Kish (Iraque)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa da Babilônia durante o período de Hamurabi, com a extensão do império no início (em escuro) e no fim (em claro) de seu reinado.

Kish (em sumério: Kiš; transl. Kiŝki; cuneiforme: 𒆧𒆠1 ; em acádio: kiššatu2 ) é uma antiga cidade da Suméria, atual Tell al-Uhaymir, na província de Babil, no Iraque. Localizava-se a cerca de 12 quilômetros a leste da Babilônia, e a 80 quilômetros ao sul de Bagdá.

Muitos arqueólogos acreditam que esta cidade tenha sido fundada em 2491 a.C. O lento acampamento dos semitas na Baixa-Mesopotâmia, fomentou o desenvolvimento de um centro comercial e político em Kish, em que sua população no período protodinástico era principalmente acádia (como demonstra a lista dos reis que na sua grande maioria possuem nomes semitas).

A supremacia de Kish na Acádia e também mais tarde em grande parte da Baixa-Mesopotâmia, teve como resultado em que os reis sumério-acádios pretendessem sua hegemonia sobre os reis rivais, titulando-se muitas vezes como o "rei de Kish" ou "rei das quatro partes" (Elam, Sumer, Subartu, Amurru e Kish no meio).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.