Jean-Marie Le Pen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde janeiro de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jean Marie Le Pen
Jean Marie-Le Pen
Vida
Nascimento 20 de junho de 1928 (85 anos)
Trinité-sur-Mer
Nacionalidade Francês
Dados pessoais
Partido Frente Nacional
Profissão político
Jean-Marie Le Pen, em 2005

Jean-Marie Le Pen (Trinité-sur-Mer, 20 de Junho de 1928) é um político francês. Presidiu, até janeiro de 2011, a Frente Nacional, partido nacionalista francês e o mais à direita no espectro político da França. Foi substituído na liderança do partido pela filha, Marine Le Pen, candidata do partido à Presidência do país em 2012.

Le Pen é conhecido por defender políticas radicais visando diminuir a violência e o desemprego na França, entre elas a volta da pena de morte, maior restrição à entrada de imigrantes na França - em especial de países do leste europeu e de fora da Europa -, além de uma maior autonomia política e legislativa da França em relação às directivas emanadas da União Europeia.

Afirma que a maior parte dos políticos e da imprensa franceses são corruptos e não se comprometem com os interesses das pessoas comuns e da nação francesa. Faz sempre apelos patrióticos, como as manisfestações em frente à estátua de Joana D´Arc em Paris.

Foi cinco vezes candidato à presidência da França e, em 2002, passou para o segundo turno das eleições presidenciais, tendo perdido nas urnas para Jacques Chirac.

Apresenta, como os outros candidatos da direita européia, a sua campanha eleitoral baseada na sua oposição à imigração sem controle para a França.

Atualmente, seu partido político, o Front National, está fazendo a transição da liderança de Jean-Marie Le Pen para sua filha e seguidora Marine Le Pen, candidata a presidente nas eleições de 2012.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jean-Marie Le Pen nasceu em Trinité-sur-Mer, um pequeno porto bretão, filho de um pescador. Ficou órfão na adolescência.

Estudou Ciências políticas e Direito.

Foi um soldado da legião estrangeira na Indochina.

Casado duas vezes, a primeira com Pierrette Lalanne (com a qual teve três filhas e nove netos) e a segunda com a grega Jeanne-Marie Paschos ("Jany").

Actualmente é um rico homem de negócios, em parte graças à grande herança recebida em 1977 de um simpatizante.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jean-Marie Le Pen
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jean-Marie Le Pen