Mussende

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mussende

Província Cuanza Sul
Características geográficas
Área 9 548 km²
População 83 000 hab.
Densidade 9 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Mussende é uma cidade e município de Angola, na província do Cuanza Sul.

Com uma população estimada em 76.284 habitantes, sua área territorial é de 9.548 km². É limitado a norte e a leste pela província de Malange a sul pela província do Bié, a oeste pelos municípios da Quibala e do Libolo.

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Mussende, e pelas comunas de São Lucas e Quienha.[1]

Mussende ascendeu à categoria de município em 13 de dezembro de 1965.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A comuna municipal de São Lucas situa-se a 50 km da cidade de Mussende, a sede do município; já a comuna do Quienha não tem definida a sua quilometragem .

Economia[editar | editar código-fonte]

Com uma economia essencialmente agrícola, os munícipes dedicam-se ao cultivo de lavouras temporárias de feijão, milho, tomate, cebola, ananás, batata-doce, mandioca e batata-rena; a única lavora permanente significativa é a de café. Seu território produz outras culturas alimentares como a pomicultura de banana.[2]

Dedicam-se também à pecuária de gado para corte e leite, bem como de caprinos e suínos; a criação de galináceas se dá para a produção de carne e ovos.

Existe uma pequena extração de diamantes, bem como cobres e ferro.

Além da agricultura e mineração, o município é referência em produção energética pois o lago da Central Hidroelétrica de Capanda também cobre terras mussendenses, muito embora os centros operacionais e administrativos das barragens estejam em Malanje.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O território municipal é atravessado, de norte a sul, por pela rodovia EN-140, que a liga até ao município de Cangandala (norte) e Andulo (sul); liga-se ainda à Quibala, à oeste, pela rodovia EN-240.[3]

Referências

  1. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  2. António, João (2008), O micro-crédito como ferramenta para o relançamento da cultura do café na região agrícola do Libolo e Amboim (Angola), UTL.
  3. «Mussende à procura do desenvolvimento». www.portaldeangola.com. Consultado em 18 de outubro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.