Seiken Densetsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Seiken Densetsu (聖剣伝説?) é uma série jogos eletrônicos de Active-RPG lançada pela Square para vários consoles. "Seiken" do japonês significa "espada sagrada" e "Densetsu" significa "Lenda", então é Lenda da Mana (espada sagrada).

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Para a maioria das pessoas fora do Japão, esta série foi lançada em 1993 como a série popular Secret of Mana, é, na verdade, o segundo jogo nesta série (聖剣伝説2/Seiken Densetsu 2), e o terceiro a ter o título de Seiken Densetsu. Entretanto, nenhum jogo com o título Ocidental, Mana, foi lançado por mais sete anos (dez, fora da América do Norte).

Jogos[editar | editar código-fonte]

Seiken Densetsu: The Emergence of Excalibur[editar | editar código-fonte]

Primeiro projeto da Square a levar o nome Seiken Densetsu o jogo nunca chegou a ser lançado, pois na época em que se criou o Projeto(1987) a Square passava por dificuldades financeiras e ameaçava fechar as portas, dessa forma, todos os projetos que estavam em desenvolvimento (incluindo Seiken Densetsu) foram cancelados em favor do lançamento de Final Fantasy(que como todos sabem foi um grande sucesso e salvou a companhia da falência).

Final Fantasy Adventure (Seiken Densetsu)[editar | editar código-fonte]

Originalmente lançado no Japão sob o nome Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden (聖剣伝説 ~ファイナルファンタジー外伝~?) em 1991, depois foi lançado nos Estados Unidos como Final Fantasy Adventure e depois lançado na europa sob o nome Mystic Quest este jogo foi o primeiro da série Seiken Densetsu e foi lançado para GameBoy. O jogo trata de um herói (que não tem nome aparente) que enfrenta a tirania do imperador do Granz Realm (reino Granz), que com seu aliado Julius assassinavam os "hereges" que acreditavam em Mana.

Ele tem uma jogabilidade semelhante ao Legend of Zelda, mas com elementos de RPG.

OBS: Este jogo não faz parte da série Final Fantasy, apenas recebeu o nome de "Final Fantasy Adventure" na América para poder vender mais com um título mais famoso.

Sword of Mana (Seiken Densetsu Remake)[editar | editar código-fonte]

Sword of Mana (新約 聖剣伝説, Shin'yaku Seiken Densetsu?, Lenda do Novo Testamento da Espada Sagrada) é um Remake de Final Fantasy Adventure para Gameboy Advance. Lançado em 2003 este jogo tem a mesma história principal, porém alguns detalhes e novos personagens foram adicionados.

O sistema de combate teve leves alterações e adição de novas armas. O sistema de níveis foi completamente modificado, agora se escolhe uma especialização entre 6 (Warrior, Monk, Magician, Sage, Thief ou Random - Guerreiro, Monge, Mago, Sábio, Ladino ou aleatório, em uma tradução livre) e conforme suas escolhas seu personagem adquire uma classe, que são as mesmas presentes no terceiro jogo da série [1] . Por fim, o sistema de magias foi refeito, neste jogo o personagem ganha novas magias conforme ele encontra os espíritos da mana - que não existiam no original.

Secret of Mana (Seiken Densetsu 2)[editar | editar código-fonte]

Secret of Mana (聖剣伝説2, Seiken Densetsu 2?), lançado em 1993 para SNES. Conta a história de Randi, um garoto que puxa a Espada de Mana que estava encravada em uma pedra perto de uma cachoeira que ficava perto de sua vila. Quando ele puxa a Espada, monstros passam a aparecer por perto da vila. Ele é expulso e sai pelo mundo para reenergizar a Espada de Mana, que perdeu sua força.Então uma grande aventura começa onde Randi tem que percorrer todo o mundo em busca das 7 Pedras de Mana para restaurar o equilíbrio do mundo e fazer com que os monstros parem de atacar.Ao decorrer do jogo dependendo das ações do jogador, o mesmo pode conseguir novos personagens em seu grupo, pode-se, ao todo, ter 3 personagens em sua equipe, onde cada um possui uma Arma de Mana diferente, e um propósito diferente para estar lhe ajudando.Os personagens mais comuns de se conseguir é a princesa do reino de Pandora, que tem como objetivo na história ajudar seu amado que foi hipnotisado pelo principal inimigo da história do jogo.Ao decorrer do jogo novas Armas de mana serão encontradas podendo se fazer uma troca dentre as que os personagens de sua equipe irão usar durante a batalha.

