fanta
Logo da Fanta na garrafa.jpg
Tipo Refrigerante
Definição Normal
Sabor Laranja
Cor Laranja
Origem Alemanha Nazi Alemanha Nazista
Lançamento 1940
Fabricante The Coca-Cola Company
Comercialização Internacional
Variante(s)
  • Brasil: Fanta Laranja Zero, Fanta Dino
  • Portugal: Fanta Laranja Zero, Uva, Maracujá, Ananás (abacaxi), Limão Zero.
Relacionada(s) Sukita,Coca-Cola, Sprite, Kuat, Marajá
Website site oficial brasileiro

site oficial português

Fanta é uma marca de refrigerantes, que detém uma linha variada de produtos e que pertence à The Coca-Cola Company. Criada e lançada na Alemanha Nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, atualmente é comercializada em 188 países. [1]

História[editar | editar código-fonte]

A marca de refrigerantes Fanta tem sua origem na Alemanha Nazi no ano de 1940 [2] . Naquela época, devido às sanções que impediam a entrada de produtos naquele país impossibilitaram que a fábrica da Coca-Cola continuasse operando devido à falta dos concentrados base para a fabricação de refrigerantes. Nessa ocasião, Max Keith, chefe de operações da Coca-Cola alemã, permitiu a criação de um novo produto, na tentativa de evitar a suspensão das atividades da fábrica, nascendo assim, uma bebida que foi comercializada exclusivamente no mercado alemão durante a Segunda Guerra Mundial. O produto, por sua vez mudava de acordo com a natureza dos ingredientes que estavam disponíveis no país sancionado, como as sobras da fabricação de sidra (fibra de maçã) ou, até mesmo o subproduto da confecção de queijo (soro de leite). O primeiro sabor com a marca Fanta foi o de malte, já o sabor laranja, que é o mais conhecido e distribuído mundialmente, foi lançado somente em 1955 pela Coca-Cola italiana e, no princípio, as versões do refrigerante vinham adoçados com sacarina, passando posteriormente para o açúcar de beterraba.[3]

Foi a partir de um concurso que surgiu o nome Fanta, que foi realizado entre os funcionários da fábrica alemã coordenada por Max Keith, que solicitou aos mesmos para usarem a “imaginação" (Phantasie em alemão). Ao ouvir isso, o vendedor veterano Joe Knipp imediatamente deixou escapar “Fanta” que passou a ser adotado como marca.[4] [5] [6]

Disponibilidade Internacional[editar | editar código-fonte]

Há mais de 90 sabores diferentes em todo o mundo. Na Sérvia , Albânia, Macedónia, Bósnia- Herzegovina, Croácia e algum outro países, há a Fanta Shokata (um jogo de palavras entre soc (sabugueiro) em romeno e choque) com base em bebida feita de extrato da flor anelderflower, tradicional na Roménia (onde é chamado Socata), Sérvia, Macedónia, Bósnia- Herzegovina, Croácia e outros países dos Balcãs. Na Suíça e na Holanda, a groselha local é usado para a produção de Fanta também. Alguns sabores idênticos têm nomes diferentes em diferentes mercados.

A fórmula original da Fanta laranja, disponível na Alemanha, Áustria e outros países, é completamente diferente da bebida comercializado nos Estados Unidos como Fanta Laranja.

Os principais concorrentes da Fanta incluem Tango, Mirinda, Fatia, Sumol, Crush e Tropicana Twister. Fanta é a segunda bebida a ser produzida pela Coca- Cola. A Fanta foi recentemente relançada em Cingapura depois de estar ausente por um período de tempo.

Sabores no Mundo[editar | editar código-fonte]

A marca tem como principal característica a variação de sua linha, que se modifica de acordo com a cultura e os hábitos de cada um dos países em que atua.

Variantes da Marca[editar | editar código-fonte]

Mundialmente, a marca possui 92 sabores oficiais, entre normais e versões mix (mistura entre dois ou mais sabores),[7] sem mencionar aqueles que já saíram de linha de produção e as edições limitadas que permanecem de 6 à 12 meses no mercado. Exóticos e inusitados que variam dos sabores doces aos amargos, assim, pode ser descrito a variedade que é encontrada mundo afora, como nos exemplos a seguir:[8] [9] [10]

Sabores em Portugal[editar | editar código-fonte]

Atualmente estão sendo comercializados as versões:

  • Fanta Laranja
  • Fanta Laranja Zero
  • Fanta Limão Zero
  • Fanta Uva
  • Fanta Maracujá
  • Fanta Ananás (abacaxi)

Versões descontinuadas em Portugal[editar | editar código-fonte]

  • Fanta Melancia (Lanç. 2002 / Relanç. 2006 como Fanta Mundo Japão).
  • Fanta Latina – Mix laranja, limão e maracujá.
  • Fanta Laranja Vermelha (Lanç. 2006).
  • Fanta Guaraná

Sabores no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Brasil é um dos poucos mercados em que a marca não possui tanta diversidade, sendo que, tentativas já foram realizadas na inclusão de novos sabores, perdurando os tradicionais laranja e uva. Segue a relação de sabores comercializados atualmente:

  • Fanta Laranja - Lançada no mercado brasileiro em 1964. Segundo a Coca Cola Brasil [11] , o País corresponde ao maior mercado de Fanta Laranja no mundo
  • Fanta Laranja Zero (Lanç. Mai. 2009).
  • Fanta Uva – (Lanç. 1971, origem brasileira).[12]
  • Fanta Uva Zero (Lanç. Fev. 2009).[12]
  • Fanta Morango - (Relançamento promocional em Fev.2012) [13]
  • Fanta Maracujá - (Lançamento promocional em Fev.2012) [13]

Versões Descontinuadas no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Fanta foi introduzida no mercado brasileiro em 1964, com o sabor laranja, de lá para cá, diversas versões foram lançadas, ora em edições limitadas com vinculação de 6 à 12 meses, ora com novos sabores fixos.

