Uíge (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uíge
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Uige 250px.png

Província de Uíge
Dados gerais
Província Uíge
Município(s) Ambuíla, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Alto Cauale, Maquela do Zombo, Milunga, Mucaba, Negage, Puri, Quimbele, Quitexe, Sanza Pombo, Songo e Uíge
Características geográficas
Área 58.698 km²
População 500.000 hab.
Clima Tropical úmido

Dados adicionais
Prefixo telefónico +244
Projecto Angola  • Portal de Angola

Uíge [nota 1] é uma província de Angola. Tem uma área de 58 698 km² e a sua população aproximada é de 500.000 habitantes.[1] A capital da província também tem a designação de Uíge.

É constituída por 16 municípios, sendo a província de Angola com o maior número destas unidades administrativas. Os municípios são: Ambuíla, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Alto Cauale, Maquela do Zombo, Milunga, Mucaba, Negage, Puri, Quimbele, Quitexe, Sanza Pombo, Songo e Uíge.

Fica localizada no extremo norte do país, e suas fronteiras são: ao norte e leste, a República Democrática do Congo (Kinshasa), a sudeste, a província de Malanje, a sul, as províncias de Kwanza-Norte e do Bengo, e a oeste, a província do Zaire.

Economia[editar | editar código-fonte]

O clima do Uíge é quente, por isso se propicia ao cultivo de café, mandioca, dendém, amendoim, batata doce, feijão, cacau, sisal e outros em menor escala. Quanto a estações, só é possível distinguir duas: o tempo quente, chuvoso, que vai de Setembro a Maio, e de Junho a Agosto, um período de Estio que é denominado Cacimbo, durante o qual é feita a colheita do café.

O Uíge tem uma bacia hidrográfica que podemos chamar de médio porte, por haver rios de grande caudais.

Notas

  1. Nota ortográfica: Pelas normas ortográficas em vigor, a grafia correcta deste topónimo em língua portuguesa é Uíje.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.