Side-stick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Side Stick é o dispositivo de comando das aeronaves feitas pela Européia Airbus.

As aeronaves da Airbus possuem Side-Stick no lugar de manches, diminuindo assim o espaço ocupado dentro das cabines, tornando-as mais espaçosas e confortáveis.

O Side-Stick tem como característica principal a semelhança com os JoyStick (utilizado em videogames), pois são parecidos e têm o mesmo funcionamento, porém ao invés do nome Joy (Brincar em Inglês) o nome é Side (Lado em inglês), pois aeronaves não são brinquedos e os dispositivos de comando ficam do lado dos tripulantes (Esquerdo do piloto e direito do co-piloto).

Todos os movimentos feitos pelo side-stick, geram comandos enviados por impulsos elétricos para as partes móveis do avião (Ailerons e profundores), pois os side-sticks são utilizados em Airbus, que por sua vez, voam por um sistema chamado Fly-By-Wire (Sistema de voo sem cabos, apenas por impulsos elétricos).

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.