A permanência de um produto no mercado depende diretamente da receptividade do público, e quando não acontece, o mesmo acaba sendo descontinuado da linha de produção, fato este ocorrido com a Fanta Maçã (Lanç. fev. 2002 / Desc. 2004), a Fanta Citrus (Lanç. fev. 2002 / Desc. 2004 – Mix de Laranja, Pomelo/Grapefruit e Maçã), a Fanta Morango (Lanç. 2003 / Desc. 2004) e a Fanta Mix (Lanç. 2004 / Desc. 2005 – Mix de Laranja e Tangerina, sabor desenvolvido por brasileiros).[14]

Aconteceu também a retirada por sobreposição de produtos, isto é, a mesma empresa (Coca-Cola) comercializando itens similares, foi o que ocorreu com a Fanta Limão (Lanç. 1978 / Desc. 1984, ano de lançamento do Sprite limão), e com a Fanta Guaraná (Lanç. no final da década de 70 e substituída pelo Guaraná Taí no início da década de 80, e este, por sua vez, substituído em boa parte do país pela marca Kuat). Da mesma forma, ocorreu com a Fanta Laranja Light e a Fanta Uva Light que, diferente das outras, foram substituídas pela Fanta Laranja e Uva nas versões Zero, que possui fórmula mais avançada.

Recentemente (em 2012 e 2013) boatos diziam que a Fanta descontinuou a Fanta Uva e a Fanta Uva Zero por conter uma substância tóxica que provoca câncer e mal funcionamento dos rins.

No Brasil, a marca começou a disponibilizar edições limitadas de sabores a partir de 2006, até então foram 3 lançamentos que tiveram descontinuação datada:

  • Fanta Discovery – Laranja Vermelha/Red Orange (Lanç. abr. 2006 / Desc. 2007).[15]
  • Fanta Mundo Tailândia – Laranja com Manga (Lanç. em 50 países simultaneamente no ano de 2007 / Desc. 2008).[16]
  • Fanta Mundo China – Laranja com Melão (Lanç. 2008).

Outro caso de descontinuação foi com a Fanta Laranja Diet (Lanç.1990 / Desc.2004)[14] e com a Fanta Uva Diet.

Fanta Mundo Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi lançado a partir de 2007 a série limitada Fanta Mundo (China e Tailândia), apresentando edições com sabores de outros países. O Brasil também já foi homenageado com sabores típicos brasileiros:[10] [17]

  • Fanta Mundo Brasil Agrumes – Mix Laranja, Limão, Tangerina e Lima –  Bélgica (Lanç. 2007).
  • Fanta Mundo Brasil Chácara – Mix Laranja, Limão, Tangerina, Lima, e Uva –  Suécia.
  • Fanta Mundo Brasil Karnivale – Mix Kiwi, maçã e limão – África do Sul.
  • Fanta Mundo Brasil Limetto – Limão –  Alemanha (Lanç. 2008)
  • Fanta Mundo Brasil Maçã-verde – Koréia
  • Fanta Mundo Brasil Uva –  Portugal (Lanç. 2006)

Obs: No Brasil, até a Fanta Uva é descontinuada, os demais também não tiveram respectivas versões no País. O sabor limão foi descontinuado em 1984.

Referências

  1. COCA-COLA Brasil. Fanta (em português). Página visitada em junho de 2010.
  2. The Coca-Cola Company. Coca-Cola Product Descriptions (em inglês). Página visitada em 17 outubro de 2013.
  3. COCA-COLA Brasil. A História de Fanta (em português). Página visitada em junho de 2010.
  4. DIGGER History. Coca Cola at War (on both sides) (em português). Página visitada em junho de 2010.
  5. PENDERGRAST, Mark. For God, Country and Coca-Cola: The Definitive History of the Great American Soft Drink and the Company That Makes It. New York: Charles Scribner's Sons, New York, 1993.
  6. TIGRE, J. Vicktor (Revista ProNews., n° 110, abr/mai, Ano X). Coca-Cola: da chegada ao Brasil aos anos dourados (em português). Página visitada em junho de 2010.
  7. THE COCA-COLA Company. Product Descriptions (em inglês). Página visitada em junho de 2010.
  8. ENVELOOP. Packing and products design - Fanta (em inglês). Página visitada em junho de 2010.
  9. FANTA Street. Word of Fanta (em inglês). Página visitada em junho de 2010.
  10. a b THE COCA-COLA Friend. Cans Collection (em português). Página visitada em junho de 2010.
  11. COCA COLA Brasil. Chega ao mercado Fanta Laranja Discovery, a nova extensão da marca que trará sabor inusitado (em português). Página visitada em junho de 2010.
  12. a b MAGGIOTTO, Sonia, RAVAGNAN, Laura. Cia de Bebidas Ipiranga lança versão Zero de Fanta (em português). Página visitada em junho de 2010.
  13. a b Título não preenchido, favor adicionar.
  14. a b ABIR. O timeline da indústria de refrigerantes (em português). Página visitada em junho de 2010.
  15. VONPAR. Fanta Discovery usa laranja vermelha oriunda da China (em português). Página visitada em junho de 2010.
  16. PORTAL da Propaganda (2007). Fanta Mundo mistura sabores e culturas para apresentar seu novo produto (em português). Página visitada em junho de 2010.
  17. NEROANIMA. Fanta World: Brazil (em inglês). Página visitada em junho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]