Omri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e tornando-se rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.

Nada consta sobre os ancestrais de Onri, nem mesmo o nome de seu pai ou de sua tribo. Onri fundou a terceira dinastia de Israel (precedida pelas de Jeroboão e de Baasa), seu filho Acabe e seus netos, Acazias e Jeorão, sucederam-no, os quatro juntos totalizando uns 46 anos (c. 951-905 AEC) no trono. Atalia, neta de Onri, governou seis anos sobre o trono de Judá. (2Rs 8:26; 11:1-3; 2Cr 22:2) Jeú, que exterminara a casa de Acabe e estabelecera a dinastia seguinte de Israel, é chamado de “filho [isto é, sucessor] de Onri” no Obelisco Negro de Salmaneser III. (Ancient Near Eastern Texts [Textos Antigos do Oriente Próximo], editado por J. Pritchard, 1974, p. 281) De fato, os assírios continuaram a chamar Israel de “a terra de Onri” e os reis de Israel de “a casa de Onri” por muito tempo depois de os descendentes dele terem deixado de governar — um tributo ao poder dele.

Onri chegou ao trono, não por sucessão, mas pela espada. Ele tinha sido chefe do exército de Israel sob o Rei Elá (e, talvez, sob o seu predecessor, Baasa) quando Zinri, chefe da metade dos carros, derrubou Elá, assumiu o reinado e exterminou a casa e os amigos de Baasa. Assim que isto foi comunicado ao exército israelita, naquela ocasião acampado contra os filisteus em Gibetom, “todo o Israel” — evidentemente os cabeças tribais “no acampamento” — fez de Onri o seu rei. Retiraram-se imediatamente de Gibetom e tomaram de assalto a Tirza, capital de Zinri. Vendo perdida a sua causa, Zinri incendiou a casa do rei com ele mesmo dentro dela, pondo assim um fim trágico ao seu governo de sete dias. — 1Rs 16:8-20.

Mas, surgiu um novo rival de Onri — Tibni, filho de Ginate. O povo permaneceu dividido por uns quatro anos, tempo durante o qual presumivelmente grassou a guerra civil até que os apoiadores de Onri derrotaram os de Tibni, garantindo para Onri o governo indisputado. Zinri falecera no 27.° ano do Rei Asa, de Judá (c. 951 AEC). (1Rs 16:15-18) Por fim, no 31.° ano de Asa (c. 947 AEC), Tibni morreu de um modo não declarado, deixando para Onri cerca de oito anos de governo exclusivo. — 1Rs 16:21-23, 29; veja CRONOLOGIA.

Atribui-se “potência” ao Rei Onri. (1Rs 16:27) Segundo as linhas 4 a 8 da Pedra Moabita, Onri impôs sujeição a Moabe, domínio este a que Acabe deu prosseguimento. (2Rs 3:4) Em meados de seu reinado, Onri mudou sabiamente sua capital de Tirza, que com tanta facilidade capturara. Comprou o monte que pertencia a Semer, bem apropriado para ser fortificado, e construiu ali uma nova cidade, Samaria, capaz de suportar longos sítios. (1Rs 16:23, 24) As inscrições em cuneiforme também o chamam de fundador dela, e foi também o local de seu sepultamento. (1Rs 16:28) Durante o seu reinado, Onri sofreu vários reveses, tais como o de ter de entregar algumas cidades ao rei da Síria (1Rs 20:34) e de ser obrigado a pagar tributo à Assíria, sendo ele o primeiro rei israelita a fazer isso.

No campo religioso, Onri deu continuidade à tendência decadente do reino setentrional; prosseguiu com a idolatria de Jeroboão; de fato, ele “fazia o que era mau aos olhos de Jeová e veio a fazer pior do que todos os que o precederam”. (1Rs 16:25, 26) Uns 200 anos depois, por meio de Miquéias, Jeová condenou Israel por seguir “os estatutos de Onri”. — Miq 6:16.


Árvore genealógica baseada na Bíblia:

 
 
Omri
 
 
 
Etbaal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acabe
 
 
 
Jezabel
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ocozias de Israel
 
 
Jorão de Israel
 
 
Atalia
 
 
 
Jorão de Judá
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ocozias de Judá
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Zimri
Rei de Israel
Albright: 876 a.C. – 869 a.C.
Thiele:   885 a.C. – 873 a.C.
Galil:      884 a.C. – 873 a.C.
Sucedido por
Acabe