Sangue Oculto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Segredo (telenovela))
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela portuguesa. Para a disfunção do sistema excretor, veja Sangue oculto nas fezes.
Sangue Oculto
The Secret[1] (EN)
Sangue Oculto
O segredo de uma vida
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 45 minutos
Estado terminada
Criador(es) SIC (ideia original)
Desenvolvedor(es) Sandra Santos
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 283
Produção
Diretor(es) Jorge Cardoso
Câmara multicâmara
Guionista(s)
  • Pedro Barbosa da Silva
  • Andreia Vicente Martins
  • Joana Andrade
  • Manuel Mora Marques
  • Pedro Cavaleiro
  • Sara Cardoso
Tema de abertura "Sangue Oculto", GNR
Tema de encerramento "Sangue Oculto", GNR
Empresa(s) produtora(s) SP Televisão
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 19 de setembro de 2022 – 13 de outubro de 2023
Ligações externas
Site oficial

Sangue Oculto é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que foi exibida pela SIC de 19 de setembro de 2022 a 13 de outubro de 2023, substituindo Lua de Mel e sendo substituída por Papel Principal. É a "32.ª novela" do canal.

Escrita por Sandra Santos a partir de uma ideia original da SIC, tem a colaboração de Pedro Barbosa da Silva, Andreia Vicente Martins, Joana Andrade, Manuel Mora Marques, Pedro Cavaleiro e Sara Cardoso como guionistas, a direção de Jorge Cardoso, a direção de atores de Joana Brandão e Eurico Lopes, a direção de produção de Francisco Barbosa e a realização de João Carvalho, Joel Monteiro, Jorge Cardoso e José Manuel Fernandes.[2]

Conta com as atuações de Sara Matos, Sofia Alves, Luana Piovani, João Catarré, António Pedro Cerdeira, Maria João Pinho, Marcantónio Del Carlo, Mariana Pacheco e Cristóvão Campos no elenco principal.[3][4][5][6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

FasesEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
16419 de setembro de 2022 (2022-09-19)13 de dezembro de 2022 (2022-12-13)
222014 de dezembro de 2022 (2022-12-14)13 de outubro de 2023 (2023-10-13)

1.ª fase[editar | editar código-fonte]

Em 1992, quando Vanda Corte Real descobre que a sua empregada Teresa Batista tinha um caso com o seu marido Olavo e que estava grávida de gémeas dele, aproveita a ausência do marido em missão diplomática no estrangeiro e obriga-a a guardar segredo sobre a gravidez, prometendo ajudá-la monetariamente, enquanto planeia uma forma de se livrar dela. Sem conseguir contactar Olavo, Teresa vê-se obrigada a seguir as indicações da patroa, sem imaginar que esta pretende capitalizar aquela gravidez para si, já que a sua infertilidade é um dos motivos de tensão no casamento.

No dia do parto, Vanda engana Teresa e leva-a para uma sala de partos desativada do hospital onde trabalha como médica e, com a ajuda de Alberto, droga-a para que possa fazer o que quer. O plano da vilã é dizer-lhe que as gémeas morreram e ficar com uma das crianças, que criará como sua, e vender a outra a um casal no estrangeiro. Após Teresa dar à luz à primeira filha, não percebe que nasceu a bebé por se encontrar drogada enquanto Vanda fica com ela, chamando-a de Benedita. Enquanto nasce a segunda filha, Teresa acredita que a bebé se trataria de Benedita, sem nunca desconfiar que na verdade a bebé seria outra e que iria ser vendida. Quando o plano parece, por fim, completo… algo acontece. Nem Teresa nem ninguém desconfiava que se trataria afinal de uma gravidez de trigémeas e, confrontados com essa realidade, ficam em pânico e sem saber o que fazer, enquanto Teresa se apercebe do seu plano em lhe roubar as filhas após dar à luz à sua terceira filha. Ela consegue fugir do hospital antes que a vilã consiga roubar-lhe Carolina, que acreditava que se trataria da sua segunda filha. Sabendo que a patroa não a deixará em paz, decide fugir para Londres. Enquanto isso, Vanda apresenta Benedita ao marido, dizendo que a quer adotar e inventa que a bebé foi abandonada pela mãe. Olavo fica seduzido pela bebé, sem desconfiar que ela é realmente sua filha biológica.

Trinta anos depois, Teresa regressa devido a um problema familiar e traz consigo Carolina e a filha desta, Anna. Teresa e Carolina veem-se envolvidas num caótico acidente de autocarro que as leva ao hospital Luís de Camões, onde a jovem enfermeira acaba por enfrentar os dois momentos que vão mudar o percurso da sua história. O primeiro é quando é beijada por Tiago, um perfeito desconhecido e o namorado de Benedita, que acreditava que estaria a beijar a sua irmã. O segundo é quando se confronta, cara a cara, com Benedita.

