Porto Amboim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Porto Amboim
Flag-map of Angola.svg
Província Cuanza-Sul
Características geográficas
Área 3 646 km²
População 137 000 hab.
Densidade 38 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Porto Amboim é uma cidade e município da província do Cuanza Sul, em Angola.

Tem cerca de 137 mil habitantes e 3 646 km²[1] . É limitado a Norte pelo município da Quiçama, a Este pelos municípios de Quilenda e Amboim, a Sul pelo município do Sumbe, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. É constituído pelas comunas de Porto Amboim e Capolo.

História[editar | editar código-fonte]

No local da actual cidade existia uma aldeia chamada Kissonde. Os portugueses tentaram colonizar a região em 1587, fundando uma povoação com o nome de Benguela. O povoado foi abandonado pouco depois e reconstruído no local onde hoje se situa a cidade de Benguela. Em 1771 os portugueses voltaram ao local original e ergueram a povoação de Benguela Velha, actual Porto Amboim. Em 1870 surge a primeira freguesia civil e em 1912 é instalado o município. Em 10 de Setembro de 1923 Benguela Velha é elevada à categoria de vila com o nome de Porto Amboim. Em 15 de Janeiro de 1974 passou a cidade. Fábio Vander

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.