Fernando IV da Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando IV quando criança com sua mãe Maria Ana de Espanha.

Fernando IV (Viena, 8 de setembro de 16339 de julho de 1654) da Casa de Habsburgo foi Rei dos Romanos, da Hungria e da Boêmia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Ele foi o primogênito do Imperador Fernando III da Germânia e de sua primeira esposa Maria Ana de Espanha. Seus avós maternos foram Filipe III de Espanha e Margarida da Áustria. Era o irmão mais velho de Mariana da Áustria e Leopoldo I da Germânia.

Fernando IV da Hungria

Jan van den Hoecke (1631-1634)

O arquiduque Fernando IV foi feito Rei da Boêmia em 1646, Rei da Hungria em 1647 e já havia sido designado Rei dos Romanos (futuro sucessor de Fernando III, governante do Sacro Império Romano-Germânico) em 1652, quando da visita de vários príncipes-eleitores a seu pai em Praga. Em 31 de maio de 1653, foi eleito em Augsburg como Fernando IV, Rei dos Romanos e coroado em Ratisbona em 18 de junho do mesmo ano pelos príncipes-eleitores e o arcebispo de Mogúncia Philipp von Schönborn. Um ano depois morreu ele em Viena de varíola, precedendo a seu pai, deixando o seu irmão mais novo, o futuro Leopoldo I da Germânia, como herdeiro do trono.

Sua devoção por Nossa Senhora do Loreto fez com que constasse de seu testamento, que seu coração deveria ser enterrado sob a capela de Nossa Senhora do Loreto na igreja do pátio do castelo. Isto se tornou tradição, de maneira que os corações em uma urna dos Habsburgos, que o sucederam, foram lá enterrados.

Precedido por
Fernando III
Rei dos Germanos
16531654
Sucedido por
Leopoldo I
Precedido por:
Fernando II
Rei da Boêmia
16461654
Sucedido por:
Leopoldo I
Rei da Hungria
16471654
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.