Depois de se cruzarem, a relação das duas não podia estar a correr melhor e sentem que têm que recuperar os 30 anos perdidos, mas a paixão repentina e proibida de Carolina e Tiago acaba por as afastar ainda mais do que quando se conheceram, impedindo-as de serem uma família. Ao mesmo tempo, Alberto vai sentindo remorsos acerca do passado e quando decide contar a verdade, acaba por morrer sem revelar a Teresa e Olavo o seu pior segredo. Com o propósito de resolver o passado, deixa tudo preparado para que Benedita e Carolina consigam chegar à verdade. Surpreendentemente, a chave do enigma está fora de Portugal. Com o intuito de que possam descobrir por elas mesmas, envia um convite enigmático à médica e à enfermeira, que têm de viajar juntas.

A aventura acaba por, não só, ser fundamental para a relação das irmãs se solidificar, como também para encontrarem as pistas necessárias para descobrir a verdade sobre o passado, que traz consigo uma avalanche de revelações, incluindo o maior segredo desta história: a descoberta de uma terceira gémea, Júlia.

Será que o sangue que une as três é mais forte do que uma separação de 30 anos? Será Benedita capaz de perdoar a mulher que a criou como mãe, mas que afinal lhe roubou a possibilidade de crescer ao lado das irmãs?

2.ª fase[editar | editar código-fonte]

Júlia Pereira de Mello é a segunda filha que Teresa deu à luz e foi vendida por Alberto a João e Carmo há 30 anos. Tal como Vanda e Olavo na altura, o casamento dos dois também atravessava por problemas em engravidar. Quando finalmente conseguem engravidar, nasce Patrícia. O que inicialmente seria um sentimento de felicidade, acaba por causar em Júlia um sentimento de rejeição pela parte dos pais e como consequência, um comportamento de rebeldia da sua parte. Cansados das suas atitudes e comportamentos, João e Carmo expulsam-na de casa quando atingiu a maioridade e proibem-na de ver Patrícia, que na altura era ainda uma criança. Como ela não tinha como se sustentar, chantageou os pais adotivos com o facto de a terem comprado e com isso consegue que lhe paguem e vai morar para Ibiza.

No tempo que lá vive, acaba por se tornar numa DJ e adota o nome artístico DJ Ully, escondendo sempre a sua verdadeira identidade e usando sempre uma máscara e também uma peruca. Nesse mesmo tempo, Patrícia sempre se questionou acerca do desaparecimento da irmã adotiva e nunca obteve respostas concretas por parte de Carmo e João, e apesar de tentar chegar até ela, sempre foi proibida pelos pais. Quando, finalmente, Júlia entra em contacto com a irmã adotiva, Carmo e João tentam-na afastar enquanto podem para que nunca lhe contem a verdade, principalmente Carmo. Vendo que Júlia persiste em tentar contactar Patrícia, que recebeu o mesmo convite de Carolina e Benedita, Carmo proibe Patrícia de ir a Ibiza ao encontro de Júlia e tranca-a no quarto. Ao mesmo tempo, Vanda, Carmo e João formam uma poderosa aliança.

Carolina e Benedita partem para Ibiza acompanhadas de Olavo para descobrir a pista que Alberto deixou para chegarem à verdade e chegam de noite à discoteca onde vai atuar DJ Ully. Quando entram na discoteca, as gémeas entram no espírito da festa e, de repente, a DJ sobre ao palco para o espetáculo. Carolina tenta puxar Benedita para dançar, mas esta teima em não dar muita conversa à irmã. O espetáculo continua, com Júlia, de máscara, a descer numa plataforma entre um grande jogo de luzes. Os fãs rejubilam e a enfermeira e a médica acabam por separar-se e tentam aproximar-se, mas um segurança põe-se a frente delas e protege Júlia, o que causa um grande clima de tensão entre Beni, Carolina e o segurança.

Ao aperceber-se da confusão que elas causaram, Júlia fica agitada ao vê-las e, enquanto elas são conduzidas para a saída, pede aos seguranças para pararem e começa a tirar a máscara no meio da multidão no mesmo momento em que encara as irmãs e as deixa ver que há mais um rosto igual ao delas e enquanto tentam furar a multidão em direção a Júlia, ouve-se um estrondo e as luzes vão abaixo. Quando as luzes se acendem, percebem que a DJ desapareceu e que a sua máscara ficou caída. Carolina vai a correr para o camarim de Júlia e encontra uma tesoura cheia de sangue e teme o pior enquanto Olavo, que estava barrado pelo segurança e não conseguia entrar na discoteca, consegue finalmente entrar e as gémeas e Olavo questionam-se acerca da existência da terceira gémea.

Quando finalmente chegam ao encontro de Júlia, as trigémeas abraçam-se e Júlia conta às irmãs que a querem matar e pede-lhes para a salvarem. Nesse mesmo momento, um carro aproxima-se a alta velocidade na sua direção e ouve-se uma grande explosão. Todos ficam inanimados, incluindo Olavo, e um vulto negro aproxima-se. Quando Olavo desperta vê apenas duas das filhas inanimadas a serem levadas de urgência. Tudo isso coincide com o momento em que Teresa descobre que, afinal, deu à luz três meninas.

