Generalplan Ost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra Total (as medidas de expansão do Segundo Império) - Em 1916, no terceiro ano do conflito que ficou conhecido como primeira guerra, as dificuldades encurralaram o poder da Alemanha a tomar medidas políticas e militares drásticas. No ano de 1916 exemplifica o significado de guerra total, um termo que captura os enormes sacrifícios na vida humana que o governo alemão e os militares estavam preparados para fazer a fim de evitar a derrota. Esperando que os exércitos austro-húngaro segurassem as forças russas no Oriente, Falkenhayn planejou uma ofensiva contra a França, que ele acreditava ser o elo mais fraco da Entente. Ao atacar a fortaleza na cidade de guarnição francesa de Verdun, em fevereiro, Falkenhayn esperava dizimar as tropas francesas e forçar a França a pedir a paz e isolar os britânicos. No entanto, apesar do forte bombardeio da artilharia alemã que permitiu aos militares tomar a posse temporária do Forte Douaumont, o resultado foi a furiosa resistência francesa e um massacre de nove meses que, ao custo de 750 mil mortos em ambos os lados, produziu um ganho líquido de pouco menos de 3 quilômetros. Além de ter de mobilizar forças para a sangrenta Batalha de Somme iniciada em julho, Falkenhayn teve de desviar tropas para esquivar-se da ofensiva russa no Oriente enquanto a Áustria-Hungria deslocava suas tropas para a fronte italiana. O impasse naval entre a Alemanha e a Grã - Bretanha, que ressaltou a inadequação do caro projeto marítimo de Tirpitz, mostrou-se inconclusiva. Incapaz de patrular além do Mar do Norte, tanto para interceptar o transporte comercial como para romper o bloqueio britânico, os alemães optaram pela guerra submarina irrestrita durante a primeira queda do conflito. No entanto, afundar navios sem aviso gerou protestos internacionais furiosos em resposta. O torpedeamento do Lusitania, em 1915, que implicou na perda de civis americanos a bordo, ameaçou trazer os Estados Unidos para a guerra. A decisão do governo imperial e especialmente do kaiser de suspender os ataques enfureceu Tirpitz, cuja insubordinação fez Guilherme removê-lo do cargo de secretário de Estado no Ministério da Marinha. Embora as perdas britânicas excedessem as da Alemanha, a grande batalha naval ao largo da Península de Jutlândia, em maio de 1916, não conseguiu quebrar o bloqueio[1].

O Generalplan Ost (GPO) ou Plano Geral do Leste, foi um plano secreto da Alemanha Nazista de genocídio e limpeza étnica, concebido para ser realizado nos territórios ocupados pela Alemanha Nazi no Leste Europeu durante a Segunda Guerra Mundial.

Previa a colonização da Europa Central e Oriental. A sua implementação teria exigido operações em grande escala a serem empreendidas nos territórios ocupados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Resultaria no extermínio da maioria dos povos eslavos na Europa e no aproveitamento de parte desses povos como força de trabalho escrava. O plano, preparado nos anos 1939-1942, fazia parte da política de "Espaço Vital" (Lebensraum) de Adolf Hitler e do movimento nazista e um cumprimento da ideologia Drang nach Osten ("necessidade de ir para Leste") da expansão alemã, ambos parte do plano maior para estabelecer a Nova Ordem.[2][3]

Referências

  1. BARANOWSKI, Shelley (2014.). Nazi empire. São Paulo: EDIPRO. p. 109. ISBN 978-85-7283-777-4  Verifique data em: |ano= (ajuda)
  2. «Generalplan Ost - General Plan East». www.worldfuturefund.org. Consultado em 23 de abril de 2018 
  3. «"WISSENSCHAFT - PLANUNG - VERTREIBUNG. Der Generalplan Ost der Nationalsozialisten" (CIÊNCIA - PLANEAMENTO - EXPULSÃO". O Plano Geral do Leste dos Nacional-socialistas".- em alemão)». www.dfg.de. Consultado em 19 de dezembro de 2019 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Nazismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.