Seiken Densetsu 3[editar | editar código-fonte]

Seiken Densetsu 3 (聖剣伝説3? Lenda da Espada Sagrada 3), também conhecido como Secret of Mana 2 ou Legend of the Holy Sword 3 foi lançado em 1995 para o console Super Famicom. O jogador pode escolher entre 3 heróis e 3 heroínas com uma história diferente para cada casal - um dos heróis enfrenta o mesmo inimigo de uma das heroínas. O jogador deve escolher 3 dentre os seis personagens para fazerem parte de seu time no começo do jogo, porém esta escolha é irreversível. Esses 3 personagens escolhidos serão seus personagens jogáveis e a ordem em que eles aparecerão é a ordem de escolha. Embora cada personagem tenha sua própria história, uma história geral envolve todos eles. É a história em que 6 grandes reinos do mundo (um para cada personagem) querem adquirir o poder das Pedras da deusa Mana, movidos pela ganância, e começam a guerrear entre si por isso.

Legend of Mana[editar | editar código-fonte]

Lançado no final de 2000 (1999 no Japão), Legend of Mana (聖剣伝説 LEGEND OF MANA, Seiken Densetsu LEGEND OF MANA?), é o quarto jogo da série, incorporando elementos dos três jogos que o precederam. O nome na versão americana é apenas "Legend of Mana".

  • Console: Playstation 1
  • Números de CD's: 1

World of Mana[editar | editar código-fonte]

Anunciado em 2005 uma compilação de títulos da série Seiken Densetsu, até agora com quatro títulos.

World of Mana é uma compilação de 2 títulos, Seiken Densetsu 4 (Dawn of Mana no ocidente) e Children of Mana.

  • Seiken Densetsu 4 é mais uma história da série Seiken Densetsu, desta vez para o console Playstation 2.

Children of Mana Seiken Densetsu DS[editar | editar código-fonte]

Children of Mana (聖剣伝説DS チルドレン オブ マナ, Seiken Densetsu DS chirudoren obu mana?) é o mais novo jogo da série Seiken Densetsu. Foi lançado para a plataforma Nintendo DS em 2 de Março de 2006 no Japão e será lançado no Outono do mesmo ano nos Estados Unidos. Desenvolvido pela Nex Entertainment e publicado pela Squaresoft.

Dawn of Mana[editar | editar código-fonte]

Dawn of Mana (聖剣伝説4, Seiken Densetsu 4?) foi lançado em Dezembro de 2006 no Japão e Maio de 2007 nos EUA para o console Playstation 2 da Sony. O jogo faz parte da compilação World of Mana e é o primeiro título da série totalmente 3D.

Seiken Densetsu: Final Fantasy Adventure[editar | editar código-fonte]

É uma adaptação atualizada do jogo original para telefones celulares (telemóveis). As melhoreias e mudanças limitadas fazem ele se parecer com o Final Fantasy Adventure. Lançado em 2006.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Em 2000, Shiro Amano criou 5 volumes de Mangá baseado no Legend of Mana. Contém uma comédia com o personagem principal Toto.

Espíritos de Mana[editar | editar código-fonte]

São 8 os espíritos de Mana:

Undine
Espírito da água,uma sereia com um tridente,suas magias são de cura e de dano
Gnomo
Espírito da terra e como o nome diz,ele é um Gnomo,ele é feliz,feliz até demais…suas magias são de dano
Silfide ou Jin
Espírito do vento,ele é um Gênio,suas magias são de dano
Salamando
Espírito do fogo,ele é uma Salamandra de fogo,suas magias são de dano
Shade
Espírito das trevas,ele é um olho com asas de morcego,suas magias são de dano
Lumina ou Wisp
Espírito da luz,ele também é uma coisa de luz,suas magias são de cura e benefício,poucas de dano
Luna
Espírito da lua,ela é uma mulher segurando uma esfera,suas magias são incomuns(efeitos estranhos)
Dryad
Espírito da madeira(Seiken densetsu 3) ou de Mana(Secret of Mana),é uma palmeira muito insegura,suas magias são de benefício

  1. http://www.gamefaqs.com/gba/914616-sword-of-mana/faqs/27319