Este é o momento em que a história vai sofrer uma reviravolta. Uma das gémeas desaparece e como as outras duas se encontram sem documentos e com os seus corpos afetados por causa do atentado, ninguém saberá quem é quem. Todos pensam que foi Júlia a irmã raptada… quando na verdade foi Benedita. Carolina decide assumir o lugar da médica para sondar Vanda e descobrir o que ela sabe sobre a terceira gémea e o atentado e também para estar mais perto da vilã e incriminá-la.

É então que começa uma verdadeira dança das cadeiras. Júlia desperta e percebe que corre perigo de vida, uma vez que está convicta que foi a sua mãe adotiva (e não Vanda) quem a tentou matar e para conseguir escapar tem de pedir ajuda à irmã que mal conhece… já Tiago começa a desconfiar cada vez mais que a gémea que se faz passar por Benedita é a sua amada e vai pôr o plano em perigo. Sem ideias para as desmascarar, Tiago só tem uma forma de descobrir a verdade e, sem saber que compromete o plano das gémeas, confronta-as ainda no hospital.

Será que Carolina deve contar a verdade ao namorado? Ou, por outro lado, deve continuar o plano de resgate da irmã, sem abrir o jogo? E Benedita, o que terá acontecido realmente com ela? Começara aqui também, ou não, o início de uma bonita relação de irmãs entre Carolina e Júlia?

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Sara Matos Carolina «Carol» Batista / Benedita (falsa)
Benedita «Beni» Corte Real
Júlia Pereira de Mello / DJ Ully / Carolina (falsa)
Sofia Alves Teresa Batista
Luana Piovani Vanda Corte Real
João Catarré Tiago Carvalho
António Pedro Cerdeira Olavo Corte Real
Maria João Pinho Carmo Pereira de Mello
Marcantonio Del Carlo João Pereira de Mello
Mariana Pacheco Patrícia Pereira de Mello
Cristóvão Campos Pedro Maria Brito

Elenco recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Soraia Chaves Lídia Rocha
Renato Godinho Guilherme «Gui» Mesquita
Anabela Moreira Sílvia Apolinário
Sérgio Praia António Jorge «Tojó» Rocha
Manuela Couto Remédios Brito
Luís Alberto Tadeu Batista
Lia Gama Noémia Batista / Arlete Vieira (falsa)
Carlos Cunha Joaquim Agostinho
Júlia Palha Maria Pacheco / Sara Carvalho
João Jesus Nelson Apolinário
Carla Andrino Fernanda «Naná» Pacheco
Melânia Gomes Rosa Silva
Pedro Laginha César Apolinário
Ana Marta Ferreira Bárbara Barreto
Rui Unas Fábio Lucas
Filipe Matos Mário Apolinário
Guilherme Moura Vasyl Kovalenko
Inês Pires Tavares Elsa Rocha
Tiago Aldeia Henrique Serôdio
Maria Marques Anna Batista
Ricardo Lopes Bruno Rocha
Beatriz Ponte Beatriz
Afonso Laginha Rafael «Rafa» Vicente Barbosa

Participação especial[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Adriano Luz Alberto Mesquita
Virgílio Castelo Almeno Carvalho
Xana Abreu Becky Agostinho

Elenco 1992[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Laura Dutra Teresa (jovem)
Vitória Frate Vanda (jovem)
João Gadelha Olavo (jovem)
Sisley Dias Alberto (jovem)
Jorge Silva Tadeu (jovem)

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Valdemar Brito Gerson
Filipa Giovanni Paula
Diogo Branco Jack
Guilherme Félix Filipe
Maria João Freitas Dália
Iñigo Galiano Vasco
Cláudia Abrantes Diana/Sara
Elsa Valentim Mãe de Diana
Filipe Crawford Adriano Pacheco
Paulo Matos Ramalho Milhafre
João Craveiro Samuel
Nuno Nolasco Serpente

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Almada é utilizada como cenário para a telenovela.
Costa da Caparica é utilizada como cenário para a telenovela.

A ideia original da telenovela partiu da SIC, que para comemorar os 30 anos do canal que se avizinhavam, planeou uma telenovela sobre três gémeas separadas à nascença que se reencontram três décadas depois, ficando a autora Sandra Santos encarregue de desenvolver a história que iria suceder a Lua de Mel.[7] A sua pré-produção arrancou em outubro de 2021.[8][9] Com “Destino”, e mais tarde “O Segredo”, como títulos de trabalho, acabou por ser escolhido “Sangue Oculto” como o título definitivo da telenovela, uma vez que se enquadraria melhor com a trama.[10][11][12]

Cartaz de divulgação da telenovela.

