Fibra proteica de soja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fibra proteica de soja, ou fibra de soja, é uma fibra têxtil extraída do resíduo da semente de soja após a extração do óleo. É a única fibra proteica do mundo de origem vegetal.

Feita a partir do farelo do grão de soja, a fibra de soja possui aproximadamente 35% de proteínas e até 45% de fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras são responsáveis pela diminuição do colesterol e dos níveis de glicose no sangue e regulação do intestino.[1] [2]

Entre as características que fazem da fibra proteica de soja um alimento versátil estão a cor e o sabor, que podem ser considerados neutros. Desta forma, o alimento pode ser utilizado no preparo de diversas receitas, como pães, bolos, empadas, tortas, vitaminas e sucos.[3]

Outros alimentos a base de soja fazem uma combinação saudável e rica em proteínas para a alimentação com proteína de soja, como as bebidas à base de soja, que representam uma opção prática de inclusão da soja na alimentação. Além de proporcionar mais sabor à refeição, a mistura da fibra de soja com sucos a base de soja, por exemplo, auxilia a alcançar a ingestão recomendada de dois litros de água por dia.

Referências

  1. CASTILHO, Anna Christina. Soja - Histórico e composição,[1]
  2. INSTITUTE, Unilever Health. NOVAS EVIDÊNCIAS SOBRE A PROTEÍNA DE SOJA. 2013[2]
  3. Who: Protein Quality Evaluation, Report of the joint FAO/WHO Expert Consultation. Rome: FAO Food and Nutrition paper n° 51, 1991.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.