Pauropoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaMyriapoda
Pauropus huxleyi

Pauropus huxleyi
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Myriapoda
Classe: Pauropoda John Lubbock, 1868
Ordem: Pauropodina
Famílias
Afrauropodidae

Brachypauropodidae
Millotauropodidae
Pauropodidae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pauropoda

Pauropoda é uma classe de miriápodes, composta por pequenos animais noturnos de corpo mole, com cerca de 500 espécies conhecidas. Possuem tamanho que varia de 0,5 a 1,9 mm de comprimento[1] . Seu nome deriva do grego e significa "pés pequenos".

Esses animais possuem dois pares de antenas e têm nove pares de pernas. São anamórficos (os filhotes nascem com número de pares de pernas menores que os de um adulto, dignatos (um par de mandíbulas e um par de maxilas), além de possuirem, assim como os diplópodes, tricobótrios (cerdas laterais com função sensitiva).

Possuem em cada lado da cabeça estruturas denominadas pseudóculos com função semelhante ao órgão de Tömösvary (sensível à umidade).

Não possuem sistema traqueal nem coração, provavelmente devido ao seu pequeno tamanho e suas trocas gasosas são feitas por difusão.

São animais dióicos, vivem obrigatoriamente em lugares úmidos como folhiços de florestas e alimentam-se de tecidos vegetais em decomposição, fungos e em alguns casos são predadores. Seus sistemas nervoso e excretor são semelhantes aos dos outros miriápodes.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.