Os trabalhos da telenovela arrancaram a 15 de julho de 2022, com gravações exteriores em Almada, no parque de campismo de Furadouro e na praia da Costa da Caparica tal como nos arredores de Lisboa para dar vida ao Porto na novela por contenção de custos e com gravações interiores nos estúdios SP Televisão, contando mais tarde também com gravações no Meco em novembro do mesmo ano, que na história da novela é como se fossem num descampado em Ibiza por contenção de custos, e em Proença-a-Nova em janeiro de 2023.[13][14][15] Os trabalhos terminaram a 30 de janeiro de 2023 para Luana Piovani e Marcantónio Del Carlo e terminaram a 2 de março para Sara Matos, tendo o restante elenco terminado os trabalhos a 15 de março com 250 episódios de produção gravados.[16][17][18][19][20]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Mariana Pacheco e Sara Matos foram os primeiros nomes anunciados no elenco como as gémeas protagonistas Benedita e Carolina.[21] Sara seria a primeira escolha, porém, com a apresentação do Ídolos foi escolhida inicialmente a Mariana para o seu lugar, acabando por a escolha final recair em Sara para viver as gémeas protagonistas, sendo designada a Mariana uma outra personagem no elenco principal, a Patrícia.[22][23] Para dar vida a Vanda, a vilã da novela, a escolha recaiu sobre Luana Piovanni.[24] Anunciado com a personagem Tiago, revelou-se mais tarde que João Catarré estaria no elenco principal.[25][26] Após algumas especulações sobre Sofia Alves na novela, rapidamente a atriz foi confirmada no elenco para dar vida a Teresa, uma das personagens do elenco principal, juntando-se ainda António Pedro Cerdeira no papel de Olavo para fechar o elenco principal, a par de Cristóvão Campos, Maria João Pinho e Marcantonio Del Carlo.[27][28][5][6][29]

A eles, juntaram-se Manuela Couto, Carla Andrino, Anabela Moreira, João Jesus, Júlia Palha, Soraia Chaves, Ana Marta Ferreira, Filipe Matos, Lia Gama, Virgílio Castelo, Rui Unas, Renato Godinho, Pedro Laginha, Adriano Luz, Sérgio Praia, João Gadelha, Inês Pires Tavares, Luís Alberto, Guilherme Moura, Maria Marques, Tiago Aldeia, Melânia Gomes, Carlos Cunha, Xana Abreu e Ricardo Lopes para constituir o restante elenco, a par de Afonso Laginha que posteriormente reforçou o elenco.[30][31][32][33][25][34][35][36][37][38][39][40][41]

Para dar vida a uma nova personagem do elenco infantil da novela, a SIC, a Dove e a SP Entertainment juntaram-se numa iniciativa intitulada de "Casting Beleza Real" para escolher uma rapariga entre os 10 e 14 anos para o papel.[42] O prazo de inscrição decorreu entre 3 e 18 de outubro de 2022 e teve 40 finalistas.[43] A escolhida recaiu em Beatriz Ponte.[44]

Contratempos e alterações nas gravações[editar | editar código-fonte]

As gravações estariam previstas terminar em janeiro de 2023, mas foram adiadas para o mês de março devido às interrupções das gravações de Lia Gama e de Sofia Alves por motivos de saúde no último trimestre de 2022.[45][46][47][18]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a estreia de Sangue Oculto estaria prevista para o dia do 30º aniversário da SIC, a 6 de outubro de 2022, de forma a comemorar o aniversário do canal e substituir Lua de Mel, mas devido ao insucesso audiométrico da sua antecessora foi antecipada para o mês de setembro, sendo revelado durante o programa de 12 de setembro do Alô Portugal que a novela iria estrear na semana seguinte, no dia 19.[48][49][50][51] Devido à novela não ter cumprido com as expectativas de voltar à liderança, a novela passou para a 2.ª faixa a 30 de janeiro de 2023 devido à estreia de Flor sem Tempo, que também não convenceu a nível de audiências, acabando por voltar à 1.ª faixa a 20 de fevereiro, onde permaneceu até 22 de setembro, devido à estreia da sua sucessora Papel Principal, passando a ser exibida na 2.ª faixa a 25 de setembro.[52][53] A campanha de ‘últimos episódios’ arrancou a 11 de setembro de 2023, tendo a novela o seu final exibido a 13 de outubro.[54]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

A promoção arrancou a 5 de agosto de 2022, sem qualquer menção ao título da novela, com foco em cenas de making-of em uma das protagonistas gémeas de Sara Matos e também depois com o restante elenco principal Luana Piovanni, Sofia Alves, João Catarré e António Pedro Cerdeira e ainda parte do restante elenco.[55][56][57][58][59][60] Nesses mesmos moldes, a 6 de setembro de 2022 foi revelada durante a ‘Nova Temporada SIC’ de 2022 o primeiro teaser da novela com o título e imagens oficiais da história, incluindo o respetivo logótipo, com a narração de Sara Matos e Luana Piovanni enquanto introduziam as suas respetivas personagens, seguindo-se mais dois teasers com o primeiro focado na gémea Carolina e o segundo focado na gémea Benedita.[61][62][63]

Tema de génerico[editar | editar código-fonte]

"Sangue Oculto" dos GNR foi anunciada como tema de genérico durante a ‘Nova Temporada SIC 2022’, a 6 de setembro.[64]

