Tangerina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Tangerina (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTangerina
Citrus reticulata
Citrus reticulata
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: C. reticulata
Nome binomial
Citrus reticulata
Blanco

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como laranja-mimosa, mexerica, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan[1]), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.[2][3][4] Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de climas subtropical e tropical úmido).[5]

Etimologia

"Tangerina" vem de "laranja tangerina", isto é, "laranja de Tânger".[6] "Bergamota" vem do turco beg armudi, "pera do príncipe", através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte.[7] "Mandarina" vem do castelhano mandarina.[8] "Mexerica" possui origem no verbo mexericar, que, por sua vez, provêm de mexer.[9] "Poncã" é derivação da palavra japonesa ponkan.[3]

Denominação regional no Brasil

"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.[4]

"Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná. No Espírito Santo faz-se distinção da mexerica (Citrus reticulata) da tangerina ou tangerina-verdadeira (Citrus tangerine), como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é uma mandarin orange e a tangerina é uma tangerine. No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina.

Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de "mimosa".

No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade de tangerina é chamada "poncã".

Em Goiás e em São Paulo, "poncã" denomina apenas uma das variedades comerciais que tem a casca macia e solta dos gomos.

Variedades

Tangerina, variedade dos frutos

As variedades mais cultivadas de tangerina são:

  • Citrus nobilis Lour.[10][11]
  • Dancy
  • Dekopon
  • Laranja-cravo (ou tangerina-cravo, Laranja-crava)
  • Mexerica
  • Montenegrina
  • Poncã
  • Setubalense (variedade de origem portuguesa[12])[13]

Plantio

A tangerina é cultivada há milênios na China, na Europa chegou apenas em 1805 importada para Inglaterra. No Brasil a variedade poncã veio com os colonos portugueses em 1892.[14]

Normalmente, é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.

A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.

A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, Vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.

As variedades mais conhecidas são a cravo, monte-negrina, mexerica, poncã e mandarina, sendo mais comerciais as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.

Valor nutricional

Tangerina natural sem casca
Valor nutricional por 100 g (3,53 oz)
Energia 200 kJ (50 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais g
Gorduras
Gorduras totais 0.3 g
Proteínas
Proteínas totais g
Água 86 g
Vitaminas
Vitamina C 30 mg (36%)
Minerais
Magnésio 11 mg (3%)
Potássio 210 mg (4%)
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Os frutos produzidos em agricultura biológica são mais ricos em vitamina C que os produzidos na agricultura convencional.[15] A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

Popularmente, a tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. Não existem evidências científicas que indiquem seu uso na hipertensão arterial ou na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. Também não existem evidências que recomendem a tangerina como protetor de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Principais produtores

variedades da aparência e formato dos frutos

Dos frutos cítricos, em relação ao que é produzido mundialmente sua produção corresponde a 16 por cento da produção mundial anual.

Os 10 maiores produtores— 2005
(milhares de toneladas)
 China 11 395
Espanha 2 125
 Brasil 1 270
Japão 1 132
Irã Irão 720
 Tailândia 670
 Egito 665
Paquistão 587
 Itália 585
 Turquia 585
Total mundial 19 734,84
Fonte: (FAO)[1]

Produção no Brasil

Principais estados produtores de tangerina no Brasil em 2018, em amarelo escuro

Em 2018, o Brasil produziu quase 1 milhão de toneladas de tangerina, sendo o 6º maior produtor do mundo. [16] Os estados que mais produzem são: São Paulo (331 mil toneladas), Minas Gerais (210 mil toneladas), Rio Grande do Sul (148 mil toneladas) e Paraná (143 mil toneladas).[17]

Ver também

Referências

  1. Qual a diferença entre tangerina, mexerica e ponkan? Revista Super Interessante - acessado em 20 de setembro de 2020
  2. Academia Brasileira de Letras. Disponível em http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23. Acesso em 17 de maio de 2013.
  3. a b «Significado de poncã». Dicionário Caldas Aulete. Consultado em 2 de julho de 2017 
  4. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. pp.1 646,1 647
  5. (em inglês) Nicolosi, E.; Deng, Z.N.; Gentile, A.; La Malfa, S.; Continella, G. & Tribulato, E., 2000, Citrus phylogeny and genetic origin of important species as investigated by molecular markers. Theoretical and Applied Genetics 100(8): 1155-1166. doi:10.1007/s001220051419 (resumo em HTML).
  6. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 1993. pp. 1646 e 1647, verbetes: "tangerina" e "tangerino".
  7. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.250
  8. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p.1 076
  9. «FRUTAS | Etimologia no Maternal | Origem Da Palavra». origemdapalavra.com.br. Consultado em 3 de julho de 2017 
  10. "Tangerinas ou mandarinas", por Luiz Carlos Donadio, Eduardo Sanches Stuchi, Fábio Luiz de Lima Cyrillo. Jaboticabal : Funep, 1998. Boletim Citrícola, 5.
  11. Sciname Finder: Citrus nobilis Lour.
  12. «A tangerineira». DICAs - Informações da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. 24 de dezembro de 2013. Consultado em 14 de janeiro de 2024 
  13. Duarte, Amílcar (September 2019). «Tangerinas, mandarinas ou pequenos citrinos». ResearchGate. Consultado em 14 de janeiro de 2024  Verifique data em: |data= (ajuda)
  14. Mathias, João et al. Como plantar tangerina. Revista Globo Rural: 02 de Dezembro de 2013 Acesso 11/02/2017
  15. Duarte, A; Caixeirinho D, Miguel G, Sustelo V, Nunes C., Mendes M, Marreiros A. (2010). «Vitamin C Content of Citrus from Conventional versus Organic Farming Systems». Acta Horticulturae 868:389-394. 
  16. «Agricultura do Brasil em 2019, pela FAO». FAO. Consultado em 27 de fevereiro de 2021 
  17. Produção brasileira de tangerina em 2018

Ligações externas