Mars rover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Réplica do Mars Science Laboratory (à direita) ao lado do rover Sojourner (no centro) e do Mars Exploration Rover (à esquerda) no Laboratório de Propulsão a Jato em 12 de maio de 2008

Um Mars rover (termo que, traduzido do inglês, significa "sonda de Marte"[1] ) é um veículo motorizado automatizado capaz de impulsionar a si mesmo sobre a superfície do planeta Marte, após sua aterrissagem no mesmo.

Rovers possuem várias vantagens sobre aterrissadores estacionários: eles examinam um território maior, podem ser direcionados a acidentes geográficos interessantes, podem posicionar a si mesmos em posições ensolaradas para sobreviver aos meses de inverno e avançar o conhecimento sobre como executar o controle bastante remoto de veículos robóticos.

Três rovers têm sido bem-sucedidos, todos eles eram operados roboticamente. O Laboratório de Propulsão a Jato comandou a missão Mars Pathfinder com o seu rover Sojourner e, atualmente, comanda a Mars Exploration Rover Mission com seus dois rovers (Spirit e Opportunity), além da Curiosity, para o Escritório de Exploração Espacial da NASA em Washington, D.C.. Também houve dois rovers robóticos não marcianos: nos anos 1970, a União Soviética enviou dois rovers Lunokhod para a Lua.[2] )

Também há três missões planejadas envolvendo Mars rovers para o futuro, incluindo a missão europeia ExoMars Rover da Agência Espacial Europeia, a American Curiosity e a MAX-C Rovers da NASA.

Breve histórico dos rovers[editar | editar código-fonte]

Pôr do sol marciano na Cratera Gusev. Imagem obtida pelo rover Spirit em 19 de maio de 2005.

Seis rovers foram enviados para Marte:

  • Flag of the Soviet Union.svg Marte 2, Rover Prop-M, 1971, fracassado.
  • Flag of the Soviet Union.svg Marte 3, Rover Prop-M, 1971, fracassado.
  • Flag of the United States.svg rover Sojourner, Mars Pathfinder, aterrissou com sucesso em 4 de julho de 1997. A comunicação foi perdida em 27 de setembro de 1997.
  • Flag of the United States.svg Spirit (MER-A), Mars Exploration Rover, aterrissou com sucesso em 4 de janeiro de 2004. Quase 6 anos após o limite da missão original, a Spirit cobriu uma distância total de 7,73 km, mas suas rodas ficaram presas na areia.[3] Em 26 de janeiro de 2010, a NASA admitiu o fracasso em seus esforços para libertar o rover e declarou que este passaria, a partir de então, a funcionar como uma plataforma científica estacionária.[4] Desde 22 de março de 2010, não tem havido comunicação do rover, apesar de ainda haver esperanças de que este possa retomar a comunicação, pois a capacidade de geração de energia aumentará em sua localização atual até março de 2011.[5]
  • Flag of the United States.svg Opportunity (MER-B), o veículo explorador de Marte, aterrissou com sucesso em 25 de janeiro de 2004. O rover ainda estava em operação em janeiro de 2011, superando o recorde anterior de longevidade de uma missão na superfície de Marte em 20 de maio.[6] [7]

As sondas espaciais Mars 2 e 3, da União Soviética, possuíam rovers idênticos Prop-M de 4.5 kg. Elas se movimentariam sobre esquis enquanto conectadas aos aterrissadores com cabos. O rover Mars 2 se chocou contra a superfície de Marte.[8] O rover Mars 3 falhou em menos de um minuto após a aterrissagem e nunca se locomoveu.[8] ambos Mars 2 e Mars 3 foram acompanhados de orbitadores que obtiveram sucesso em suas missões.

Panorama da Colina Husband obtido pela MER-A Spirit em 23–28 de novembro de 2005

O primeiro Mars rover bem-sucedido foi o Sojourner. Este foi lançado pela NASA em 4 de dezembro de 1996 e aterrissou em 4 de julho de 1997.[8] Este foi o primeiro a utilizar uma nova técnica radical de aterrissagem na qual o impacto da sonda espacial seria amortizado por sua colocação no interior de um balão multicelular que saltava e rolava através da superfície marciana, eliminando seu momento linear. O Mars rover Spirit foi lançado em 10 de julho de 2003. O Opportunity foi lançado em 7 de julho de 2003. O Spirit aterrissou na Cratera Gusev em 4 de janeiro de 2004. O Opportunity aterrissou em Meridiani Planum, no lado oposto de Marte, em 25 de janeiro de 2004. O computador utilizado nesses rovers era um PowerPC resistente à radiação chamado IBM RAD6000.

  • Flag of the United States.svg Curiosity, Mars Science Laboratory, da NASA. Lançamento a Marte realizado em 26 de novembro de 2011, onde aterrisou com sucesso em 6 de agosto de 2012. Este rover apresenta instrumentos inéditos na exploração de marte e, atualmente, executa sua missão.

Os seguintes Mars rovers estão em fase de desenvolvimento:

  • Flag of the United States.svg MAX-C, Mars Astrobiology Explorer-Cacher, da NASA. Lançamento a Marte planejado para 2018.
  • Flag of Europe.svg ExoMars, da Agência Espacial Europeia. Lançamento a Marte planejado para 2018.[9]
  • Mars Tumbleweed Rover, um rover impulsionado pelo vento. É um design experimental, não proposto para nenhuma missão atual.[10]

Objetivos das missões dos rovers da NASA[editar | editar código-fonte]

A NASA distingue entre objetivos de "missão" e objetivos de "ciência". Objetivos de missão estão relacionados ao progresso na tecnologia espacial e processos de desenvolvimento. Objetivos de ciência são atingidos pelos instrumentos durante sua missão no espaço.

Os detalhes da ciência do rover variam de acordo com o equipamento levado. A meta primária dos rovers Spirit e Opportunity é descobrir "a história da água em Marte".[11] (A presença de água utilizável reduziria consideravelmente os custos de uma missão tripulada).

As cinco metas de ciência em longo prazo do Programa de Exploração de Marte da NASA são:

  • Determinar se a vida chegou a se originar em Marte
  • Caracterizar o clima de Marte
  • Caracterizar a geologia de Marte
  • Se preparar para a exploração humana[12]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Google Tradutor. Disponível em http://translate.google.com.br/#en/pt/rover. Acesso em 8 de agosto de 2012.
  2. Russia's unmanned missions toward the Moon www.russianspaceweb.com. Visitado em 25-06-2008.
  3. Boyle, Alan. "Good moves on Mars", MSNBC. Página visitada em 22-01-2010. (em inglês)
  4. Times, International Business. "NASA concedes defeat in effort to free rover", 26 de janeiro de 2010. Página visitada em 26-01-2010. (em inglês)
  5. [1]
  6. [2]
  7. Spirit Rover Marks Seven Years On Mars, Still Stuck
  8. a b c NASA - NSSDC - Spacecraft - Details nssdc.gsfc.nasa.gov. Visitado em 25-06-2008.
  9. "ESA mmmmm Proposes Two ExoMars Missions", Aviation Week, 19 de outubro de 2009. Página visitada em 24-06-2010. (em ingês)
  10. [3]
  11. Mars Exploration Rover Mission: Overview marsrovers.nasa.gov. Visitado em 25-06-2008.
  12. Mars Exploration Rover Mission: Science - Looking for signs of past water on Mars marsrovers.nasa.gov. Visitado em 2008-06-25.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]