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Na OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a novela teve todos os seus episódios de exibição na SIC disponibilizados na plataforma, tendo em todos os seus episódios antestreias com um ou vários dias de antecedência à emissão dos episódios, à exceção do 1º episódio.[65]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Tema Intérprete(s) Personagem tema Notas
"Sangue Oculto" GNR Tema de genérico
"Andorinhas" Ana Moura
"Cenas" Gabriel de Rose
"Contramão" Syro Tiago e Carolina
"Dialetos da Ternura" Da Weasel
"Dilúvio" A Garota Não
"Estava Escrito" Trevo
"Fado Enamorado" Maria Emília
"Foi Feitiço" André Sardet e Carolina Deslandes Carolina e Tiago
"Home" Noble ft. Ema Monteiro Tema de Londres
"Juro" Joana Oliveira
"Karma Kamikaze" Miguel Araújo Nana
"Meu Nome é Saudade" Luís Trigacheiro
"Pensamentos Mágicos" Clã Vanda
"Provérbio ao Contrário" Jonas
"Senhora de Si" Ivo Lucas e Carolina Deslandes Elsa e Vasyl
"Sol da Caparica" Peste & Sida
"As Noites de Lisboa" José Cid

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado Ref.
2023 27.ª gala dos Globos de Ouro Melhor Atriz Sara Matos Venceu [66][67]

Audiências[editar | editar código-fonte]

"Sangue Oculto" estreou a 19 de setembro de 2022 com 10.1 de rating e 20.8% de share, com cerca de 960.100 espectadores, na vice-liderança, com um pico de 10.6 de audiência e 20.9% de share.[68]

O segundo episódio de "Sangue Oculto" rendeu à SIC uma audiência média de 10.7 de rating e 21.7% de quota média de mercado, com 1 milhão e 9 mil espectadores, na liderança. No seu melhor momento, "Sangue Oculto" dava à SIC um resultado de 12.0 de rating e 24.1% de share.[69]

O terceiro episódio de "Sangue Oculto", manteve a liderança, com uma audiência média de 10.6 de rating e 22.9% de quota média de mercado. Quando o relógio batia nas 22h24, o episódio bateu nos 24.3% de share. Já às 22h04, a SIC conseguia 1 milhão e 52 mil espectadores sintonizados com 11.1 de rating.[70]

A 13 de dezembro de 2022, com o episódio de revelação da terceira gémea, "Sangue Oculto" garantiu a liderança com 8.5 de audiência média e 19.5% de share. Foram 801.400 espectadores fidelizados no momento. A SIC conseguiu ainda um pico máximo de 9.5 de rating e 20.8% de share.[71]

A 13 de outubro de 2023, foi exibido o último episódio de “Sangue Oculto”, com inicio pelas 22h09, o derradeiro episódio marcou 7.1 de audiência média e 15,0% de share. O final foi visto por 681.600 espectadores. O pico da novela foi registado no último minuto com a SIC nos 8.3/17.8%, com 790.700 espectadores.[72] Sendo um dos piores resultados de uma final de uma telenovela da SIC, desde Podia Acabar o Mundo em 2009.

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2022 Setembro 10 episódios 9.5 19.9% [73]
Outubro 21 episódios 9.0 18.9% [74]
Novembro 24 episódios 8.3 19.2%
Dezembro 22 episódios 8.4 19.1%
2023 Janeiro 22 episódios 8.5 19.8% [75]
Fevereiro 22 episódios 7.3 18.2% [76]
Março 22 episódios 7.9 17.6% [77]
Abril 22 episódios 7.7 16.8% [78]
Maio 22 episódios 7.6 17.0% [79]
Junho 22 episódios 7.6 17.0% [80]
Julho 21 episódios 8.2 17.8% [81]
Agosto 23 episódios 7.7 16.8% [82]
Setembro 21 episódios
Outubro 9 episódios 6.2
Total 283 episódios 7.5

