Rio Pardo (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Existem três rios com o nome de Pardo no estado de São Paulo.

O rio Pardo da região de São José do Rio Pardo[editar | editar código-fonte]

Rio Pardo
Comprimento 573 km
Nascente Ipuiúna, MG
Foz Rio Grande
Afluentes
principais
Rio Velho, Rio Mojiguaçu, Rio Tambaú, Rio do Peixe, Rio Araraquara
País(es)  Brasil

O rio Pardo nasce no município de Ipuiúna região centro-sul de Minas Gerais, passando entre a Serra do Cervo e pelo município de Poços de Caldas. Daí, adentra o estado de São Paulo no município de Caconde, corta o município de São José do Rio Pardo, e avança rumo noroeste, atravessando a rica região cafeeira conhecida como Califórnia Paulista. Ali, passa por importantes municípios, entre eles Mococa,Jardinópolis Ribeirão Preto, Sertãozinho, Viradouro e Barretos, até desembocar no Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. É interessante ressaltar que boa parte do volume de água deste rio provém do Rio Mojiguaçu, após a junção.

Seu curso total é de 573 km. O rio Pardo tem grande aproveitamento hidroelétrico, formando as represas Euclides da Cunha, Limoeiro e Caconde.

Afluentes[editar | editar código-fonte]

  • Margem norte:
    • Rio Cubatão
    • Rio Araraquara
    • Ribeirão do Agudo, no município de Morro Agudo
    • Ribeirão do Indaiá, no município de Morro Agudo
    • Ribeirão do Rosário, no município de Morro Agudo

O rio Pardo da região de Botucatu[editar | editar código-fonte]

Rio Pardo cruzando o centro da cidade de Águas de Santa Bárbara

O rio Pardo tem sua nascente no município de Pardinho (muito próximo ao centro) a 1.003 metros de altitude, localização geografica, latitude 23º04'51" Sul e longitude 48º22'19" Oeste, junto do "front" da Cuesta (Serra do Limoeiro). Nascente do rio Pardo no WikiMapia.

A bacia hidrográfica do rio Pardo ocupa uma área de aproximadamente 72.100 ha das terras de Botucatu e percorre uma extensão de 67 km dentro do município. O rio Pardo possui dois importantes represamentos artificiais, a Represa da Cascata Véu de Noiva e do Mandacaru, onde está localizado o abastecimento da cidade de Botucatu. O rio Pardo e afluentes são intensamente utilizados para irrigações, pois os melhores solos agrícolas do município estão em sua bacia hidrográfica.

A água do rio Pardo é captada pela Sabesp, e após devido tratamento, é distribuída aos consumidores botucatuenses. A precipitação pluviométrica é de 1.250 mm ao ano, aproximadamente. Afluente do rio Paranapanema próximo as cidades de Ourinhos e Salto Grande, em um longo percurso segue paralelo a rodovia Castelo Branco em direção a oeste do Estado de São Paulo.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

O rio Pardo da divisa com o estado do Paraná[editar | editar código-fonte]

O rio Pardo é um rio brasileiro do estado de São Paulo, nasce bem próximo a rodovia BR-116, na localização geográfica, latitude 25º03'03 sul e longitude 48º32'33" oeste, em quase todo o seu percurso faz a divisa dos dois estados: São Paulo e Paraná, atravessa a cidade de Barra do Turvo, e segue fazendo a divisa, em Iporanga se junta ao rio Ribeira, na localização geográfica, latitude 24º38'28 sul e longitude 48º40'26" oeste. Veja nascente deste rio Pardo no WikiMapia

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.