Kryptoniano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kryptoniano
Comic image missing-pt.png
Publicado por DC Comics
Primeira Aparição Action Comics #1 (Junho de 1938)
Tipo Raça extraterrestre
Criados por Jerry Siegel
Joe Shuster
Tipo Raça extraterrestre
Localização Krypton
Principais Representantes Superman
Supergirl
Habilidades Força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração.


Kryptoniano ou kryptoniana é todo e qualquer ser vivo e objeto do planeta Krypton. Krypton é um planeta fictício criado por Jerry Siegel e Joe Shuster e atualmente é propriedade da DC Comics. Krypton é o planeta de onde veio o famoso herói das histórias em quadrinhos e dos cinemas, o Superman. Os kryptonianos são uma raça extinta; somente Superman e sua prima Supergirl são sobreviventes.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Os kryptonianos não possuem poderes anormais quando em seu planeta natal, devido aos mesmos não se desenvolverem sob um sol vermelho (que é o caso de Rao, a gigante vermelha a qual Krypton orbita). Sob um sol amarelo como o da Terra, porém, os kryptonianos têm poderes incríveis, como visão de raio-x, força sobre humana, visão de calor, invulnerabilidade, super velocidade, super sopro, entre outros (veja lista de poderes e habilidades do Superman).

Os kryptonianos só tem 4 fraquezas conhecidas:

  1. A kriptonita, é, sem dúvida, a mais conhecida fraqueza dele. É tão famosa que, atualmente, a palavra kriptonita é usada como sinônimo de fraqueza, assim como a expressão "calcanhar de Aquiles". Seu sangue pode ser afectado pela alta carga negativa dos íons do núcleo de Krypton, que foi exatamente a radiação responsável pela destruição do planeta. Os fragmentos radioactivos do planeta, composto pelo mineral chamado kryptonita, foram lançados ao espaço pela explosão. Geralmente, aparece sob a forma de cristal verde, mas existem também variedades de outras cores, como a vermelha e a preta, que têm propriedades diferentes.
  2. Assim como o sol amarelo concede os poderes ao Homem-de-Aço, o sol vermelho os retira.
  3. Uma vez que a prática da magia era rara em Krypton, os poderes da maioria dos kryptonianos não funcionariam contra magia (eles não podem usar visão de raio-x para ver através dum muro feito com magia, nem sua invulnerabilidade funciona contra os raios de um mago).
  4. O Batman também é uma fraqueza dos kryptonianos devido ser muito rico e inteligente e com muito treino conseguir vencer qualquer um, além de ser muito rico

Pós-crise[editar | editar código-fonte]

Após Crise nas Infinitas Terras, alguns conceitos foram adicionados sobre os kryptonianos, outros derrubados. A começar que, uma vez sob um sol amarelo, as células dos kryptonianos ARMAZENAM esta energia; de modo que eles necessitariam permanecer muito tempo longe do sol amarelo ou na presença dum sol vermelho para estes sumirem. Também, os kryptonianos foram afetados por um elo biológico efetivado pelo artefato Erradicador, que os fazia perecer caso deixassem o planeta. Jor-El era ciente desse defeito genético e criou um soro que poupou Kal-El deste destino. O alienígena radicado em Krypton conhecido como o Clérigo havia tentado salvar alguns kryptonianos quando Krypton explodiu, mas a ligação que eles tinham com o planeta fez com que morressem assim que a nave saiu de órbita.

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.