Referências

  1. «SIC International Distribution | The Secret». SIC International Distribution. Consultado em 30 de outubro de 2022 
  2. «Sangue Oculto». O segredo de uma vida…. Consultado em 20 de setembro de 2022 
  3. «SIC inova e "O Segredo" vai ter… trigémeas». Zapping. 7 de julho de 2022. Consultado em 7 de julho de 2022 
  4. «Sara Matos e João Catarré são o novo par romântico da SIC». TV 7 Dias. 1 de julho de 2022. Consultado em 8 de julho de 2022 
  5. a b «Sofia Alves reforça próxima novela da SIC. Saiba toda a história». TV 7 Dias. 8 de julho de 2022. Consultado em 8 de julho de 2022 
  6. a b Costa, Duarte. «Sangue Oculto está a chegar à SIC! Confira aqui mais informações». Consultado em 14 de setembro de 2022 
  7. Sousa, Joana. «Sandra Santos: "Uma telenovela é uma maratona, onde todos os turning points têm de ser bem pensados"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 28 de dezembro de 2022 
  8. «SIC já prepara duas novas novelas para 2022». A Televisão. Consultado em 19 de março de 2022 
  9. Show, Fama (20 de setembro de 2022). «Daniel Oliveira sobre 'Sangue Oculto': "Tem uma energia que já não tínhamos desde 'Nazaré'». Fama Show. Consultado em 23 de setembro de 2022 
  10. «Vem aí uma novela de gémeas! SIC já prepara nova novela para recuperar as audiências das noites». Zapping. 28 de abril de 2022. Consultado em 23 de maio de 2022 
  11. «Estão revelados mais detalhes sobre a história das gémeas, a nova novela da SIC». Zapping. 4 de junho de 2022. Consultado em 4 de junho de 2022 
  12. «"O Segredo" já tem nome definitivo! Saiba qual o título da nova novela da SIC». Zapping. 6 de setembro de 2022. Consultado em 6 de setembro de 2022 
  13. «Gravações da novela "O Segredo" arrancaram e nos mostramos-lhe as protagonistas em ação». TV 7 Dias. 22 de julho de 2022. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  14. «O encontro das trigémeas: Sara Matos grava cena intensa na pele de três personagens». TV 7 Dias. 4 de novembro de 2022. Consultado em 9 de novembro de 2022 
  15. Pereira, Rui Pedro (23 de janeiro de 2023). «Atores de "Sangue Oculto" gravam no frio de Proença-a-Nova». N-TV. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  16. «Marcantonio del Carlo no Instagram: "Termina hoje uma viagem que comecei em Julho do ano passado. Obrigado à @sicoficial, à @sptelevisao, a todo o elenco, direcção de atores, equipa técnica e de produção. Agora começo novas aventuras já a partir deste mês, mas a saudade já se faz sentir. Não percam a novela @sangueocultosic pois ainda há muitas surpresas. Até já... @glam.celebrity"». Instagram. Consultado em 30 de janeiro de 2023 
  17. «Luana Piovani no Instagram: "Hoje acaba minha participação na novela @sangueocultosic 🏆Minha primeira vilã. Amo começar e encerrar ciclos e hoje celebro um grande🎖️ Grata @sicoficial @daniel__oliveira e toda minha amada equipa da @sptelevisao . […]». Instagram. Consultado em 31 de janeiro de 2023 
  18. a b «Alice Wegmann é um nome cotado para sequência da série 'Justiça'». R7.com. 8 de janeiro de 2023. Consultado em 9 de janeiro de 2023 
  19. «Exclusivo: Sara Matos despede-se das trigémeas de "Sangue Oculto"». TV 7 Dias. 2 de março de 2023. Consultado em 2 de março de 2023 
  20. Sousa, Carlos (26 de setembro de 2023). «"Sangue Oculto": Resumo dos próximos episódios». Zapping. Consultado em 15 de outubro de 2023 
  21. «Saiba quem vai dar vida às gémeas de "Destino", a nova novela da SIC». Zapping. 28 de abril de 2022. Consultado em 23 de maio de 2022 
  22. «Exclusivo: Sara Matos é uma das protagonistas da próxima novela da SIC». TV 7 Dias. 16 de junho de 2022. Consultado em 16 de junho de 2022 
  23. «Revista avança nova protagonista de "Segredo", a nova novela da SIC». Zapping. 26 de junho de 2022. Consultado em 26 de junho de 2022 
  24. «SIC já escolheu atriz para dar vida à grande vilã de "Segredo, a sua nova novela! Saiba quem é». Zapping. 26 de junho de 2022. Consultado em 27 de junho de 2022 
  25. a b «Novos atores são confirmados em "Segredo", a nova novela da SIC». Zapping. 28 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022 
  26. «Saiba quem é o protagonista masculino de "Segredo", a nova novela da SIC». Zapping. 30 de junho de 2022. Consultado em 1 de julho de 2022 
  27. Costa, Duarte. «Sofia Alves está de regresso à representação: "Primeiro dia de ensaios"». Consultado em 7 de julho de 2022 
  28. «Daniel Oliveira fecha elenco de 'O Segredo' com contratação de consagrada atriz». Consultado em 7 de julho de 2022 
  29. «SIC no Instagram: "Um dos grandes segredos de @sangueocultosic está revelado! 😱 Faça swipe ➡️ e descubra quais são os protagonistas do novo projeto de ficção que aí vem! Sangue Oculto estreia segunda feira, dia 19, na SIC 💥 #sic #sangueoculto #novela #entretenimento #ficção"». Instagram. Consultado em 14 de setembro de 2022 
