Leonor de Aragão, Rainha de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonor de Aragão
Rainha de Portugal
Regente de Portugal
Leonor de Aragão, Rainha de Portugal
Leonor de Aragão
consorte de El-Rei D. Duarte
Reinado 1433 - 1438 (rainha)
1438 - 1439 (regente)
Consorte Duarte I de Portugal
Nascimento 2 de maio de 1402
  Medina del Campo, Castela e Leão, Espanha
Morte 19 de fevereiro de 1445 (42 anos)
  Toledo, Espanha
Casa Trastâmara (por nascimento)
Avis (por casamento)
Pai Fernando I de Aragão
Mãe Leonor Urraca de Castela

Leonor de Aragão (2 de maio de 1402 - Toledo, 19 de fevereiro de 1445[1]), foi uma infanta aragonesa que viria a ser rainha de Portugal por casamento com o rei D. Duarte, e regente durante a menoridade do seu filho D. Afonso V.

Família

Era filha do rei Fernando I de Aragão com Leonor Urraca de Castela, condessa de Albuquerque. Por via da mãe, era neta de Beatriz de Portugal, e por conseguinte bisneta do rei Pedro I de Portugal com Inês de Castro. Teve seis irmãos, entre os quais os reis aragoneses Afonso V e João II.

Biografia

Em 1428, casou-se com o herdeiro do trono português D. Duarte. Quando este subiu ao trono em 1433, Leonor tornou-se rainha consorte de Portugal até a morte do esposo, em 1438.

As rainhas de Portugal contaram, desde muito cedo, com os rendimentos de bens, adquiridos na sua grande maioria por doação. D. Leonor recebeu como dote 30 florins de ouro de Aragão e, por hipoteca, Santarém, com todos os seus rendimentos. Recebeu ainda em doação Alvaiázere, Sintra e Torres Vedras.

Após a morte de D. Duarte, foi designada, nas Cortes de Torres Novas de 1438, para servir como regente do reino na menoridade de Afonso V, que então tinha apenas três anos; tal facto não deixou de suscitar a inimizade dos grandes do reino, que constituíram um partido em torno do príncipe Pedro, duque de Coimbra, o qual achavam que tinha mais direitos para exercer a regência. Nas Cortes de Lisboa de 1439, Leonor foi forçada a abandonar o seu cargo de regente do reino, o qual foi então conferido ao príncipe D. Pedro. Retirou-se então para Castela e faleceu em Toledo anos depois[2].

Descendência

Do seu casamento com D. Duarte, Leonor de Aragão teve nove filhos:

Referências

  1. VENTURA Margarida Garcez, ARAUJO Julieta (2011). D. Leonor de Aragão: A Triste Rainha - 1402(?)-1445. Lisboa: Academia Portuguesa da Historia / QuidNovi 
  2. RODRIGUES Ana Maria S. A. (2012). As tristes rainhas : Leonor de Aragão e Isabel de Coimbra Coleção Rainhas de Portugal, vol. VII ed. Rio de Mouro/Lisboa: Círculo de Leitores 


Precedida por
Filipa de Lencastre

Rainha de Portugal

14331438
Sucedida por
Isabel de Avis
Precedida por
D. João, Mestre de Avis

Regente de Portugal

14381439
Sucedida por
Pedro, duque de Coimbra
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Leonor de Aragão, Rainha de Portugal
Ícone de esboço Este artigo sobre Rainhas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.