Prince of Persia (jogo eletrônico de 1989)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o primeiro jogo da série Prince of Persia, veja Prince of Persia.
Prince of Persia
Prince of Persia (jogo eletrônico de 1989)
Capa da versão norte-americana do jogo para Amiga e MS-DOS.
Produtora(s) Brøderbund
Editora(s) Brøderbund
Riverhillsoft (Japão)
Konami (SNES)
Ubisoft (iOS, XBLA)
Plataforma(s) Apple II
PC
DOS
Conversões
Lançamento 1989
Gênero(s) Jogo de plataforma
Modos de jogo Single Player

Prince of Persia (português: Príncipe da Pérsia; persa: شاهپور ایران) é um jogo de aventura, desenvolvido por Jordan Mechner lançado em 1989 para Apple II e IBM-PC (DOS).

Foi tido como um avanço na qualidade de animação vista nos jogos eletrônicos. Mechner estudou filmes de seu irmão mais novo, David, correndo e pulando com roupas brancas, para assegurar que todos os movimentos parecessem reais. Também era inovador o fato do protagonista e inimigos lutarem com espadas, ao contrário de armas de fogo ou raios, como outros jogos da época. Após o sucesso inicial, o jogo foi lançado em diversas outras plataformas, como Amiga, Apple Macintosh, NES, Game Boy, Game Gear, Sega Master System, SNES, Mega Drive (Sega Genesis) e Sega CD. O jogo, à primeira vista repetitivo, é surpreendente pelos quebra-cabeças inteligentes e armadilhas mortais. Prince of Persia rendeu diversos outros títulos da mesma franquia, e deu margem para um extenso gênero, que imita a ação e os quebra-cabeças.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa na antiga Pérsia. Enquanto o sultão está lutando uma guerra em uma terra estrangeira, seu vizir Jaffar, um feiticeiro, toma o poder. Seu único obstáculo ao trono é a filha do Sultão (embora o jogo não menciona especificamente como). Jaffar a tranca numa torre e ordena que ela, sob ameaça de execução, se torne sua esposa. O protagonista sem nome do jogo, a quem a princesa ama, é atirado para as masmorras do palácio. O jogador deve levá-lo para fora das masmorras e para a torre do palácio, derrotando Jaffar e libertando a princesa em menos de 60 minutos (120 minutos na versão Super Nintendo, que tem mais difíceis níveis). Além de guardas, várias armadilhas e masmorras, o protagonista é ainda dificultada por seu próprio doppelgänger, uma aparição de seu próprio eu que é conjurado para fora de um espelho mágico.

Remake[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Prince of Persia foi refeito e convertido pela Gameloft. O remake, intitulado Prince of Persia Classic, foi lançado no dia 13 de junho de 2007 no Xbox Live Arcade e em 23 de outubro de 2008 no PlayStation Network. Ele trouxe o mesmo design dos níveis, a mesma premissa geral e jogabilidade do original, mas possuindo gráficos tridimensionais e movimentos mais fluidos.[1] Novos modos de jogo também foram adicionados, como o "time attack" e "survival" ("sobrevivência").[2]

Lançamento do código fonte[editar | editar código-fonte]

Em 17 de abril de 2012, Jordan Mechner criou um repositório no GitHub contendo o código fonte original do Prince of Persia para o Apple II (escrito em Assembly), o qual ele há muito tempo pensava ter perdido.[3] Um documento técnico descrevendo a operação desse código fonte está disponível no site de Mechner.

Referências

  1. «Matéria sobre Prince of Persia Classic» (em inglês). 1UP 
  2. «Matéria sobre Prince of Persia Classic» (em inglês). Xboxic.com 
  3. JC Fletcher (17 de abril de 2012). «Prince of Persia source code successfully rescued» (em inglês). www.joystiq.com. Consultado em 30 de abril de 2012. Arquivado do original em 27 de outubro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Prince of Persia (jogo eletrônico de 1989)
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.