  30. «"Destino": Novela das gémeas da SIC ganha novos nomes no elenco! Saiba quem são». Zapping. 29 de abril de 2022. Consultado em 23 de maio de 2022 
  31. GENTE, Revista NOVA. «Sara Matos - Daniel Oliveira não lhe larga a mão! Vem aí um novo desafio na SIC». Revista Nova Gente. Consultado em 16 de junho de 2022 
  32. Costa, Duarte. «Júlia Palha está prestes a regressar à SIC: "Vou reencontrar algumas pessoas de A Serra"». Consultado em 26 de junho de 2022 
  33. Almeida, Sara. «Soraia Chaves e Júlia Palha vão voltar a contracenar juntas na nova novela da SIC». Consultado em 26 de junho de 2022 
  34. Silveira, Ana. «SIC - Rouba conhecido ator de novelas da TVI. "Estamos muito satisfeitos"». Revista Nova Gente. Consultado em 8 de julho de 2022 
  35. Costa, Duarte. «Ator de Quero é Viver já grava novela... na SIC!». Consultado em 11 de agosto de 2022 
  36. SIC (13 de agosto de 2022). «Mariana Pacheco sobre a sua nova personagem: "Nos primeiros episódios ela vai fazer uma asneira"». SIC. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  37. «Primeiras imagens das personagens de O Segredo da SIC». Maria.pt. 4 de setembro de 2022. Consultado em 4 de setembro de 2022 
  38. «Eles estão a chegar: Eis as quatro personagens de "O Segredo", a nova novela da SIC». TV 7 Dias. 3 de setembro de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  39. Firmino, Tiago (12 de setembro de 2022). «Novela "Sangue Oculto" já tem data de estreia na SIC». N-TV. Consultado em 13 de setembro de 2022 
  40. SIC (18 de setembro de 2022). «Sangue Oculto: Revelamos o genérico da nova novela da SIC». SIC. Consultado em 18 de setembro de 2022 
  41. «"Sangue Oculto": Filho de ator da SIC dá cartas na novela». TV 7 Dias. 16 de maio de 2023. Consultado em 26 de maio de 2023 
  42. SIC (30 de setembro de 2022). «Sangue Oculto - Casting Beleza Real». SIC. Consultado em 22 de outubro de 2022 
  43. «SIC procura atriz para dar vida a personagem em Sangue Oculto». VIP.pt. 16 de outubro de 2022. Consultado em 22 de outubro de 2022 
  44. «SIC no Instagram: "Depois de centenas de inscrições, temos muito orgulho em revelar a vencedora do Casting Beleza Real DOVE e SIC! 🙌 É a Beatriz Ponte, tem 11 anos e foi a autoconfiança que a ajudou a ganhar o casting. A partir de Janeiro já vai poder vê-la em Sangue Oculto. PARABÉNS, BEATRIZ! 👏🥳 #sic #sangueoculto #castingbelezareal #ficção #DovePelaAutoestima #ProjetoPelaAutoestima #PelaAutoestima"». Instagram. Consultado em 17 de dezembro de 2022 
  45. Televisão, A. «Férias? Ainda não. Sara Matos embarca "a caminho de um novo projeto", após final do 'Ídolos'». Consultado em 13 de julho de 2022 
  46. «Doença de Sofia Alves põe gravação de novela em risco - Famosos». Correio da Manhã. Consultado em 4 de dezembro de 2022 
  47. «Sofia Alves e Lia Gama deixam gravações em risco». Holofote. 21 de novembro de 2022. Consultado em 4 de dezembro de 2022 
  48. ««Destino» | SIC já prepara a sua nova novela». Quinto Canal. 28 de abril de 2022. Consultado em 23 de maio de 2022 
  49. Lambertini, Mariana (5 de agosto de 2022). «Lua de Mel e Por Ti: "A SIC achou que repetir sempre a mesma fórmula chegava para ganhar"». Espalha-Factos. Consultado em 7 de setembro de 2022 
  50. «SIC - Está revelado o nome da próxima grande novela da...». www.facebook.com. Consultado em 7 de setembro de 2022 
  51. Oliveira, Anselmo (12 de setembro de 2022). «Saiba quando estreia a nova novela da SIC, «Sangue Oculto»». Quinto Canal. Consultado em 12 de setembro de 2022 
  52. «"Flor Sem Tempo": Saiba a que horas estreia a nova novela da SIC». Zapping. 29 de janeiro de 2023. Consultado em 31 de janeiro de 2023 
  53. «Em dia de estreia de novela, SIC surpreende e muda horário nobre». Zapping. 20 de fevereiro de 2023. Consultado em 22 de fevereiro de 2023 
  54. Sousa, Carlos (13 de outubro de 2023). «"Sangue Oculto" chega ao fim! Saiba quando e como vai ser o último episódio». Zapping. Consultado em 13 de outubro de 2023 
