Lindsey Buckingham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Lindsey Buckingham
Buckingham durante a turnê do Fleetwood Mac em 2003.
Informação geral
Nome completo Lindsey Adams Buckingham
Nascimento 3 de outubro de 1949 (65 anos)
Origem Palo Alto, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock, Pop, New Wave
Instrumento(s) Vocal, guitarra, baixo, teclado, bateria
Período em atividade 1968 - presente
Outras ocupações Guitarrista, produtor, compositor
Gravadora(s) Reprise, Polydor, Mercury
Elektra, Asylum
Afiliação(ões) Fleetwood Mac, Buckingham Nicks
Página oficial www.lindseybuckingham.com

Lindsey Adams Buckingham (Palo Alto, 3 de outubro de 1949) é um cantor, compositor, guitarrista e produtor musical americano, mais conhecido por ser um membro do grupo musical Fleetwood Mac. Além de seu período com a banda, Buckingham também lançou cinco álbuns solo e um álbum ao vivo. Como membro do Fleetwood Mac, ele foi inserido no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998. Foi considerado o 100º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Palo Alto, Califórnia, Buckingham foi o terceiro e mais novo filho de Rutheda (nascida Elliott) e de Morris Buckingham. Teve dois irmãos mais velhos, Jeff e Greg. Crescendo na comunidade de Atherton, na área da baía de São Francisco, Buckingham e seus irmãos foram incentivados a nadar competitivamente. Embora Buckingham tenha largado o esporte para seguir a música, seu irmão Greg foi um medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do México, em 1968. Ele se casou com a fotógrafa Kristen Messner e tem três filhos.

A primeira experiência de Buckingham na guitarra ocorreu em uma guitarra Mickey Mouse de brinquedo, tocando a grande coleção de discos de vinil do seu irmão Jeff. Percebendo seu talento, os pais de Buckingham compraram para ele uma guitarra Harmony de 35 dólares.

Buckingham nunca tomou lições de guitarra e não estudou música. Aos 13 anos, interessou-se pela música folk e, influenciado pelos métodos do banjo, praticou os estilos fingerpicking do Trio de Kingston. Aos 15 juntou-se a um pequeno grupo de música popular, cuidando dos vocais e trabalho de guitarra.

Referências

  1. The 100 Greatest Guitarists of All Time: Lindsey Buckingham (em inglês) Rolling Stone. Visitado em 17 de fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.