  55. «Arrancaram as gravações da nova novela da SIC. Uma superprodução em que Sara Matos vai surpreender. Brevemente, na sua televisão. #sic #novela #ficção #entretenimento». www.instagram.com. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  56. «Luana Piovani, uma das mais famosas estrelas da ficção brasileira, protagoniza, pela primeira vez, uma grande novela portuguesa. Brevemente, na sua televisão. #sic #novela #ficção #entretenimento». www.instagram.com. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  57. «Após anunciar afastamento dos ecrãs, Sofia Alves regressa à televisão em 'Segredo' - Nacional - FLASH!». Flash. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  58. «João Catarré tem um novo desafio: uma nova personagem que promete derreter corações. Na próxima grande novela da SIC. #sic #novela #ficção #entretenimento #osegredo #osegredosic #ficção #entretenimento #sic». www.instagram.com. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  59. «António Pedro Cerdeira também já está confirmado. Vem aí um elenco 5 estrelas na próxima superprodução da SIC #sic #novela #ficção #entretenimento #osegredo #osegredosic #ficção #entretenimento #sic». www.instagram.com. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  60. «Depois do memorável "Vítor Mendes", Renato Godinho está de volta com uma personagem bem diferente. Na próxima grande novela da SIC. #sic #novela #ficção #entretenimento #osegredo #osegredosic #ficção #entretenimento #sic». www.instagram.com. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  61. «Nova temporada da SIC: os conteúdos que celebram o 30.º aniversário do canal». SIC Notícias. Consultado em 6 de setembro de 2022 
  62. «SIC no Instagram: "Vive com a mãe e a filha em Londres desde criança, mas agora está de volta a Portugal. Aos 30 anos esta viagem vai mudar a história. Carolina está prestes a descobrir o segredo de uma vida. Sangue Oculto, brevemente, na SIC. #sic #sangueoculto #novela #ficção"». Instagram. Consultado em 12 de setembro de 2022 
  63. «SIC no Instagram: "Uma médica cirurgiã de sucesso, com a família perfeita e um namorado de sonho. A vida de Benedita pode parecer um conto de fadas, mas ela está prestes a descobrir o segredo de uma vida. Sangue Oculto, brevemente, na SIC. #sic #sangueoculto #novela #ficção"». Instagram. Consultado em 12 de setembro de 2022 
  64. Tomás, Miguel (7 de setembro de 2022). «'Sangue Oculto'. SIC já promove a nova telenovela». Espalha-Factos. Consultado em 7 de setembro de 2022 
  65. «Acompanha a tua Novela na OPTO 👀». mkt.impresa.pt. Consultado em 30 de setembro de 2022 
  66. «"Dedico este prémio ao meu filho Manuel" — Sara Matos Vence Globo de Ouro de Melhor Atriz de Ficção». SIC. 2 de Outubro de 2023. Consultado em 2 de Outubro de 2023 
  67. Sousa, Carlos (1 de outubro de 2023). «Conheça os vencedores dos "Globos de Ouro 2023"». Zapping. Consultado em 1 de janeiro de 2024 
  68. «Audiências: E assim foi a estreia de "Sangue Oculto" na SIC». Zapping. 20 de setembro de 2022. Consultado em 20 de setembro de 2022 
  69. «Audiências: E assim correu o segundo episódio de "Sangue Oculto", da SIC». Zapping. 21 de setembro de 2022. Consultado em 21 de setembro de 2022 
  70. «"Sangue Oculto" cresce ao terceiro episódio! Saiba quanto fez». Zapping. 22 de setembro de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022 
  71. Pinto, Pedro (14 de dezembro de 2022). «Audiências: Saiba como correu o episódio de revelação de "Sangue Oculto"». Zapping 
  72. Sousa, Carlos (14 de outubro de 2023). «E foi esta a audiência do último episódio de "Sangue Oculto"». Zapping. Consultado em 14 de outubro de 2023 
  73. «Audiências TV: SIC e TVI alinhadas no reforço de quota». Meios & Publicidade. 3 de outubro de 2022. Consultado em 3 de outubro de 2022 
  74. «Audiências TV em outubro: SIC mantém liderança mas vê TVI encurtar distância». Meios & Publicidade. 2 de novembro de 2022. Consultado em 2 de novembro de 2022 
  75. «Audiências TV em Janeiro: SIC amplia liderança na entrada em 2023». Meios & Publicidade. 1 de fevereiro de 2023. Consultado em 1 de fevereiro de 2023 
  76. «Audiências TV em fevereiro: SIC e TVI separadas por uma décima». Meios & Publicidade. 1 de março de 2023. Consultado em 16 de março de 2023 
  77. «Audiências TV em março: RTP cresce à boleia da seleção mas é a SIC que fica com a taça». Meios & Publicidade. 3 de abril de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  78. «Audiências TV em abril: SIC mantém liderança num mês em que todos os FTA perdem quota». Meios & Publicidade. 2 de maio de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  79. «Audiências TV em maio: RTP1 foi o único FTA a ganhar quota mas liderança continua a pertencer à SIC». Meios & Publicidade. 1 de junho de 2023. Consultado em 1 de junho de 2023 
  80. «Audiências TV em junho: SIC mantém liderança num mês que volta a ser de quebras». Meios & Publicidade. 3 de julho de 2023. Consultado em 3 de julho de 2023 
  81. «Audiências TV: Futebol e Festa é Festa lideram o ranking de julho». Meios & Publicidade. 1 de agosto de 2023. Consultado em 1 de agosto de 2023 
  82. «Audiências TV: Um querido mês de agosto para os canais Pay TV e Streaming». Meios & Publicidade. 1 de setembro de 2023. Consultado em 1 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]